Todo ano tem Black Friday. E todo ano você tem medo de perder AQUELE desconto que vai mudar a sua vida para sempre. Mas será mesmo que mais uma blusinha vai mudar a sua vida? Aliás, você ainda lembra o que comprou na Black Friday do ano passado? Se a resposta for não, é hora de rever os seus hábitos de consumo.
Para evitar aquele arrependimento pós-compra (a famosa lambança financeira), o melhor é se planejar com antecedência e ir para a Black Friday decidido a comprar só o que faz sentido para você. O seu planejamento financeiro será o seu escudo contra as ofertas tentadoras e o bombardeio de notificações! Bora ver algumas dicas práticas para aproveitar as promoções sem começar 2025 nadando em dívidas?
Por Me Poupe!
Identifique os seus gatilhos
O que pega por aí? Aquelas chamadas de “QUEIMA DE ESTOQUE ATÉ 70% OFF”, os produtinhos tentadores que ficam na boca do caixa, as atraentes vendas casadas (do tipo leve 4 pague 3), os apps de delivery pipocando na tela ou aquela comprinha com a justificativa de “eu mereço”?
A compra por impulso acontece assim: sem planejamento prévio, de maneira repentina e descontrolada. Ou seja, é aquela compra rápida, sem pensar nas consequências e em que não há deliberação ou consideração das consequências.
Elas costumam estar ligadas à regulação do próprio humor, à sensação de prazer e felicidade. Muitas pesquisas mostram que a mesma área do cérebro que é ativada ao comprarmos algo é também a da sensação de euforia criada a partir do uso de drogas.
Nosso cérebro interpreta a compra como um momento de intenso prazer, liberando hormônios como a serotonina e dopamina. Acontece que esse é um comportamento imediatista e não se sustenta por muito tempo, o que pode nos fazer entrar num looping infinito de busca por prazer.
Uma palavrinha mágica: NÃO
Alô, alô, escuta bem o que vamos dizer: você precisa buscar outras fontes de prazer e aprender a dizer uns bons “NÃOS” nessa Black Friday.
Existem estratégias infinitas para isso, como desativar notificações, pop-ups e anúncios da sua tela, passar longe das lojas que você sabe que te atraem, estipular um orçamento limitado para itens “supérfluos” etc. Enfim, dá pra segurar essa força gastadeira que existe aí dentro.
Afinal, não é porque um item está em promo que ele PRECISA ser comprado. Se o tal produto nem estava na sua lista de quereres/desejos/necessidades, por que raios você vai gastar dinheiro com isso? Use a cabeça e diga aquele sonoro NÃO!
Use o mantra QUE ME PRE PO DE
Será que você realmente quer esse produto? E você realmente precisa dele? Antes de comprar qualquer coisa, analise com o QUE-ME-PRE-PO-DE:
DE: Eu devo? Será que o dinheiro que você vai gastar com essa compra não vai fazer falta? Ele estava reservado para outro gasto mais importante?
QUE: Eu quero? Você realmente estava em busca desse produto ou só abriu o site do e-commerce e descobriu que ele estava em promoção? Experimente colocar o item no carrinho, fechar o site e se ocupar com uma outra tarefa por algum tempo. Será que você ainda vai lembrar daquele objeto depois de 30 minutos?
ME: Eu mereço? Você está em dia com todas as suas contas? Tem investido direitinho? Quitou todas suas dívidas? Avalie se há espaço no seu orçamento para gastar esse dinheiro.
PRE: Eu preciso? Faça essa pergunta de coração aberto. Será que você precisa mesmo de mais uma calça jeans?
PO: Eu posso? Sem enrolação: tem dinheiro sobrando na sua conta para comprar? Se sim, pode. Se não, esquece.
Pesquise, pesquise e… pesquise mais um pouco
É hora de estabelecer suas prioridades. Faça uma lista com tudo o que você realmente PRECISA comprar e apegue-se a ela. E dentro da lista de compras, planos e sonhos, o que vem primeiro? Prefere renovar o seu tênis super gasto de corrida (endorfina mandou lembranças) ou comprar duas “brusinhas” que são lançamento?
Cada um tem suas prioridades para a Black Friday e longe de nós falar o que é certo ou errado. A dica aqui é dar prioridade ao que é prioridade e não se afogar com comprinhas desenfreadas.
Por fim, e não menos importante: PESQUISE! Não é porque você identificou o que vem primeiro na sua lista que já vai sair comprando. Não se esqueça de fazer uma comparação de preços eficiente e passar longe dos golpes que pipocam por aí nessa época. Use e abuse de plataformas de comparação de preços e extensões para navegadores que mostrem o histórico de variação de preço daquele produto ao longo do tempo para entender se aquela oferta de Black Friday é tão incrível mesmo ou tá mais para… Black Fraude.
Defina um orçamento
Não é porque os produtos estão mais baratos que você precisa gastar todo o seu dinheiro neles, ok? Defina um orçamento máximo para essas compras e fique dentro dele. Essa é uma boa estratégia para evitar endividamentos e manter as contas organizadas.
E muito cuidado com o cartão de crédito, criatura. Apesar de prático, ele pode ser super perigoso se usado de forma descontrolada. Estabeleça um limite também para essa forma de pagamento e monitore os seus gastos em tempo real, sem fazer mil e uma parcelinhas.
Cuidado com as emoções
Eu sei, é final de ano e bate aquela vontade de presentear todo mundo que você ama. Tá tudo tão baratinho mesmo, né? Mas cuidado para não perder a mão e se deixar levar por frases prontas como “última chance” ou “estoque limitado”. Mantenha a calma e analise racionalmente cada oferta antes de finalizar a compra.
Invista em compras que trarão benefícios a longo prazo
Em vez de torrar o seu dinheiro em supérfluos, como roupas e cosméticos, considere investir parte do seu orçamento para a Black Friday em compras que farão a diferença no longo prazo. Pode ser um eletrodoméstico que está pedindo socorro na sua casa, aquele curso de capacitação que você precisa para avançar na carreira ou as passagens para a viagem que você planeja há tantos anos.
Encare a Black Friday como uma oportunidade de acelerar as suas metas e objetivos e você com certeza tirará o melhor das promoções.
Desenrole o seu futuro com a MAIOR Black Friday da educação
Essa é a melhor oportunidade da história para garantir os cursos da Me Poupe! Com a Black do Desenrolation, parceria de Me Poupe! e Fluency Academy, você garante:
- TODOS os cursos do Me Poupe+
- TODOS os idiomas da Fluency
- E mais de 20 cursos de desenvolvimento profissional para alavancar a sua carreira!
Tudo isso com acesso ILIMITADO por 10 ANOS com o menor preço que você já viu! Clique aqui e garanta a sua vaga com benefícios EXCLUSIVOS!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário