Minhas metas, minha vida!

17 de May | 2022

Você tem bem definidos quais são os seus objetivos de vida? Mais do que isso, você sabe por quais motivos investe o seu dinheiro? Definir as metas vai bem além do que apenas “guardar uma grana”, é ela que te ajuda a estabelecer perspectivas e o desenho da sua vida. Então, bora individualizar metas?

 Por Me Poupe!

Se você é Me Poupeira! ou Me Poupeiro! raiz, já deve ter ouvido a Nath falar muitas vezes sobre definir as metas da sua vida financeira. Se você não tem a menor ideia do que estamos falando, uma boa é começar com este vídeo:

A maioria das pessoas diz que planejar o futuro é algo muito difícil. Mas, podemos te jogar a real? Isso só continua sendo difícil se você não mudar a sua mentalidade.

Ao começar a cuidar melhor do seu dinheiro, a forma como você pensa os seus gastos será a primeira a mudar, o que ajudará a romper com um mindset que, normalmente, funciona assim: “eu gasto tudo que ganho”.

Com essa transformação já incorporada na sua mente, fica mais fácil desenhar objetivos a curto, médio e longo prazo. Ou, como a Nath chama carinhosamente, definir quais são suas metinhas, metas, metonas e metazonas.

Ao definir esses objetivos, poupar se torna muito mais fácil, racional e estimulante. Afinal, existe um “porquê” abrir mão de algumas coisas e deixar de fazer outras, né?

A importância de definirmos nossas metas

Ao termos clareza de quais são as nossas metas, acontecem duas coisas muito legais: primeiro, valorizamos ainda mais o dinheiro que ganhamos. Segundo, desenhamos estratégias para atingir determinado objetivo – e, assim que ele é conquistado, já tem outro na fila, o que cria um fluxo estimulante.

Pensa assim: com certeza você já se arrependeu de uma compra que fez por impulso e de um gasto de dinheiro ‘à toa’. Ao ter em mente essas metas individualizadas, você vai deixar alguns hábitos enraizados para trás e mirar na meta definida.

E pra quem tá com a memória fraca, os quatro termos da Nath levam em consideração diferentes períodos de tempo. Olha só:

  • As metinhas podem se referir a uma conquista que você quer em um curto período de tempo, como a compra de um tênis ou a matrícula em um curso rápido, por exemplo;
  • As metas levam em consideração um período um pouco maior de tempo, mas no curto prazo. Suas metas podem ser desenhadas entre 1-3 anos, dependendo do que você tiver em mente. Aqui, podemos trazer de exemplo uma viagem internacional ou montar sua reserva de emergência;
  • As metonas envolvem um planejamento para médio prazo e os exemplos clássicos são a compra de um carro ou de um imóvel;
  • Finalmente, as metazonas são aquelas ações que queremos fazer no longo prazo. Um bom planejamento nessa situação é essencial. Algumas coisas que podem ser atingidas com as metazonas envolvem a mudança para um outro país, aposentadoria ou independência financeira.

Como adaptar cada meta à sua realidade?

Por mais que seja importantíssimo ter essas metas bem definidas, é preciso dar um passo atrás e entender se essa meta se encaixa em seu contexto de vida, se está dentro da SUA realidade financeira.

E se não estiver, não tem problema. Você tem duas opções: ou muda outros hábitos e já começar a fazer renda extra para conquistar o seu objetivo, ou repensa essa meta.

No novo reality da Me Poupe!, o Pimp My Money, nós nos deparamos muito com essa situação que citamos acima.

A maioria dos participantes tinha um objetivo em mente e já investia. O grande problema é que, com a atual formatação das carteiras e o planejamento para os próximos anos, dificilmente conseguiriam atingir esses objetivos.

Foi assim com a Lia, a primeira personagem do reality. Com metas bem definidas, o objetivo central dela é VIVER DE RENDA DAQUI A 15 ANOS

Será que com as mudanças feitas na carteira da Lia, ela ficou mais perto do seu objetivo? No episódio, a Nath mostrou a importância de olhar pra própria realidade e pensar em todas as variáveis pra atingir esse objetivo.

Quer saber mais o que rolou no episódio e quais foram as melhorias da carteira da Angela? Então, clica aqui para assistir.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário