Quer se atualizar sobre o que aconteceu de mais relevante no universo das finanças? Agora, toda sexta-feira você confere os highlights dos últimos dias aqui no nosso portal. Vem dar um Giro Me Poupe!
Por Me Poupe!
Quando estamos passando por uma maré ruim, fica difícil enxergar caminhos de solução, certo? Com o Brasil não é diferente… numa crise financeira profunda, a luz no fim do túnel parece opaca e distante! Mas ó, respira fundo, pega um café e vem ler essa entrevista QUENTÍSSIMA que a nossa CEO, Nathalia Arcuri, deu para o time do site UOL.
O prometido foi cumprido?
Na tarde desta quarta (27), foi disponibilizado um levantamento sobre a quantidade de propostas que os governadores empossados realizaram ao longo dos seus mandatos.
Levando em conta os governos de todos os estados, nesses três anos e meio apenas 39% das promessas foram cumpridas.
No outro lado da balança, foi levantado que 38% das propostas foram simplesmente ignoradas. Os argumentos? A pandemia da COVID, falta de recursos e a crise econômica atual.
“Nossa Me Poupe!, que lástima. Não temos nada pra comemorar?”
Olha, o governador mais fiel às suas “promessas” foi Reinaldo Azambuja, do MS, cumprindo 17 das 24 propostas feitas. Para saber sobre o governador do seu estado, clique aqui.
A inflação vai desacelerar?
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última terça-feira (21) que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,13% em julho, valor abaixo da taxa de 0,69% registrada em junho. O IPCA-15 é considerado a prévia da inflação oficial do país.
“Mas, Me Poupe!, como isso impacta a minha vida?”
O IBGE mostra que a maior contribuição para a desaceleração do IPCA-15 de julho foi com a deflação dos grupos de Transporte e Habitação, que variaram, respectivamente, -1,08% e -0,78%.
E olha só: as variações negativas destes dois grupos refletem a redução das alíquotas de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações aplicadas a partir da Lei Complementar 194/22, sancionada no final de junho pelo governo federal.
Será que vem novidade na próxima prévia? Afinal, a expectativa do Banco Central é que o IPCA fique em 8,8% neste ano.
Novos empregos de carteira assinada
Finalmente, um saldo positivo. Segundo o Ministério do Trabalho, a economia brasileira criou 277,9 mil empregos com carteira assinada em junho deste ano, o que representa um aumento de 0,67% em relação ao mês passado.
Apesar de positivo, o resultado revelou uma piora em relação a junho do ano passado, quando foram criados 317,8 mil empregos formais. As perspectivas, segundo o Secretário do Trabalho, são de que cheguemos ao fim deste ano com um milhão e meio de empregos formais criados.
Será que a gente bate a meta?
Carro virou investimento?
De acordo com um estudo divulgado pela Mobiauto, desde março de 2020, quando a pandemia se tornou crítica no mundo inteiro e obrigou o mundo a se isolar, os carros zero tiveram um aumento de 40%.
Pra falar mais sobre isso, tem vídeo da Nath no canal.
Banco Central lança moedas comemorativas
Você é do tipo que coleciona moedas? Então, corre que o Banco Central anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento de duas moedas comemorativas pelos 200 anos da Independência do Brasil. Uma será em prata e a outra em cuproníquel. Chique, não?!
E aí, curtiu esse Giro de notícias? Então, segue com a gente que na semana que vem tem mais.
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário