Dia dos Pais: como economizar no presente

09 de August | 2022

Muitas datas comemorativas geram uma grande movimentação do varejo e, se você é uma dessas pessoas que não gosta de deixar a data passar em branco, trouxemos algumas dicas de como garantir a lembrancinha sem gastar muito.

Por Me Poupe!

Existem diversas datas comemorativas ao longo do ano que movimentam o varejo de uma forma extremamente positiva: de janeiro a abril de 2022, as vendas aumentaram 12,3% em comparação com o mesmo período de 2021.

Esse reflexo é extremamente positivo já que desde janeiro, a taxa de expansão do faturamento passou de 5,5% para os atuais 18%. Isso fez com que o nível geral das vendas varejistas ficasse 23% acima do valor acumulado em 2019 e 27% superior à média dos 4 primeiros meses, no período entre 2017 até 2019. 

Com esses dados, temos certeza de que você está pensando: “Bom, Dia dos Pais também vai ser bom assim, né?”

Pééééé! 🚨
Resposta errada!

Segundo Altamiro Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP, o Dia dos Pais, dentre todas as datas comemorativas, tem o menor impacto no varejo. “Essa data não mexe com a sazonalidade. Historicamente, o mês de julho vende mais do que o mês de agosto. Costumamos dizer que o Dia dos Pais é o menos significativo para o comércio varejista”, ele explica.

A única mudança perceptível é junto ao setor de vestuário, principalmente em itens de menor valor. No entanto, mesmo não tendo essa expressividade que datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados trazem para o comércio, Carvalho acredita que a arrecadação do mês de agosto de 2022 deve superar a de agosto de 2021.

Se você é uma dessas ou um desses que não quer deixar a data passar em branco e já tá buscando um presente perfeito, nós separamos 3 dicas imperdíveis pra você economizar! Saca só:

1. Pesquise preços e estabeleça um orçamento

Essa dica pode parecer super clichê, mas não podemos deixá-la de lado! Afinal, como explica Altamiro, o segmento de maior destaque no comércio do Dia dos Pais é o de vestuário, que apresenta uma faixa de preço e produtos super ampla.

“Quando temos segmentos muito diversificados, é importante pesquisar por menores preços nesta gama de diversidade. Um mesmo modelo de camisa, por exemplo, pode ser encontrado de uma marca de luxo a uma marca mais popular. O ideal é você garantir algo que caiba no seu bolso”, ele alerta.

Uma boa estratégia é definir o quanto quer gastar para esse presente e já se preparar ao longo dos meses. Por exemplo, se lá em janeiro você definiu que vai gastar R$200 para comprar um presente no Dia das Mães e outro no Dia dos Pais, totalizando em R$400, você pode juntar esse montante entre janeiro e maio de uma forma que não prejudique o seu orçamento.

Além disso, você também não vai extrapolar os gastos: se você carimbou um dinheiro para essa compra, é isso que você tem disponível.

2. Faça suas compras à vista

Lembra do alerta que você acabou de ler? Altamiro reforça que é muito BOM sempre pagar uma compra à vista, se possível.

“Parcelar ou financiar uma compra pode comprometer a sua renda futura. Nesse nível de incerteza que estamos vivendo com um cenário econômico instável, intensificado pela forte influência da crise internacional e o começo das campanhas eleitorais. Não carregar endividamento é o melhor presente que você pode se dar”, ele explica.

Além disso, ao fazer uma compra à vista, você tem grandes chances de ganhar um desconto. E se fizer um PIX ou pagar com dinheiro, esse desconto pode aumentar ainda mais! Não esqueça de pedir, hein?!

3. Procure por liquidações e troca de estações

A troca de estação é o melhor momento que você pode aproveitar para comprar um presente. Isso porque, normalmente, as lojas fazem grandes promoções ou liquidações para trocar a vitrine.

Sabe que seu pai é fã de bermudas e roupas frescas? Então, já se programe pra priorizar essa compra no fim do verão, quando as roupas dessa estação entram em desconto. Então, que tal juntar essas três dicas que demos e garantir um presente que vai caber no seu bolso?

DICA BÔNUS: já pensou em dar um presente capaz de marque um programa capaz de incentivar a formação de um patrimônio sólido pro seu amado pai? Então, garanta a sua vaga – e a do seu pai, é claro – na nossa OFICINA DE FIIS, um evento gratuito e ao vivo que acontece nos dias 23, 25 e 28 de agosto! CLIQUE E SE INSCREVA.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário