Se você está precisando ou querendo (muito) um produto (seja agora na Semana do Cliente ou em qualquer outra data) e não sabe se deve comprar ou como fazer pra economizar dinheiro, essas dicas são pra você.
Por Me Poupe!
Chegamos ao último conteúdo do Dia do Cliente 2022 e, se depois de tudo que falamos, você, ainda assim, decidiu que esse é O SEU MOMENTO de fazer aquela esperada comprinha, confere essas dicas preciosas e acerte em cheio!
Vira e mexe me perguntam se é pecado fazer uma compra não essencial. Minha resposta pra essa pergunta é: se você já poupa e investe seu dinheiro… não, não é! Mas, cuidado. Antes de sair daqui apertando o botão de comprar, preciso que leia todo esse texto com atenção.
Se você já segue o canal mais rico, das pessoas mais ricas desse Brasil, sabe que nada do que eu vou falar aqui vai ser pra te julgar e, sim, pra te fazer entender (se ainda não entendeu) que todo e qualquer desejo, deve sempre ser transformado em uma meta.
E ninguém tem nada a ver com a sua meta, desde que pra alcançá-la você tenha previsto um planejamento.
Ainda não sabe como planejar suas finanças? Corre aqui que a Nath te explica.
“Mas Me Poupe!, eu vou ter mesmo que esperar pra comprar? É tão baratinho.”
Não é sobre preço. Se a compra é algo que você realmente quer, de verdade, fica tranquila ou tranquilo, vai aguentar – e se perceber que nem precisa tanto assim dela, levanta o sovaco suado e agradece, porque a chance de você ter acabado de superar um impulso, é bem grande.
-
Cuidado com o bombardeio de oferta
Muitas pessoas esperam períodos, como o que passamos agora com o Dia do Cliente, para fazer suas compras, na expectativa de que o produto de desejo entre em promoção.
Magicamente (só que não), os itens que você já estava procurando, começam a surgir no seu e-mail, celular e até na cozinha da sua casa, no meio da noite. Tô mentindo?
Não tô falando que é errado, até porque existem promoções reais, porém, temos que lembrar que também existem as que só estão ali pra te enganar (cuidado!). É por isso que, ao ver a promessa daquele super desconto, você deve parar, respirar e se perguntar: será que esse produto já não esteve ou pode ficar mais barato em outra época do ano?
Pois sim, Me Poupeira! e Me Poupeiro! isso acontece – e muito!
“Me Poupe!, você tá dizendo que preciso, então, ficar meses procurando pra ver se o preço fica mais baixo?” Calma, e PRESTA ATENÇÃO na próxima dica.
-
Pesquisou o preço, minha filha e meu filho?
Parece tão simples, né? Mas não é! Pesquisar pode te fazer economizar (e muito).
Mas tô falando de pesquisar de verdade, hein? De nada adianta só comparar os principais resultados de busca da internet ou visitar as lojas mais famosas, é preciso fazer um bom comparativo, que considere preço x tempo.
A boa notícia é que com o avanço da tecnologia, ninguém precisa mais fazer isso à moda antiga. Existem, hoje, ferramentas que ajudam na demanda de forma muito mais prática, como é o caso do Zoom, uma plataforma de busca, que compara valores entre lojas, selecionando do mais caro ao mais barato e…
Agora vem o PULO TWIST DO GATO CARPADO: o histórico de preço pra você entender quanto aquilo já custou desde que foi lançado no mercado.
Com isso, você consegue saber se realmente vale a pena o investimento no momento, além do preço mínimo que deve pagar por aquele produto, a partir de então.
-
Crédito ou débito: qual é a melhor opção?
Passar no débito significa ser honesto com o seu bolso, pois o dinheiro vai ser gasto no exato momento da compra. Mas, se você sabe (ATENÇÃO!), sabe mesmo, usar o crédito com tranquilidade e já aprendeu a ter controle sobre ele, essa pode sim ser uma opção considerada e que ainda pode te fazer economizar dinheiro. Te conto mais no próximo passo.
-
Programa de benefícios
Fique atenta e atento aos programas de benefício que podem fazer suas compras se transformarem em dinheiro.
“Como assim, Me Poupe!, é mágica?”
Não! Tô falando dos créditos que viram milhas ou até mesmo do cashback, que além de ser oferecido por plataformas específicas, já é uma realidade fixa em alguns cartões de crédito, que devolve uma porcentagem do seu dinheiro a cada compra feita. Neste vídeo, a Nath fala sobre algumas dessas opções que oferecem o benefício.
Mas atenção: use com sabedoria e apenas para compras que já seriam feitas de qualquer maneira. Não vá comprar só porque agora sabe que pode ter uma parte do dinheiro de volta, hein?
-
Cuidado com a comprinha extra, hein? Eu tô de olho.
Por fim, e não menos importante: cuidado com a tentação de comprar aquilo que você NÃO precisa.
É muito comum que lojas, ao final de uma compra, te induzam a pensar que falta alguma coisa pra completar seu pedido. Uma bolsa pra combinar com o sapato, um fone pra acompanhar um celular, um seguro adicional… e assim vai.
Eu sei que você vai ficar tentada e tentado, mas não caia nessa. Você se preparou pra fazer apenas uma compra, esperou, pesquisou, se comportou tão bem. Tem certeza que vai fazer isso com o seu bolso? Eu acho que não, né?
E eu tenho um bônus pra você! Sim, lá no insta da Me Poupe! tem um post te esperando pra mostrar 6 armadilhas que empresas costumam utilizar para atrair compradores, corre lá.
Espero que esse conteúdo te ajude a fazer a melhor escolha. Se conhece mais alguém que tá passando por isso, compartilhe esse texto e nos ajude a desfuder não só a sua vida financeira, mas a de todo o Brasil.
Ah, se quiser relembrar os outros posts dessa série, dá uma passada aqui e aqui.
Até a próxima!
Ah! Que festa do conhecimento!