Resoluções para 2023: dar adeus às dívidas!

08 de December | 2022

Bateu aquele desespero e não sabe mais como lidar com as dívidas? Vamos te ajudar a estruturar seu novo ano com inteligência e planejamento!

Por Me Poupe!

Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 4 em cada 10 brasileiros adultos (o equivalente a 39,71%) estavam negativados em setembro de 2022. Isso é o equivalente a 64,25 milhões de pessoas, um novo recorde da série histórica do levantamento que é realizado há oito anos.

Existem inúmeros fatores que levam a esse número, que se torna um desafio para o novo governo que se inicia. Mas, como sempre falamos por aqui, não existe nada pior para o sono de uma pessoa do que ter o seu nome negativado e uma dívida para carregar nas costas.

Foi pensando em tornar o seu 2023 mais suave e organizado com o assunto finanças que preparamos este post para que você se organize e dê adeus às dívidas.

Olhe de frente para as suas dívidas

Sabe quando alguém te fala que você tem que olhar um problema de frente? Com as dívidas é a mesma coisa.

Não adianta fingir que uma dívida não existe. Não adianta passar uma imagem de que tá tudo bem quando existe um apontamento ou negativação no seu CPF. Você tem que olhar de frente para aquela dívida – ou grupo de dívidas – e ver qual é a melhor forma de resolver isso.

Nossa musa das finanças explica muito bem como fazer isso neste vídeo:

Como sair das dívidas?

Se existisse uma fórmula mágica pra sair do endividamento, não tinha ninguém nessa situação, né? Mas existem três passos principais que você deve seguir:

  1. Organizar suas finanças e entender o valor total das suas dívidas;
  2. Negociar com as instituições financeiras o valor de cada dívida ou a taxa de juros praticada;
  3. Mudar a sua mentalidade para quitar as dívidas e não voltar a entrar nessa bola de neve novamente.

Esses 3 passos devem estar tatuados na sua mente e fazer parte do seu cotidiano. Mas, pensando em te ajudar, separamos essas dicas detalhando como deve ser o seu passo a passo nesse processo.

Anote TODAS as suas despesas

Para controlar com punho de ferro as contas, é essencial anotar todos os gastos. Dessa forma, você sabe exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

E uma dica importante: concentre todos os pagamentos em um único meio, como débito em conta ou cartão de crédito. Se você tem 5 contas pra pagar mensalmente, e  num mês paga 3 à vista e 2 no cartão de crédito, no outro paga 4 no cartão e 1 à vista, isso gera um descontrole absurdo! Lembre-se: estamos procurando foco e organização, e não mais bagunça.

As metas são suas amigas

Se um dos seus objetivos até dezembro de 2023 é sair das dívidas, essa é uma meta muito bem definida, obrigada.

Com esse objetivo em mente, você pode definir quais são as dívidas prioritárias e criar estratégias, como pagar as contas mais caras ainda no primeiro semestre.

Outra forma de criar essa sua estratégia é dividir as metas por mês. Isso te gera um certo alívio e te ajuda a dar um passo de cada vez. Veja no vídeo abaixo como definir as suas metas para o ano:

Organize seu orçamento

Uma atitude fundamental para se livrar das dívidas é organizar o orçamento. Aqui vale tudo: um aplicativo no seu celular, planilha, caderno ou um planner financeiro. O importante é anotar SEMPRE todo o dinheiro que recebe no mês e todos os gastos.

Converse com a sua família

Talvez esse seja o passo mais difícil porque precisamos expor um lado chato da nossa vida e que pode gerar muita vergonha por parte de algumas pessoas. Mas é muito importante conseguir envolver toda a família nessa reorganização do orçamento e no pagamento das dívidas.

Uma dica legal é que cada membro da casa ajude com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, com um trabalho extra ou vendendo itens sem uso.

Corte gastos desnecessários

Apertar o cinto não é vexame pra ninguém. Cortar gastos é essencial para te ajudar a se reorganizar financeiramente. Algumas pequenas economias, como apagar a luz de um cômodo quando sair, colocar o chuveiro na posição verão no período de calor ou juntar as roupas para lavar na capacidade máxima, ajudam nesse processo.

Mudar o seu estilo de vida e viver de acordo com as necessidades reais de cada família vão indicar quais gastos podem ser cortados. Lembre-se: para sair das dívidas será necessário fazer um esforço.

Faça renda extra

É muito normal faltar dinheiro para se livrar das dívidas. Nós sabemos que, muitas vezes, o descontrole financeiro não é proposital. Você pode priorizar o bem-estar da sua família com o básico e viver com a corda no espaço. E tá tudo bem, viu? Nós sabemos que existem diversas coisas por trás.

Mas uma boa forma de ajudar a pagar essas dívidas e complementar a sua renda quando tudo estiver mais tranquilo é fazendo renda extra. E aqui, vale de tudo: vender itens que não estão mais sendo usados, como roupas e eletrodomésticos; oferecer bolos, doces e artesanatos para vizinhos ou em aplicativos; oferecer seus serviços como freela ou consultoria; ou, se possível, pegar um segundo emprego ou fazer alguns bicos.

O legal é descobrir alguma atividade que você faz bem e começar a empreender!

Negocie com os credores

Orçamento em ordem? Check! Modo economia ativado? Check! Fazendo renda extra? Check! Então chegou a hora de procurar os credores, que são as instituições que você está devendo algo. Com dinheiro na mão, é muito mais fácil negociar e conseguir desconto!

Ah, e uma outra dica importante é essa: se você tem mais de uma dívida, priorize aquelas que têm os maiores juros. Isso porque são essas dívidas que vão prejudicar ainda mais a sua vida financeira!

Depois disso, pagar as dívidas mais baratas será mais fácil. E temos certeza de que, se organizando para começar 2023 com outra mentalidade, você vai encerrar o ano bem mais tranquila ou tranquilo e com a possibilidade de um novo futuro financeiro.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário