Se você leu metas no título desse artigo, é bem possível que tenha vindo aqui com algo grande na cabeça: uma casa, um carro novo, sua independência financeira… certo?
Por alguns minutos, esqueça isso. Não, você não leu errado!
Grandes conquistas e o planejamento no longo prazo são essenciais, mas levam tempo e demandam uma dose extra de empenho. Por isso, hoje quero te convidar a olhar para as pequenas conquistas, para as metinhas financeiras!
Só não posso seguir este texto sem antes te fazer um convite: HOJE, às 20h23, a Nath Arcuri estará ao vivo e a cores no nosso Canal do Youtube para uma live sobre “Virada Financeira“, ou seja, um encontro que vai mudar o seu jeito de lidar com metas! Clique e venha fazer parte.
O risco das metonas
Olha, ouso dizer que o maior risco de manter o foco apenas nas grandes metas (metonas) é o desânimo ao longo dos meses com o progresso mais lento! E cá entre nós, isso pode comprometer todo o seu planejamento!
Outro risco que mapeio e ouço muita gente relatando é sobre a dificuldade de traçar um caminho quando a meta tem proporções maiores.
Por isso, não despreze o poder das pequenas metas, as metinhas e metinhazinhas. Esses pequenos sucessos podem ter mais influência do que você imagina e, muitas vezes, servem como degrau pra atingir objetivos mais expressivos.
Seis razões para incorporar as metinhas
- Pequenas vitórias dão a você uma dose de dopamina – uma substância química cerebral do bem-estar ligada à motivação. Um cérebro alimentado com dopamina é um cérebro comprometido a seguir realizando metas.
- Traçar metas de curto prazo e celebrar o alcance vai animar seu trajeto também para as grandes metas.
- Uma pequena vitória por si só, pode não parecer importante. Uma série de pequenas vitórias pode produzir resultados visíveis! Parece pouco estabelecer uma meta para comprar uma calça no próximo mês? Pense no impacto, no longo prazo, de várias pequenas compras planejadas para serem feitas à vista e com desconto!
- Ter realizações significativas molda positivamente nossa mente para o trabalho. Não sou eu que estou dizendo, tem artigo (Amabile & Kramer, 2011) que comprova que alcançar suas metinhas pode impactar no seu crescimento profissional.
- Pequenas metas oferecem oportunidades de aprendizado. Ao poupar e investir para algo menor, você vai ganhando experiência e repertório para investir. E se algo não vai bem, você erra pequeno e aprenderá com isso para não tropeçar nos seus planos de médio e longo prazo.
- Metinhas deixam nosso cérebro menos preguiçoso. Quanto maior o esforço envolvido em começar algo, maior a probabilidade de você inventar uma desculpa, tô certa? Metas pequenas reduzem esse obstáculo e são um ótimo exercício para seu autoconhecimento.
Sugiro que você tire um tempo pra pensar em suas pequenas metas, pra próxima semana, pro próximo mês ou pra daqui a três meses. Pode ser o orçamento carimbado do rolê do fim de semana, uma roupa nova, o ingresso de um show ou uma viagem.
E atingindo suas metinhas e metinhazinhas reconheça suas vitórias:
- Anote seus pequenos sucessos por um tempo para ver como está indo bem;
- Compartilhe com alguém que você ama;
- Se recompense de alguma forma (por exemplo, durma 1 hora mais cedo ou coma sua comida favorita).
Uma pequena vitória ainda é vitória. Eu vou considerar uma vitória enorme se de alguma forma esse texto te ajudar a realizar ou planejar algo essa semana!
Quer me contar que conseguiu planejar algo? Tô lá no insta: @hellenkto.
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário