Estamos chegando com um post quentinho, só pra te falar que nem tudo o que reluz é ouro: às vezes, o que reluz tem uma cor “cinza high-tech” mesmo. Não endoidamos não, piada infame à parte, estamos falando de um investimento que, depois de muita valorização, ganhou lugar no mundo das finanças: as CRIPTOMOEDAS.
Mas, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, muita calma nessa hora! Antes de sair investindo, é bom aprender um pouco mais sobre o assunto e prestar atenção em fraudes. Então, fica aqui com a gente que vamos falar sobre esse universo e também sobre os cuidados para evitar cair em “cripto-ciladas” 🧐
Por Me Poupe!
Em abril de 2021, as criptomoedas tiveram seu momento de brilhar e chamaram a atenção de muitos investidores. Isso porque aconteceu uma supervalorização e esse ativo teve uma cotação recorde – só pra você ter uma ideia da dimensão, ele atingiu o valor de 63 mil dólares, sendo mais de 120% superior a maior cotação obtida até aquele mesmo mês.
Não precisa nem falar que depois desse salto as criptomoedas conquistaram os olhares de muitos potenciais investidores, né?
O problema é que, elas também conquistaram os olhares de hackers e cibercriminosos, que buscam vantagens em cima de pessoas não tão familiarizadas com esse tipo de ativo.
“Me Poupe! então o que eu faço? Não rola investir em criptomoeda?!”. Calma! Antes de tudo, investir em criptomoeda não é simples, então é importante que você estude bastante, até pra entender se é um investimento que faz mesmo sentido pra você. E se quiser seguir em frente, você precisará tomar alguns cuidados pra não virar estatística fraudulenta, se livrar das armadilhas dos hackers e acertar em investimentos seguros.
#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, sentada no sofá e falando seriamente “Presta atenção!”
Não é só porque o nome é “cripto”, que é cripto de verdade
Complicou? Calma, vamos explicar!
Já faz um tempo que o mercado e a Polícia Federal estão atentos aos movimentos criminosos com o intuito de evitar os golpes.
Um tipo comum é a promoção de criptomoedas através de plataformas que intermediam negociações.O problema é que, no fim das contas, essas plataformas suspeitas apenas desviam o dinheiro das vítimas. Ou seja, as pessoas que utilizam essas ferramentas falsas, sem saber, acabam “comprando” bitcoins, mas não recebem nada – nem os ativos comprados, nem o “rendimento” deles e, muito menos o dinheiro “investido”.
E como essas plataformas falsas fazem isso? Elas apenas utilizam nomes de “cripto” para atrair investidores que ainda estão começando no mercado E acredite, parece simples, mas infelizmente muitas vezes só isso já basta pra enganar alguém.
Por isso, Me Poupeira! e Me Poupeiro! valide TUDO! Não confie no superficial e busque saber mais sobre o mercado de criptomoedas pra não cair em ciladas como essas. Como já dissemos: não é porque o nome é “cripto”, que é cripto de verdade. Fique de olho!
Desconfie de quem promete “cripto-riquezas” da noite pro dia
Tome sempre muito cuidado com as promessas de alto lucro em pouco tempo – isso vale pra tudo, tá?
Ninguém fica rico da noite pro dia! E mesmo que te apresentem dados que sustentem esse lucro tão alto, é necessário ficar atento e estudar muito bem essa proposta de investimento, pra ter certeza que não é uma cilada e evitar prejuízos irreversíveis – por vezes, tão grandes quanto o valor que te prometeram..
Uma parcela dos investidores que estão buscando apostas em criptomoedas ainda não compreende como funciona esse modelo de investimento, e por acreditar nessas promessas de alta rentabilidade, acaba ficando suscetível aos golpes. Por isso, pesquise, estude e busque por especialistas!
#PRATODOSVEREM: O gif traz uma cena do filme Super Homem em que, Lex Luthor, sorri de forma maligna ao ver o Super Homem abrir uma pequena caixa, com uma pedra brilhante de kriptonita e começar a se enfraquecer
“Me Poupe! tem veredito? Posso investir em cripto? É seguro ou não?”
Que bom que você perguntou! Mas, imaginamos que você já saiba o que vamos dizer: não existe investimento certo e nem errado, o que existe são perfis de investidores e objetivos que devem ser considerados ao se planejar qualquer tipo de carteira de investimentos.
Mas, como quem avisa amigo é, fique, sim, atento aos investimentos em cripto. Embora estudos e publicações de especialistas em cyber security assegurem a segurança das transações por serem criptografadas de ponta a ponta – e principalmente, devido ao uso de Blockchain – as fraudes ainda são muito possíveis.
O Bitcoin, por exemplo, é o investimento desse perfil que possui o maior número de casos de fraudes/golpes relacionados – isso por ser o modelo criptográfico mais antigo, mais conhecido e mais utilizado.
Agora, se você quer saber sobre rentabilidade, anote aí que este é um perfil de ativo que costuma ter muitas oscilações, o que pode trazer instabilidades no retorno e imprevisibilidade de ganhos.
Aproveite pra dividir essas dicas e informações com seus amigos e familiares pra todo mundo ficar longe dos golpes e bora estudar mais sobre o tema? Dá só uma olhada nessa seleção de posts que fizemos pra você se aprofundar no assunto:
Vai ficar mais fácil comprar Bitcoin? Entenda o que é um ETF de criptomoeda
Bitcoin e outras criptomoedas: o que são, como investir nelas e quais são as principais corretoras?
Até a próxima!
Você também pode se interessar por:
Golpe financeiro: como identificar e fugir de todos eles?
4 mentiras que te fazem gastar mais com tecnologia
Diversificação: o melhor tempero da renda variável
Vai ficar mais fácil comprar Bitcoin? Entenda o que é um ETF de criptomoeda
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário