Quando falamos sobre planejamento financeiro, uma coisa é certa: precisamos combater os “monstros” que ameaçam a nossa autonomia e tranquilidade financeira. Assim como em filmes de terror, eles também estão presentes no nosso dia a dia e, muitas vezes, nem nos damos conta de como eles sugam o nosso dinheiro e atrasam a realização de nossos sonhos.
Nesse texto, vou falar sobre três monstrengos que podem estar rondando a sua vida financeira e você nem percebeu. Eu sou a Marina Farias, da Rica pra Sempre, e vamos descobrir como derrotar essa galera e garantir um planejamento financeiro mais tranquilo.
Por Marina Farias!
O Vampiro do Cheque Especial
Vamos começar com o primeiro e, talvez, mais temido dos monstros: o Vampiro do Cheque Especial. Ele é sorrateiro e suga tudo o que poderia sobrar para os seus investimentos e futuro, transformando os seus ganhos em juros para o Sidnelson. A média da taxa de juros do cheque especial no Brasil é assustadora, variando entre 8% e 10% ao mês. Isso significa que, ao usar o cheque especial, você está se comprometendo com uma dívida extremamente cara.
Agora, pense comigo: e se você conseguisse investisse 10% do que ganha todos os meses em vez de pagar esses juros absurdos? Se você tivesse feito isso desde que começou a trabalhar, com certeza hoje estaria com uma boa reserva financeira. Em vez disso, ao usar o cheque especial, você está dando esse dinheiro para o banco, que já tem muito e, claro, não precisa dele.
Imagine se, em vez de alimentar esse vampiro, você estivesse investindo em algo que realmente traga benefícios para a sua vida? Poderia estar planejando uma viagem, comprando algo especial ou garantindo a sua aposentadoria. Esses 10% poderiam fazer toda a diferença no seu planejamento financeiro. Portanto, a dica é clara: se livre desse monstro o quanto antes. Corte essa relação de dependência e comece a direcionar o que seria pago em juros para você mesmo. Invista no seu futuro!
O Fantasma dos Gastos Invisíveis
O segundo monstro que atormenta o planejamento financeiro é o Fantasma dos Gastos Invisíveis. Ele é perigoso justamente por ser difícil de detectar. No meu trabalho de mentoria, atendo muitas mulheres que acreditam que seus problemas financeiros estão relacionados ao aluguel, ao financiamento do carro ou a outro gasto fixo. Mas, quando começamos a destrinchar todos os gastos, categoria por categoria, descobrimos que o verdadeiro problema muitas vezes está nos pequenos gastos que passam despercebidos.
Esses gastos invisíveis podem ser um verdadeiro “fantasma” na sua vida financeira. Eles estão por toda parte: aquele cafezinho, a cervejinha depois do trabalho, um presente aqui, um lanche ali e por aí vai. Sozinhos, eles parecem inofensivos, mas no final do mês podem representar uma fatia considerável do seu orçamento. E como esses gastos são feitos de forma despretensiosa, o cérebro não os processa como um grande desembolso, e por isso não sentimos o peso de verdade.
Vou te dar um exemplo: imagine que você saia de vez em quando para tomar uma cervejinha com os amigos. Parece algo simples, mas se você contabilizar não só a bebida, mas o deslocamento, algum petisco, e quem sabe até um presente para alguém especial, o valor total pode surpreender você. E aí, quando você percebe, gastou muito mais do que deveria.
Esses gastos invisíveis, por menores que sejam, são capazes de impedir que você realize os seus maiores sonhos. A solução? Rastrear todos os seus gastos, por menores que sejam, e ser mais consciente em relação ao seu dinheiro. Assim, você terá clareza sobre onde cortar e conseguirá retomar o controle do seu planejamento financeiro.
Aqui na Me Poupe! nós temos uma ferramenta incrível para te ajudar nessa missão: a nossa Planilha de Controle de Gastos. Completamente gratuita, ela vai te mostrar exatamente o quanto entra de dinheiro no mês e para onde essa grana toda está indo sem você perceber. Clique aqui e baixe agora!
O Frankenstein das Dívidas
Por fim, chegamos ao terceiro monstro do planejamento financeiro: o temido Frankenstein das Dívidas. As dívidas, assim como o famoso monstro de Frankenstein, podem tirar o sono e a tranquilidade de qualquer pessoa. Elas se acumulam, crescem de maneira descontrolada e acabam se tornando uma criatura que assombra a sua vida.
As dívidas são uma das maiores causas de angústia e estresse financeiro. Enquanto você estiver preso a elas, sentirá uma pressão constante, como se algo estivesse sugando sua paz, sua alegria e sua capacidade de aproveitar a vida. E o pior: muitas vezes, as pessoas acabam caindo em um ciclo vicioso, em que recorrem a novos empréstimos para pagar dívidas antigas, aumentando ainda mais o problema.
É possível sair desse ciclo de dívidas, mas para isso é necessário um plano. Você precisa enfrentar esse monstro de frente, renegociar suas dívidas, cortar gastos desnecessários e criar uma estratégia para quitá-las o mais rápido possível. Quanto mais cedo você fizer isso, mais rápido conseguirá recuperar sua paz de espírito e terá a chance de recomeçar o seu planejamento financeiro, dessa vez, sem a sombra do Frankenstein das Dívidas.
Como derrotar esses monstros?
Neste mês das bruxas, que tal fazer um pacto com você mesmo e começar a derrotar esses três monstros do planejamento financeiro? Com planejamento, disciplina e foco, você pode tomar as rédeas da sua vida financeira e finalmente viver o futuro que deseja, sem medo de monstros pelo caminho.
A sua melhor arma nessa missão será a educação financeira. Seja um aluno Me Poupe+ e conheça a metodologia que já salvou a vida financeira de mais de 500 mil pessoas. Assinando agora, você ainda garante um curso bônus gratuito para acelerar os seus ganhos. Clique aqui e conheça a nossa oferta especial.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outras pessoas, comente suas experiências e me diga: qual desses monstros está te assustando mais? Vamos conversar no @ricasprasempre e enfrentar juntos esses desafios! Beijos no coração e até a próxima!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário