Na estreia da minha coluna aqui no blog Me Poupe!, eu perguntei o que você gostaria de ver na próxima. E praticamente não teve outro assunto nos comentários: fone de ouvido! Pelo visto, tem muita gente gastando dinheiro em fone de ouvido barato, que dura pouco e te obriga a comprar outro em poucos meses, né?
Por Fernando Jobs
E mais: eu tenho certeza que, quando esse fone de ouvido barato quebra e você precisa comprar outro, vai direto atrás de outro que custe pouco, tenha baixa qualidade e, com certeza, também não vai durar muito. Acertei??
Pois é, Me Poupeira e Me Poupeiro, isso é o que a gente chama de desconto hiperbólico. E a palavra “desconto” aqui não tem nada a ver com o preço do fone que tá te fazendo gastar mais do que devia com tecnologia.
“Mais do que devia, Jobs? Mas o fone custa 10 reais!”
É verdade, o preço dele é baixo mesmo. Mas, se você pensar sobre o que está levando, com certeza vai concordar comigo que o valor dele é mais baixo ainda!
Fones de ouvido baratos: o preço é mais baixo e a qualidade, também
Esses fones de ouvido barato, pra começo de conversa, não têm uma boa qualidade sonora. Ou seja, você até vai conseguir ouvir suas músicas preferidas, o Poupecast e outros áudios que quiser, mas o som não vai ser bom. Aliás, nem vai parecer com o que a música, o podcast ou o áudio soam de verdade.
Além disso, eles não são bem construídos. Isto é, eles são mais frágeis, o que faz com que você precise ter mais cuidado pra que não quebrem.
Agora, para um pouco e me diz: quantas vezes o cabo do seu fone de ouvido já prendeu na maçaneta, já segurou o celular pendurado, já embolou na mochila?
Fones de ouvido são objetos que a gente usa muito no dia a dia, então a chance deles sofrerem na nossa mão é maior mesmo. E, se eles não forem bem construídos, não resistem. Aliás, eles podem nem resistir ao movimento frequente de encaixar e remover o pino no celular, e acabar quebrando com o pino dentro! Eu mesmo já vi isso acontecer com a minha irmã e com um amigo meu. E, aí, além de ter que comprar um novo fone, ainda tem que mandar o celular pro conserto.
Ou seja, ficou caro ou não ficou?!
Por que você compra fone de ouvido barato?
Pensa um pouco: se você sempre compra esses fones de ouvido de 10 reais e eles quebram mais ou menos a cada três meses, em um ano, você vai gastar 40 reais com produto ruim. Por outro lado, com esses mesmos 40 reais (até com menos!), você poderia ter comprado um fone de boa qualidade, que não vai te deixar na mão, nem quebrar dentro do seu celular ou notebook e, ainda por cima, tem uma qualidade de som muito melhor!
Se você fizer as contas de quantos anos faz que compra fone de ouvido barato, tenho certeza que vai chegar num número bem mais alto. Pense no fone de ouvido que você poderia ter comprado com esse dinheiro!
Eu sei que, enquanto você lê, tá chacoalhando a cabeça e falando “putz, Jobs, é verdade!”. Mas, na hora de pensar em comprar um novo fone, seu cérebro vai olhar pro fone de ouvido barato de novo, e você vai pensar em comprá-lo.
Mas, a partir de agora, não vai mais! Afinal, eu vou te explicar por quê você pensa assim.
O que é o desconto hiperbólico
Pra isso, vou explicar o que falei lá no começo, sobre desconto hiperbólico. Nosso cérebro não pensa muito no futuro. Ele quer resolver os problemas ficar tranquilão agora, do jeito mais rápido possível. Só que o jeito mais rápido nem sempre é o melhor, nem o que tem o melhor custo-benefício!
Só que você precisa comprar um fone de ouvido agora, antes de chegar no trabalho, porque o seu quebrou e você não quer passar o dia sem ouvir o Poupecast. Como você não tem dinheiro nem tempo pra comprar um fone de ouvido bom, compra um barato mesmo pra quebrar o galho. Ou melhor, resolver o problema.
“Caramba, Jobs, é EXATAMENTE isso que acontece!!”
Mas, agora que você já sabe como essa parte do seu cérebro funciona, pode começar a mudar esse comportamento também!
Quer uma sugestão? Se tá usando um fone de ouvido barato, já começa a separar dinheiro e pesquisar modelos pra quando ele quebrar. Porque ele VAI quebrar! E, quando isso acontecer, você já vai ter o dinheiro carimbado pra comprar um melhor.
Foi boa essa dica, vai?
Agora, me conta nos comentários: você já comprou algum produto ou acessório tecnológico porque o desconto hiperbólico te enganou?
Daqui a 15 dias, eu volto com mais uma dica pra você parar de desperdiçar dinheiro com tecnologia ruim. Até lá!
É verdade Jobs. Nessa quarentena passei por isso... menos de um ano já comprei dois fones de ouvido, já estou no meu terceiro fone. Preciso dessa ferramenta para trabalhar em home office, preciso tomar vergonha na cara tbm e comprar um fone que preste!
Depois que meu namorado esqueceu o AirPods dele da Apple no bolso da calça e bateu ele na maquina de lavar, eu acabei de crer que aquele fone realmente é bom. O fone saiu intacto e sem nenhuma interferência no áudio Porem é um preço absurdo de caro.
Meu fone parou de funcionar e só não comprei um baratinho por preguiça mesmo hahahaha mas depois desse post vou pesquisar um bom mesmo hahahha
Dei R$59,00 num JBL original q trincou a carcaça do fone em 3 meses, a loja falou q tinha q entrar em contato com a JBL, mas posterguei e nem sei onde está a nota mais... chateada... comprei um de R$12 e estou com ele, usando todo dia há 3 meses... ainda não deu nenhum problema e tem um grave muito bom, só não cumpre algumas funções adicionais de outros q já tive! Poderia indicar algum??
Verdade, mas no meu caso eu sempre tenho dificuldade de encontrar um bom. Aqueles originais que vem junto com o celular novo sempre acaba sendo melhor do que algum outro que eu comprei. Nesse último, comprei um na esperança que teria uma audição e um microfone melhor. Mas ele parou de funcionar um dos lados e eu nem percebi. Achei que era do fone, mas depois de um tempo percebi que parecia que alguma coisa dentro dele tá solta. Paguei 80,00 não acho isso barato kkkk. Mas, tive que comprar em loja física porque estava com pressa, e não podia esperar. Pois a falta de um microfone estava afetando a qualidade das minhas aulas de inglês. Sempre acompanho as classificações de outras pessoas que compraram. Mas muitas vezes tem prós e contras. Aí fico na dúvida se arrisco ou não.
Muito bom, e é isso mesmo. O famoso barato que sai caro kkkkkkkk