5 dicas para fazer os seus filhos se interessarem por finanças

16 de October | 2024

Dinheiro é papo sério, mas isso não quer dizer que também não seja assunto de criança. Já pensou como a sua vida seria mais fácil se os seus pais tivessem te ensinado educação financeira desde que você era pequenininha? Pois é, essa ainda não é uma realidade comum. Muitas famílias encaram o dinheiro como um tabu e evitam falar sobre isso com os filhos. Mas eu tô aqui para mudar essa realidade!

Quanto mais cedo nós começarmos a pensar em metas para o futuro e a investir pensando em atingir nossos objetivos, melhor. Claro, você deve ir com calma e introduzir o assunto de uma forma que faça sentido para cada faixa etária. Não vai falar de Bolsa de Valores com a sua filha de 2 anos, por favor!

Especialistas sugerem que a idade mais adequada para começar a conversar sobre dinheiro com as crianças é a partir dos 6 anos, quando elas estão passando pela alfabetização. O papo pode começar com uma mesada, por exemplo, ou na hora de comprar aquele brinquedo mais caro.

Por Me Poupe!

Converse sobre dinheiro sem dinheirofobia

Para que os seus filhos desenvolvam uma vida financeira mais saudável, você deve primeiro avaliar a sua própria relação com o dinheiro. Deixe para trás crenças limitantes, como “dinheiro não traz felicidade” e não transmita esse tipo de pensamento de geração para geração. Quanto antes você tiver conversas honestas sobre dinheiro em casa, maiores as chances de os seus filhos desenvolverem uma relação saudável com ele.

Entre no universo deles

Nada de apresentar gráficos ou falar sobre os boletos da casa que você precisa pagar esse mês. Deixe a criança determinar o momento mais adequado para essa conversa, a partir de necessidades dela. Por exemplo, se ela insistir para comprar um brinquedo fora de hora, essa pode ser uma boa oportunidade para introduzir uma conversa sobre orçamento.

Busque formas de tornar esse papo mais atrativo para os seus filhos. Use e abuse de personagens do universo deles, livros de histórias e outros artifícios. Que tal mostrar a divisão das despesas com uma pizza, por exemplo? Transforme a conversa chata em um momento gostoso em família.

Cofrinho, meu querido cofrinho

Antes de entrar na conversa sobre investimentos, o primeiro passo é ensinar os seus filhos a poupar. Para os mais novinhos, o cofrinho é uma excelente ferramenta para isso. Com ele, as crianças podem juntar notas e moedas para comprar algo que querem. É importante estabelecer uma meta para o dinheiro que está sendo poupado, que pode ser um brinquedo ou um passeio em família, por exemplo.

No paralelo, os pais podem administrar o primeiro investimento dos filhos em um título de Renda Fixa, como o Tesouro Educa+, por exemplo. Essa é uma boa forma de garantir uma entrada na faculdade mais tranquila.

Dinheiro de criança

Depois de ter as primeiras noções do valor do dinheiro, é hora da mesada entrar em jogo. Cabe aos pais decidir qual é o valor que faz mais sentido para o estilo de vida da família. Mas os especialistas recomendam que você comece com um valor menor, simbólico, e vá aumentando conforme a criança vai ficando mais velha.

É importante que esse dinheiro seja bem controlado, evitando ceder aos desejos da criança. A partir do momento em que ela tem seus recursos próprios, você deve incentivá-la a gastar esse dinheiro com consciência. Essa é uma preparação para o futuro, quando ela se tornará adulta e entrará no mercado de trabalho para receber um salário.

Dê o exemplo

Crianças aprendem muito mais por imitação do que por discursos vazios. Por isso, a mudança na vida financeira da sua família precisa começar por você. De que adianta incentivar os seus filhos a não comprarem todos os brinquedos que veem pela frente se você faz o mesmo com roupas? Se você deseja que eles tenham uma relação melhor com o dinheiro, incorpore essas mudanças na sua vida primeiro.

Educação financeira para a família toda

A melhor forma de fazer a diferença na vida de quem a gente ama é com educação. Que tal juntar a família toda para uma maratona no Me Poupe+? Assim, todo mundo fica na mesma página e aprende dicas de economia e planejamento financeiro que vão transformar o dia a dia da casa.

As aulas são simples, em uma linguagem acessível para todos, em conteúdos que podem ser consumidos rapidamente e de qualquer lugar. Clique aqui e conheça a oferta especial que preparamos para você!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário