Primeira parada do Expresso 2021: reveja seus preceitos financeiros na Estação Família

28 de October | 2020

Me Poupeiras e Me Poupeiros, o Expresso 2021 já partiu e chegou na primeira estação: a Estação Família! Apesar de estar no começo da viagem, essa estação é uma das mais importantes. Afinal, tem gente que nunca sai dela…

Por Me Poupe!

A Estação Família é onde TUDO começa. É onde você começa a aprender seus valores sobre tudo, inclusive sobre dinheiro e sobre riqueza. Além disso, é onde você tem suas primeiras figuras de autoridade, seus primeiros ÍDOLOS: pais, avós, irmãos, tios…

“Me Poupe!, que coisa é essa que você tá falando de Expresso 2021, de Estação Família…????”

VISH, se você tá chegando agora não vai dar pra sentar na janelinha! E não é porque você vai perder o bonde, não. É porque o Expresso 2021 já tá cheio de Me Poupeiras e Me Poupeiros que estão prontos pra mudar de vida e chegar ao topo da montanha conhecida como Independência Financeira no próximo ano!

Mas tem um lugar pra você sim, viu?! E, pra pegar o seu bilhete, é só clicar aqui ou no banner:

Primeira parada do Expresso 2021: reveja seus preceitos financeiros na Estação Família

Tá com o bilhete na mão?! Então, deixa eu te contar mais sobre a Estação Família pra você não se perder no resto do caminho…

Tudo começa na Estação Família!

Como eu ia dizendo, é na família que estão as primeiras pessoas que você reconhece como autoridades na sua vida. E o que uma pessoa que você vê como autoridade, como ídolo diz… Costuma ser difícil de esquecer!

Tão difícil que isso tem até um nome: é um preceito. Preceitos são as coisas que entram tão fundo na nossa cabeça que a gente tem quase como escritas na pedra! Mas elas não são, necessariamente, verdades.

Então, se prepara porque isso aqui pode doer: nem sempre nossa família está certa. Afinal, por mais que você ame sua família e que ela queira seu bem, talvez essas pessoas não sejam autoridades em certos assuntos para te dar bons conselhos sobre eles…

Primeira parada do Expresso 2021: reveja seus preceitos financeiros na Estação Família

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

Quer um exemplo?

Você já ouviu alguém na sua família dizer que quem ganha muito dinheiro é porque tá fazendo coisa errada?

Ou que investir é coisa de rico?

Ou que quem não tem dívida não tem nada??

Esses são só alguns dos preceitos financeiros mais populares. Tenho certeza que você já ouviu um deles…

E, Me Poupeira e Me Poupeiro, os preceitos financeiros são tão poderosos que te influenciam de formas que você nem imagina!

Afinal, se você acredita que quem é rico é desonesto, você não vai nem tentar enriquecer, porque não quer ser uma pessoa desonesta. Ou, se acha que precisa ter dívidas pra realizar seus sonhos, nunca vai pensar em formas de realizá-los sem se endividar.

E NADA DISSO É VERDADE!

O que fazer com esses preceitos financeiros?

Por isso, enquanto estamos na Estação Família, eu quero te propor um exercício pra começar a repensar nesses preceitos. E eu falei REPENSAR mesmo, porque APAGAR vai ser praticamente impossível!

Pense em pelo menos um preceito financeiro que você tem, algo que você realmente acredite sobre dinheiro e sobre enriquecer.

Pensou?

Agora, pense em formas de reescrever esse preceito pra mudar sua forma de encará-lo!

Quer um exemplo, né? Tudo bem, eu sei que é complicado de entender. E tô aqui pra te explicar mesmo!

Vamos supor que seu maior preceito financeiro seja que dinheiro não traz felicidade. Então, se dinheiro não traz felicidade, por que ir atrás dele?!

Mas dinheiro pode, sim, trazer felicidade, quando te permite realizar sonhos, dar uma vida melhor pra sua família ou viver com mais conforto.

Então, uma forma de reescrevê-lo pode ser “dinheiro não traz felicidade, mas me permite realizar meus sonhos e isso, sim, me faz feliz!”

Primeira parada do Expresso 2021: reveja seus preceitos financeiros na Estação Família

#PARATODOSVEREM: Nath com cara de feliz como quem diz “entendeu, né?”

Agora, eu quero ver VOCÊ fazendo esse exercício! Pode usar o espaço dos comentários pra reescrever um preceito financeiro que você tem e que pode estar te impedindo de subir a bordo do Expresso 2021 e mudar de vida!

Te espero no trem! E lembre-se: sem bilhete, ninguém segue a viagem. Por isso, pegue o seu agora e nos vemos na próxima estação!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Rose 01 de November | 2020

Sempre fui muito cuidadosa com dinheiro, pois fui ensinada que o bom nome é o que temos de mais importante. Não gosto de emprestar e nem pedir emprestado para não perder as amizades, assim como acredito que vc tem que gerir bem seu dinheiro para poder ter uma reserva (para os dias maus) e não viver numa corda bamba. Porém tenho um marido, que brinca com as finanças da nossa casa; adora estourar tudo, seja dele ou de outros. Ele nunca teve uma boa relação com o dinheiro (já vem de família); trabalha muito, ganha bem, mas gasta demais e erradamente. Fico muito triste com isso, pois já tentei algumas soluções e não consegui avanços, pois ele não se ajuda e acaba levando-me a viver nesta gangorra a muitos s s s s anos. Vi uma pequena luz (ao final do túnel) através do bilhete da viagem do #Expresso2021. Vou fazer valer a pena essa viagem inesquecível.

Jacqueline Cavalcante 29 de October | 2020

Hoje vc está por cima e amanha pode estar por baixo,

VIRGINIA ROCHA DE SOUZA SANTOS FERREIRA 29 de October | 2020

Dinheiro é sujo... você não pode amar o dinheiro. Como me sentia mal , toda vez que o sogro ou prima me pedia dinheiro, que eu não tinha lógico, mas o consignado me permitia pegar... aí ficava pensando se eu não pegar pra ajudar estou idolatrando o dinheiro, melhor ajudar o familiar. Ah que foda na vida! Agora estou eu no caminho pra desfuder tudo.

Érica Nascimento 29 de October | 2020

Um preceito financeiro é Dinheiro traz felicidade sim, quando sabemos administrá-lo perfeitamente.

Kelly Chrystina Bonaldo Galvão 29 de October | 2020

Engraçado que uma frase que pensei quando estava lendo foi exatamente: "Dinheiro não traz felicidade". Vou reescreve-la, complementando ... "DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE, MAS ME PERMITI REALIZAR MEUS SONHOS, REVER E AJUDAR MEU FAMILIARES E COMPARTILHAR EXPERIENCIAS DE QUALIDADE EM MEUS FILHOS (COMO EM VIAGENS EM FAMÍLIA) E ISSO ME TRAZ FELICIDADE. MUITA FELICIDADE!"

Lucianna 29 de October | 2020

Só quem tem muito dinheiro é ladrao ou politico

Taynah 29 de October | 2020

Meu pai sempre me ensinou a importância de ter o nome limpo, crédito na praça e não dever nada a ninguém. É um exímio economista e apesar de não ter me ensinado sobre Tesouro SELIC, CDI, ETC ETC. Aprendi a sempre pagar minhas contas em dia para ter um ótimo escore no SERASA. Já a minha mãezinha me ensinou no melhor estilo de Delírios de Consumo de Becky Bloom a usar o cartão de crédito mágico para realizar os meus sonhos hahahha quase dei um passo maior que minha perna! Mas é esse equilíbrio doido que me faz estar no Me Poupe pra aprender a gerir melhor meu dinheiro <3

Carlos 28 de October | 2020

O preceito que ainda é muito forte, que é repetido pra mim muito pelos meus pais e esposa é de que as pessoas só conquistam as coisa financiando e se endividando. Eu reescrevo da seguinte forma: As pessoas podem conquistar tudo que desejam, de forma planejada evitando perder dinheiro. O único com quem você deve ter dívidas é com você mesmo.

Jorge David 28 de October | 2020

Preceito - INVESTIR é coisa de rico.

Jackson Diógenes Neves Mourão 28 de October | 2020

Dinheiro não traz felicidade. Fato. Mas com certeza a falta dele traz infelicidade. A alguns dias atrás, eu costumava andar pelo bairro vizinho, onde a grama é mais verde, e não conseguia parar de pensar: como essas pessoas conseguem tanto? Eu achava que era algo para pessoas super-dotadas, que de alguma forma conseguiam cargos elevados ou empresas de muito sucesso. Enfim, algo quase que utópico. Muito distante. Depois que você se forma na faculdade, e deixa de ser o futuro da nação para ser apenas mais um desempregado em busca da "primeira oportunidade da misericórdia", você acaba aceitando que aqueles sonhos ingênuos da infância não vão acontecer. Principalmente quando você descobre que o salário praticado no mercado nada tem a ver com aquele anunciado nas matérias de vocação profissional presentes no jornal ou aquele valor que a faculdade jura que você conseguirá depois de formado. No entanto, depois de conhecer o Me Poupe! por acaso (depois de ter visto um vídeo de uma louca chorando no LinkedIn), eu percebi que a vida pode ser mais leve e que aqueles sonhos infantis que faziam os olhos brilhar de repente não eram tão ingênuos assim. De repente a crosta de negatividade aos poucos é substituída por esperança e otimismo. Obrigado Nath por esse trabalho que você vem fazendo. #LetsUnfuckTheNation