Conta de luz muito cara? Economize com essas dicas

18 de September | 2024

Ei, você também está sentindo que a conta de luz tá muito cara? Eu com certeza tô. E tem vários fatores envolvidos aí, como a carga de impostos para gerar, transmitir e distribuir a energia elétrica, a dependência do Brasil das hidrelétricas em um cenário de crise hídrica, entre outros.

A real é que tá caro para todo mundo e isso não depende da gente. O que eu quero te ensinar aqui são pequenas mudanças de hábito que você pode aplicar imediatamente para a conta de luz pesar menos no seu bolso no fim do mês:

Por Marina Farias!

#Dica 1: Quente, mas nem tanto

Eu sei, todo mundo ama um chuveiro quente nos dias frios (eu também). Mas, se você quer economizar, não precisa exagerar na temperatura. Use a posição “verão”, que é menos potente, e economize cerca de 30% na conta de luz.

#Dica 2: Lugar de roupa é no varal

A gente que é pobre raiz já secou muita roupa atrás da geladeira, né? Apesar de prático, o hábito aumenta o consumo de energia elétrica e pode estragar o eletrodoméstico, causando um prejuízo danado no orçamento da casa. E você ainda pode levar um choque! Garanta a segurança da sua família e vá de varal mesmo.

#Dica 3: Cuidado com o chuveiro (de novo)

Enquanto se ensaboa (ou performa o seu show imaginário), feche a torneira do chuveiro. Assim, você diminui ao mesmo tempo o consumo de energia elétrica e água. O seu bolso agradece em dobro no fim do mês.

#Dica 4: Ar, para que te quero?

Poucas coisas na nossa vida são de graça. Circulação de ar (ainda) é uma delas. Mantenha as portas e janelas da sua casa abertas para um ambiente mais fresco e diminua o uso do ventilador ou ar condicionado.

#Dica 5: Faça a manutenção frequente dos seus aparelhos elétricos

Já que falamos de ar condicionado aí em cima, vamos usá-lo de exemplo. Mantenha o filtro do seu ar sempre limpo! Se ele estiver sujo, o aparelho vai gastar muito mais energia para resfriar o ambiente. Isso vale para outros eletrônicos e eletrodomésticos: garanta que tudo esteja funcionando certinho para evitar surpresas.

#Dica 6: Todo mundo odeia a luzinha vermelha

Saiu do computador, notebook ou TV? Desligue o aparelho da tomada. Aquela clássica luzinha vermelha do stand-by indica que o aparelho ainda está consumindo energia elétrica, mesmo que esteja desligado. E não é pouco não. A soma do consumo de equipamentos em stand-by pode representar até 12% da conta de luz de uma família.

#Dica 7: Quem sair por último, apaga a luz

Os móveis da sua casa não se incomodam de ficar no escuro não, viu? Se não tem ninguém no ambiente, a lâmpada pode muito bem ficar apagada.

#Dica 8: Você não mora em uma caverna

Mas se você pintar todas as paredes da sua casa com cores escuras, vai se sentir assim. Cores mais claras ajudam a propagar a luz natural e diminuem a sua vontade de acender uma lâmpada durante o dia. Durante a noite, você também precisará de lâmpadas mais potentes (e gastonas) para iluminar seus ambientes.

Além disso, cores muito escuras absorvem mais calor e, por isso, o ambiente fica mais quente. Com isso, você vai recorrer ao ar condicionado e ver o estrago na conta de luz lá no fim do mês.

#Dica 9: Escolha a lâmpada certa

Por falar nelas, prefira comprar lâmpadas de LED. Elas são mais caras, mas compensam no longo prazo, já que consomem menos energia e duram muito mais. Uma lâmpada de LED ilumina com 10W o que uma lâmpada incandescente iluminaria com 60w. No fim do mês, a economia pode chegar a 80%.

#Dica 10: Lave tudo de uma vez

Prefira acumular as roupas e lavá-las de uma vez só, em um ou dois dias da semana. Assim, você aproveita para fazer uma lavagem maior em vez de ligar a máquina várias vezes para ciclos curtos. Use cestos de roupa suja para facilitar a organização da casa e evitar a sensação caótica de ter roupas espalhadas por aí.

#Dica bônus: Invista na educação financeira da sua família

Apesar de simples, convencer quem mora com você a adotar essas pequenas mudanças de hábito pode ser uma tarefa difícil. Sua maior aliada nessa hora será a educação financeira (e muita paciência). Só assim para convencer todo mundo do valor dos dinheiros da família.

Conheça o Me Poupe+ e tenha acesso a centenas de horas de aula com professores que entendem do assunto e vão te ensinar a gastar menos, ganhar mais e investir melhor. Tudo com muito bom humor e aquele jeitinho Me Poupe! de ser.

streaming de finanças

E o melhor: dá para assistir no ônibus, na rua, na chuva ou na casinha de sapê. As aulas são rapidinhas e vai ser tão fácil aprender sobre Imposto de Renda quanto maratonar aquela sua série favorita. Clique aqui e conheça as nossas ofertas especiais.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário