O conto de terror financeiro se repete todo ano: a Black Friday se alinha com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro e você fica aí, prontinha para fazer uma lambança daquelas. O meu divo da Renda Fixa, Gean Duarte, já te ensinou aqui a investir esse dinheiro da melhor forma, mas o papo hoje é outro. Quero te mostrar alguns erros comuns dos quais você deve FUGIR para terminar o ano no verde.
São deslizes MUITO comuns, que você talvez até já tenha cometido em anos anteriores… Mas decisões erradas com o décimo terceiro agora farão parte do seu passado! Me Poupeira! e Me Poupeiro! raiz não passa aperto no fim de ano, hein?
Por Me Poupe!
Torrar tudo em presentes de Natal
“Ahhh, Me Poupe!, mas eu espero o ano inteiro pra isso!” Então que bom que você tá aqui, porque é hora de parar de gastar um salário inteiro comprando presente pros outros. Leia de novo, com calma:
Um salário inteiro…
Comprando presente…
Pros outros!
Mas ó, não tô falando pra você deixar de presentear quem você ama! Tô falando pra fazer isso sem gastar o mesmo que você usa todos os meses pra viver, pagar suas contas e investir.
Por isso, o ideal é você definir um teto de gastos pra presentes de Natal. Um bom jeito de fazer isso é definir o quanto quer gastar, e daí listar todo mundo que você quer presentear. Então, pra ter uma noção do quanto pode gastar em cada um dos presentes, divida o seu teto pelo total de pessoas que você listou!
Ih, o valor ficou muito pequeno? Simples: diminua a lista. E sem crise aqui, ok? Tenho certeza que você só quer presentear quem você ama muito. E quem te ama também não vai ficar triste de receber um presente que custe menos, mas seja cheio de afeto. Afinal, essas pessoas com certeza preferem que você cuide da sua vida financeira em vez de torrar o décimo terceiro em presente caro.
Fica a dica para o próximo ano: planeje todos os presentes que você deseja comprar ao longo de 2025 e defina um teto de gastos para eles. Dessa forma, você consegue poupar todos os meses para a meta “Presentear as pessoas que eu amo 💜” e não precisa gastar um salário inteiro de uma vez com isso.
Deixar tudo na viagem de final de ano
Você já deveria saber disso, mas não custa relembrar: uma viagem, seja ela para Paris ou para a praia no fim de semana, é uma meta. E como toda meta, ela exige planejamento, com prazo e orçamento definidos. Beleza, parte do seu décimo terceiro até pode ser usado para esse fim, mas não vai se empolgar com o dinheiro “extra” e torrar tudo em gastos que nem fazem sentido, ok? Confira esse texto para aprender a curtir uma viagem sem criar uma dívida nova para o próximo ano.
Tratar como um dinheiro extra
Se você é uma pessoa contratada pelo regime CLT, já sabe que vai receber um décimo terceiro salário. Afinal, esse é um direito garantido por lei!
Portanto, eu não vou aceitar Me Poupeira! e Me Poupeiro! tratando o décimo terceiro como um dinheiro inesperado! Você já sabe que o décimo terceiro vai cair no fim do ano. Não adianta se fazer de desentendida. E, por isso, você pode fazer planos melhores para ele do que simplesmente gastar tudo de uma vez em coisas que você não planejou e que, no fundo, nem quer.
Presta atenção no que eu disse! Não quero te ver falando por aí que a Me Poupe! não te deixa gastar o décimo terceiro em paz, hein! A ideia é se planejar para usar esse dinheiro de uma forma que te aproxime das suas metas e, se for o caso, até realizar algumas de curto prazo. Afinal, você já sabe que ele vai cair. Então, dê uma olhada nas suas metas e veja como esse salário a mais pode te ajudar a alcançá-las.
Fazer novas dívidas
Então você já carimbou uma parte do décimo terceiro pra realizar uma meta de curto prazo. Ótimo! Mas atenção: não vá inventar de fazer um parcelamento pra isso! Primeiro, porque é muito melhor descobrir quanto custa o que você quer e investir essa grana para comprar à vista e ainda ganhar um desconto.
Segundo, porque o décimo terceiro é SÓ décimo terceiro. Ou seja, não tem décimo quarto, décimo quinto… Portanto, qualquer dívida que você fizer AGORA na empolgação do salário “a mais”, vai ter que pagar depois com o seu salário de sempre. E isso pode criar um grande buraco na sua grana por vários meses…
Por isso, lembre-se:
1. O décimo terceiro é um dinheiro esperado e você pode, sim, fazer bons planos pra ele.
2. O décimo terceiro é só UM salário a mais, não é dinheiro infinito.
Deixar na Poupança
Eu vou até dar uma respirada funda aqui porque não é possível que você AINDA esteja pensando em deixar o seu dinheiro na Poupança… Se você quer guardar o seu décimo terceiro, abra o site ou aplicativo da sua corretora de valores e veja opções de investimentos de gente grande, que vão colocar o seu dinheiro pra trabalhar pra você de verdade. Ou seja, em vez de “guardar”, INVISTA!
AH! Lembre-se: um bom investimento é aquele que te ajuda a alcançar suas metas. Então, leve isso sempre em consideração na hora de decidir onde você quer investir, combinado?
Negligenciar as contas de início de ano
Assim como você sabe que o décimo terceiro vai cair, você também sabe que o IPTU, o IPVA e companhia vão chegar em janeiro. Calcule quanto será necessário gastar com essas responsabilidades e quais delas cabem no orçamento do mês seguinte para, então, definir qual percentual do décimo terceiro será destinado para esse fim.
Deixar de investir ao menos parte do montante
O décimo terceiro continua sendo um salário, assim como todos os outros doze que você recebe ao longo do ano. Lide com ele com planejamento, aplique o Método 70/30 e considere investir ao menos parte desse dinheiro nas suas metas de médio e longo prazo. Dessa forma, você consegue acelerar as suas metas e investir no que realmente é importante antes do ano acabar.
| Desenrole a sua vida com a MAIOR Black da educação. Com a Black do Desenrolation, parceria de Me Poupe! e Fluency Academy, você garante:
- TODOS os cursos do Me Poupe+
- TODOS os idiomas da Fluency
- E mais de 20 cursos de desenvolvimento profissional para alavancar a sua carreira!
Tudo isso com acesso ILIMITADO por 10 ANOS com o melhor preço da história! Clique aqui e garanta a sua vaga com benefícios EXCLUSIVOS!
Eu sou mão de vaca mesmo. Só dei um presente, que foi para meu filho. E mesmo assim com muita dó. rs O restante estou deixando trabalhar para mim. Como diz a Nath
Meu décimo foi batizado de matrícula e material escolar
Esse ano foi muito lindo? separei 70% do 13° pra investir. Os 30% que sobrou eu dividi em duas partes, uma pra gastar comigo e outra pra somar à uma reserva que fiz pra comprar um novo celular.?