Redecorar sua casa faz mais sentido agora, com a quarentena, do que em qualquer outro momento. A tarefa agora é conseguir transformar sua casa no espaço de trabalho, de lazer e de descanso! Como fazer isso? Eu chamei o time da Viva Decora pra mostrar pra você!
Por Viva Decora
O Coronavírus impôs uma quarentena pela qual a nossa geração nunca pensou que seria possível passar. E com ela veio a mudança na relação que temos com o ambiente e redecorar sua casa agora é uma questão de sanidade mental.
Em outras palavras, a casa agora é espaço de trabalho, de lazer, de descanso. Tem gente que teve redução na carga horário de trabalho, que perdeu o emprego ou que agora trabalha o dia todo em casa. As pessoas de todos esses grupos, de uma maneira ou outra, estão mais em casa. Já está na hora de redecorar a casa para que sua rotina melhore.
“Mas Me Poupe!, cê tá louca, minha filha! Não tenho um p%&to no bolso!”
CALMA, criatura! Antes que você comece a surtar, eu chamei o pessoal da Viva Decora pra te mostrar como transformar sua casa sem comprar móveis novos, usando o que você tem em casa e reaproveitando coisas que estavam esquecidas.
Eu sei, você nunca pensou nisso, né?
Aqui vão 6 dicas pra você redecorar sua casa com os móveis que você já tem!
1. Crie móveis novos com partes de móveis antigos
É bastante normal que móveis de casa fiquem desgastados com o tempo. Afinal, é para isto que eles foram projetados, para que alguém os comprasse e utilizasse ao máximo até quando fosse possível.
Então, uma hora você teria de trocar alguma coisa. Mas você é mepoupeira e mepoupeiro-raiz e sabe que se essa compra não tiver planejada e o dinheiro carimbado, você simplesmente não vai comprar agora, certo? Então, o que você faz?
Antes de mais nada, você vai olhar para a sua casa e vai extrair peças de móveis antigos que podem ser aproveitadas – um tampo, um assento, uma gaveta, puxadores, etc.
Você vai precisar ser criativa e criativo. Ou seja, você vai olhar para essas peças e começar a imaginar novos usos para elas com base nas suas necessidades. O que você está precisando na sua casa ou o que está te incomodando?
E com essas peças, você pode fazer vários mobiliários novos para casa. Por exemplo, uma estante de prateleiras, uma pequena mesinha de estudos com cavaletes.
2. Dê uma repaginada em móveis que você não quer mais
Você não aguenta mais olhar para aquele armário da sala? Ou aquela mesa não faz mais sentido? À primeira vista, você simplesmente descartaria. Mas se esses móveis forem antigos, há grande possibilidade de eles terem qualidade suficiente pra não serem descartados.
Ou seja, peças construídas em materiais nobres, que receberam bom acabamento de proteção, e que foram bem cuidados, podem durar por vários anos na casa de uma família. Alguns podem acabar até mesmo sendo passados de geração em geração. O problema é que nem sempre eles combinam com a tendência do momento.
O que fazer? Dependendo da situação destas peças, poderia se aplicar apenas uma nova camada de verniz. Outra ideia é pintá-las nas cores da moda – que para 2020 é o ‘verde mata’ e o ‘azul oceano’. Ou, então, encapá-las com adesivo, cobrir partes suas com placas de espelhos ou trocar maçanetas.
Você não quer ver esse móvel de jeito nenhum na sua frente, nem pintado de rosa fucsia? VENDE! O que mais tem na internet é amante de decoração e móveis antigos. Há até lojas especializadas, que pagam bem dependendo da madeira do móvel. Não consegue vender? Troque por algo que você vai usar! Entre em grupos de troca online e troque por aquilo que vai te ajudar a montar a casa que você precisa para essa quarentena. Também é um bom jeito de economizar.
Não sabe como fazer nada disso? Nesse vídeo, a Me Poupe! pediu para a musa da renda extra, Bruna Andriotto ensinar como você pode vender suas coisas. Então…qual é sua desculpa agora mesmo?
3. Cobrir os móveis antigos com tecido
Algumas peças mobiliárias são mais caras do que outras – um exemplo são os estofados. Então, certamente, elas não serão trocadas com tanta frequência quanto se gostaria.
É por causa disto que as pessoas preferem investir em sofás e poltronas em cores neutras, como bege, marrom, preto, branco e cinza. Só que, deste jeito, a decoração da sala pode parecer um tanto quanto sem graça.
A melhor solução para esta situação é tentar somar elementos ao cenário para fazer com que as peças mobiliárias existentes fiquem com aparência mais atual. O que fazer? Pega aquela manta que está parada no seu armário e jogue por cima do sofá. Se você tiver mais do que uma, você pode mudar a cara da sua sala toda semana só fazendo isso!
Sabe aqueles tecidos da sua mãe que estão parados, ou aquelas roupas que não estão mais em condições de vender ou doar? Aproveite esses tecidos para fazer capas novas para suas almofadas. Tem vários tutoriais na internet que te ensinam a fazer isso. A única coisa que você vai gastar é em linha e agulha – se não tiver em casa! Mas antes de comprar, peça para sua mãe, pra sua tia…elas devem ter!
4. Misture o novo com o antigo
Você não precisa jogar aquela cadeira antiga ou aquela mesinha de canto fora. Se eles estiverem em boas condições, misture ao que você já tem. Hoje, é possível trabalhar contrastes, por mixes de peças de estilos e épocas diferentes.
Então, faz todo sentido tentar mesclar, num mesmo cenário, itens novos e antigos sempre que possível.
5. Troque os móveis de posição ou dê nova função aos móveis da casa
Essa é a dica básica para redecorar a casa sem gastar nada. É incrível como trocar um simples item de decoração de lugar pode fazer com que as pessoas enxerguem a casa com outros olhos. Portanto, antes de se desfazer de algum móvel, lembre-se de testá-lo em várias outras situações.
Tente trocá-lo de posição com outras peças do layout. Ou encontre formas de dar uma nova função para ele. Por exemplo: você deve ter na sua casa mais cadeiras do que precisa ou prateleiras que não estão sendo usadas de fato. O que fazer com essas peças? Encontre outra utilidade. Talvez essa cadeira pode ser um suporte para plantas ou livros.
6. Troque os itens de decoração de lugar
Trocar os itens de decoração de lugar já pode ser o suficiente pra você redecorar a sua casa sem fazer grande esforço. Em tempos de quarentena, esses itens de decoração podem marcar os ambientes que você precisa agora: de trabalho, de lazer e de descanso.
Sabe aqueles quadros que sempre estão no mesmo lugar da sala? Pegue os que fazem mais sentido e coloque perto do lugar de trabalho, para estimular sua criatividade. Sabe os pôsteres que estão parados no seu armário. Colo eles na sala e torne esse espaço de fato o espaço do seu lazer.
Se tiver espaço apropriado e tempo, plantas também transformam ambientes. Pequenas peças podem fazer grande diferença, como lustres e abajures com design atual, pufes, bancos, banquetas, chaises, gaveteiros e aparadores.
Essas dicas de como redecorar a casa sem gastar com novos móveis foram criadas pela equipe Viva Decora.
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário