Atire a primeira pedra quem nunca desejou algo na festa de ano novo que não se concretizou com o passar do tempo. Ter sonhos é ótimo, mas torná-los realidade, é melhor ainda! Então, bora bater um papo sobre metas?
Por Me Poupe!
Você tem o hábito de criar metas na virada do ano? Aquela resolução gostosa que dá um horizonte de realizações pro novo ciclo que se inicia.
Essa tradição é bem comum para muitas pessoas que aproveitam o marco temporal do início de um novo ano para se planejar novos objetivos. E muita gente envolve a parte financeira nessa prática, desejando comprar um carro novo, fazer uma viagem, fazer uma renda extra ou juntar uma grana para sua independência financeira.
A prática realmente pode trazer conquistas invejáveis, mas isso depende da sua dedicação. Com isso claro, queremos saber: metade do ano já passou e você ainda não conseguiu se planejar pra tirar as metas do papel?
Se a sua resposta foi “sim”, TÁ NA HORA DE REVER SEUS CONCEITOS, CRIATURA!
#PRATODOSVEREM: imagem em movimento da Nathalia Arcuri dizendo “Presta atenção”. Ao fundo, cenário preto e branco da Me Poupe! Com elementos que remetem às finanças.
Vamos lá: é muito bom termos sonhos, não é mesmo? Conquistá-los é ainda melhor! E isso pode até parecer extremamente óbvio, mas, se você não faz nada para começar um processo para concretizar seus objetivos, eles sempre vão ficar no plano das ideias.
Por isso, mais do que ter uma meta, você precisa desenvolver uma estratégia para concretizá-la. Uma boa forma de fazer isso é encontrando respostas para algumas perguntas. Meta não é verbo. Enriquecer? Não é meta! Comprar a geladeira? não é meta! Sua meta deverá ser:
Específica: Nada de minha meta é “enriquecer”, “pagar os boletos”, “curtir sem me preocupar”. Comece da melhor forma, faça o levantamento de QUANTO realmente você vai precisar para realizar o que deseja. Que seja “pagar os boletos”: Quanto você precisa ter investido para render mensalmente o suficiente para pagar seus boletos?;
Mensurável: você precisa ser capaz de quantificar o seu progresso para tomar possíveis ações de correção. Vamos voltar na geladeira? Se por algum motivo eu não pude investir pra ela em junho e agosto, eu preciso mensurar isso e refazer minha estratégia: que seria aumentar os investimentos seguintes para garantir meus R$2400 ou deixar minha geladeira nova para fevereiro ou março;
Atingível: não dá para estabelecer como meta algo que você não pode alcançar. Ter os pés no chão é fundamental, se em junho eu passar por uma vitrine e ver uma geladeira duplex maravilhosa, mas que custa R$5800, a meta que eu tracei anteriormente não é adequada, por não ser realizável nessas condições. O que não te impede de traçar uma nova meta, aumentando seu aporte mensal ou o prazo, conforme sua realidade;
Relevante: se a sua meta não for realmente relevante para a sua vida, a probabilidade de algo mais importante atravessar seu caminho até ela, é grande. Imagine que o amigo que você marcou, nem é tão legal assim e você lembra que naquele horário vai ter um jogo do seu time do coração ou a estréia da sua série favorita que você estava na ansiedade, provavelmente esse amigo receberá uma mensagem de desistência. Quer alcançar suas metas? Planeje o que é realmente relevante pra você;
Prazo específico (Tempo): Sem a data na agenda, a vida vai se encarregando de mudar as prioridades e seus sonhos vão ficando em segundo plano. Sem um prazo você fica sem parâmetros para mensurar se está indo bem. Sem um prazo a sua geladeira nova diz: “vamos marcar, com certeza!”.
Com todos esses quesitos preenchidos, você já sabe o que fazer, né? Se não, tenha em mente que você vai precisar fazer três coisas:
- Não comprometer seus gastos mensais para cumprir essa meta. Isso significa não se endividar para adquirir o que você tanto sonha;
- Ter aportes periódicos e deixar esse dinheiro em lugares que garantam liquidez no período que você pretende atingir seu objetivo;
- E, finalmente, não mexer na sua reserva de emergência para cumprir esse objetivo.
Agora que tudo isso ficou claro, bora tornar realidade as suas metas de 2022? Aproveite a segunda metade deste ano pra dar um gás nas resoluções esquecidas.
E se você já está no patamar de tirar os seus objetivos do papel e já começou a juntar uma grana para isso, que tal acelerar esse processo fazendo uma renda extra?
Com a nossa ação de EXTRARENDAÇO DA NATH fica muuuuuuito mais fácil. Corre aqui pra ver as instruções da nossa musa e embarcar nessa missão!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário