Nesta semana, acontecem as eleições para as prefeituras do Brasil. Pra te incentivar a buscar as propostas de cada um dos candidatos da sua cidade e escolher o que achar melhor, a Me Poupe! faz um apanhadão das propostas dos candidatos da cidade de São Paulo para o seu dinheiro. Isto é, como eles pretendem gerar empregos e incentivar o aumento de renda da população?
Neste post, vamos ver as ideias de Jilmar Tatto. Para ver todos os candidatos, é só clicar aqui!
Se você não é de São Paulo, não tem problema: acessa aqui, que o site da Justiça Eleitoral fez um portal com todas as informações que você precisa pra escolher o seu candidato!
Quem é Jilmar Tatto?
Jilmar Tatto já foi Deputado Federal, Deputado Estadual e Secretário de Transporte de São Paulo. Nesse cargo, implementou o sistema integrado de transporte público, com o Bilhete Único. Atualmente, também é secretário Nacional de Comunicação do PT.
Essa é a primeira vez que Tatto concorre à prefeitura de São Paulo. Seu vice é Carlos Zarattini, e ele concorre pelo PT.
E o que ele quer fazer pelo seu dinheiro?
Se eleito, Jilmar Tatto pretende complementar o Bolsa Família, com 100 reais a mais por pessoa em cada família que recebe o benefício. Além disso, quer instituir a Renda Básica de Cidadania. Ela seguirá os critérios do Auxílio Emergencial para beneficiar as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Por fim, o valor desse auxílio, na proposta, será em dobro para cada criança e adolescente na família.
Quem está desempregado poderá contar com a Tarifa Zero nos ônibus para procurar emprego, e quem é estudante de baixa renda também terá esse benefício. Além disso, Tatto quer criar o “embrião” de uma universidade municipal em parceria com outras instituições de ensino. Ela será destinada à educação da população em situação de vulnerabilidade e seu desenvolvimento. Também serão criadas escolas profissionalizantes e 32 Universidades Populares Empreendedoras, com cursos presenciais e online, em parceria com universidades e institutos técnicos.
Para incentivar a geração de empregos na periferia, Tatto quer retomar a Agência de Desenvolvimento São Paulo (ADESAMPA). O papel dela será estimular o desenvolvimento da economia nessas áreas, fazendo com que oportunidades de trabalho surjam também longe do Centro. Além disso, a instalação de empresas nas periferias será incentivada. Dessa forma, quem mora nessas áreas poderá ser empregado na própria região. Outra iniciativa para desenvolver as periferias e criar oportunidades de emprego é o incentivo ao turismo fora do Centro.
Também serão disponibilizadas unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). Elas terão a missão de ajudar a população a criar currículos, emitir carteira de trabalho e buscar oportunidades de trabalho. Além disso, ajudarão a mapear as demandas por trabalhadores pra dar apoio à criação de cursos de formação rápida. Por fim, os jovens que estão em busca do primeiro emprego, desempregados ou em um emprego precarizado serão prioridade.
Por fim, Tatto pretende regulamentar os aplicativos de entregas em São Paulo, exigindo que essas empresas garantam direitos trabalhistas aos entregadores. Além disso, um aplicativo municipal desse tipo será criado, gerenciado por cooperativas de entregadores.
Incentivo ao empreendedorismo
Para incentivar a atuação das micro e pequenas empresas, Tatto pretende facilitar o acesso a microcrédito de instituições habilitadas, com taxas de juros reduzidas. Além disso, quer promover linhas de crédito direcionadas a esses públicos.
O Sampa Digital também será reativado em seu governo, conectando quem vende com quem compra. Todos os MEIS, as cooperativas e microempresários serão cadastrados no sistema, que também será utilizado pelas subprefeituras.
Por fim, 20% das licitações municipais terão micro e pequenas empresas, e pelo menos 50% das compras deverão vir delas. As microempresas que já faliram não precisarão pagar taxas de encerramento.
Por outro lado, quem ainda não se formalizou poderá contar com o apoio da Casa do Empreendedor, que será voltada pra esse tipo de serviço. Além disso, Jilmar Tatto pretende dar assistência técnica nas áreas jurídica, contábil e financeira, e promover cadeias produtivas com micro, pequenas e médias empresas e cooperativas.
Clique aqui para ler o plano de governo completo de Jilmar Tatto.
Quer ver os outros candidatos?
É só clicar aqui pra ver quais são os candidatos de São Paulo e quais as propostas de cada um pro seu dinheiro!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário