Neste artigo você vai aprender 3 passos simples e seguros que vão diminuir seu risco ao comprar Bitcoin. Sabemos que seu dinheiro veio com muito esforço e, por isso, você precisa ter muito cuidado ao comprar Bitcoin e outras criptomoedas.
Um dos passos mais importantes antes de comprar algo (seja uma viagem, uma roupa ou Bitcoin) é achar um vendedor confiável.
Neste artigo, vou te ensinar 3 passos simples e seguros para escolher aonde comprar Bitcoin. Este não é um artigo patrocinado por nenhuma empresa. É um resumo de minha experiência prática e teórica neste mundo do Bitcoin e criptomoedas.
Ano passado, eu caí em um golpe ao comprar uma criptomoeda (chamada de Cardano). Para que ninguém perca dinheiro como eu, vou escrever este artigo bem didático para te ajudar a escolher onde comprar Bitcoin.
Quando você compra algo, precisa saber a procedência. Existem projetos de leis como a PL 2303/ 2015 que visa regulamentar as operações de Bitcoin e criptomoedas. Tudo para poder proteger o consumidor e o investidor.
Basicamente, você precisa saber se o Bitcoin que está comprando realmente existe e se esse Bitcoin não é resultado de nenhuma operação ilegal. Com esses três passos simples e seguros você vai conseguir diminuir seu risco!
Passo 1 – Conheça as exchanges com maiores volumes de operação.
Eu não vou comentar sobre a compra de Bitcoin com pessoa física (conhecido como P2P) porque considero isso muito arriscado. Prefiro comprar de uma empresa porque consigo provar para a Receita Federal a origem do meu Bitcoin e posso pesquisar sobre a empresa antes de fazer a operação.
O golpe em que cai foi por ter comprado de uma pessoa física. É muito difícil pesquisar a vida de uma pessoa na internet atualmente. Há vários perfis falsos e isso dificulta o processo.
Existem dois sites que mostram as maiores exchanges (nome das corretoras que permitem a operação de compra e venda de Bitcoin) do Brasil: Bitvalor e Coin Market Cap.
No site do Bitvalor, você encontra os nomes das exchanges brasileiras e no site da Coin Market Cap você pode pesquisar o volume de operação de cada uma.
Coloque o nome da exchange no “search” e você conseguirá avaliar o número de operações da corretora.
Minha dica é: quanto mais operações a corretora tiver, melhor. Significa que terá mais vendedores nela. É melhor comprar em um local cheio de clientes.
Passo 2– Avalie a CNPJ da exchange
Gosto de conhecer bem o lugar onde faço compras. Seja para comprar uma roupa, um aparelho eletrônico ou qualquer outra coisa, sempre avalio o vendedor.
Com os meus investimentos também faço o mesmo. Já analisei várias corretoras de valores mobiliários, bancos e agora exchanges.
Procure no Google o CNPJ da empresa. Escreva o nome da exchange e CNPJ , e o Google te mostrará o número da CNPJ de qualquer empresa. Com esse CNPJ em mãos, vá para a página da Receita Federal e faça uma busca dela.
Assim, você terá um comprovante oficial da situação da exchange. É muito mais seguro comprar de uma exchange transparente.
Passo 3 – Avalie o sistema de cadastro da exchange
Agora você já sabe que a exchange tem muitos clientes e ela é registrada oficialmente. O último passo é verificar o sistema de cadastro dela.
O ideal é que ela possua sistema que dificulte a entrada de pessoas que realizam operações ilegais. Quanto mais completo for o cadastro de clientes, com o pedido de documento de identidade, fotos e comprovante de residência, melhor e mais seguro é o sistema.
Existem projetos como o PL 2303/ 2015 que visa regulamentar as exchanges e exigir delas um maior cuidado nos cadastros de clientes novos. Quanto mais transparente e exigente o cadastro, menos provável que alguém use o local para operações ilegais.
Quando vejo uma exchange com um processo de cadastro rápido e pouco exigente, fico com muito medo. Imagine que tipo de pessoas poderiam usá-lo para realizar operações ilegais.
Resumindo!
Todo o cuidado é pouco quando se faz compras na internet. Assim como você toma todas as providências quando faz suas compras de roupas ou eletrônicos, na hora de comprar Bitcoin você deve fazer o mesmo procedimento.
Não corra o risco de comprar mais barato e perder todo o seu dinheiro, como eu fiz. Faça um estudo detalhado do local onde quer comprar os Bitcoins e assim você estará seguro.
Deixe nos comentários suas dúvidas!
Edson Ichihara
Médico Oftalmologista, Analista de Valores credenciado pela Apimec com Certificação CNPI, Conselheiro Fiscal na Unimed Americana, SBO e Nova Odessa. Escreve todos os meses sobre Bitcoins e Criptomoedas.
Oi! Nath! Me chamo Raphael Costa, seu inscrito e fã! Você investiu em Bitcoins nestas exchanges que comentou? Bjs! Raphael Costa