Os casamentos pequenos, feito em casa, são uma tendência. Descubra como economizar com uma decoração de festa feita por você mesmo!
Por Viva Decora
Quando um casal decide formalizar o matrimônio geralmente quer compartilhar este momento especial juntamente de sua família e amigos. Para alguns, a festa do casamento tem que ser algo grandioso – e também dispendioso. Mas, para outros pode ser algo econômico, feito em casa. Afinal, o que vale mesmo é o amor!
Quem não tem muito dinheiro, mas não abre mão de comemorar a ocasião, pode recorrer a soluções mais simples de decoração. É possível, sim, montar uma celebração de casamento gastando pouco. Acompanhe as dicas a seguir para saber mais!
#1 Realize um Mini Wedding
Todos os detalhes de uma festa de casamento são dispendiosos; e quanto mais coisas o casal acrescenta em sua lista mais cara fica a celebração. Tem gente que economiza por anos para fazer do casamento o dia mais especial de sua vida.
Mas sabemos que a crise econômica tem tornado a festa um desafio cada vez mais difícil de controlar. A pergunta que fica é: tem como economizar nessa hora?
Sim, há formas diferentes – e em conta – de se fazer um belo casamento. Criatividade não falta no brasileiro, é claro.
Mas algo que este povo não sabia e que acabou descobrindo recentemente é uma tendência europeia – já muito conhecida pelos norte-americanos – do ‘mini wedding’. Ou seja, da reunião mais limitada, despojada, que valoriza a intimidade do lar.
Casamentos simples não são sinônimo de cerimônias mal organizadas. Pelo contrário, mini weddings necessitam de tanto planejamento quanto qualquer casamento normal.
A diferença é que, numa festa assim, há menos ostentação. Tudo é feito com muito carinho, com muito capricho; contudo, com menos luxo. No final das contas, o resultado pode ficar até mais satisfatório do que se esperava!
#2 Monte você mesmo a decoração do casamento
Já se pode entender que casamentos menores estão na moda, principalmente aqueles realizados em pequenas pousadas ou mesmo no jardim de casa. E para este modelo de festa não é preciso montar uma estrutura física muito complexa.
Em muitos casos, troca-se a cerimônia à noite seguida de jantar por uma realizada de dia seguida de um pequeno almoço ou brunch.
Em um mini wedding a dimensão de tudo é bem menor, o que só ajuda ainda mais na questão da tão desejada economia.
Se você preferir fazer as coisas desse jeito, pode montar uma cerimônia com decoração caseira, com enfeites confeccionados por você mesmo. Aposte nesta ideia! É muito legal poder retribuir o carinho dos convidados com lembranças e centros de mesa personalizados.
#3 Recorra a materiais alternativos para criar o cenário da festa
Em casamentos pequenos, a lista de convidados não é mesmo muito extensa. Isso quer dizer que não se precisará de tantas mesas e cadeiras. Certos improvisos, nesse caso, são permitidos – ainda que seja necessário manter o bom senso.
A mesa da sala de jantar pode ser transformada no ponto principal da festa, local de servir todos os comes e bebes. Ademais, também se pode usar pallets, caixas de feira, e outros elementos.
#4 Explore, ao máximo, as cores e texturas das espécies naturais
Muitos mini weddings são realizados nos jardins das residências das próprias famílias dos noivos. E por quê? Bem, o motivo disso é tentar explorar a própria natureza do quintal como pano de fundo para a festa.
E, de fato, é possível criar lindos cenários cerimoniais apenas com vasos de plantas e arranjos de flores. Uma boa ideia é levar a mesa para fora de casa e misturar todos os enfeites personalizados, feitos por você, com as espécies naturais.
#5 Aposte nas opções ornamentais mais baratas do mercado
Você pode ainda estar se perguntando como criar uma decoração de casamento bonita e barata. Mas, acredite, há ótimas opções ornamentais no mercado que não vão prejudicar muito o seu bolso! Contudo, há outras maneiras!
Que tal dar nova utilidade a objetos sem utilidade ou que iriam para o lixo? Copos de vidro e garrafas de cerveja podem ser transformados em castiçais para velas e vasos para flores.
#6 Transforme ou realoque elementos da decoração de sua casa
Por fim, você pode recorrer a elementos esquecidos ou perdidos dentro de casa – talvez guardados dentro de armários. Às vezes, por necessidade, a criatividade faz as pessoas enxergarem um potencial decorativo nas coisas inusitadas.
É isso que torna a ideia dos mini weddings tão atrativa! Poupa-se dinheiro e ainda se ganha na autenticidade!
Nas imagens apresentadas neste texto, você pode ver várias ideias interessantes para festa de casamento. A primeira delas é a do lustre que ganhou uma aparência mais festiva com o acréscimo de ramos de flores.
Um mural comum que foi transformado em mural de recados para os noivos. Retalho de cortina transformada em toalha de mesa. Vasos decorativos preenchendo recantos. E molduras antigas formando um fundo para a mesa do bolo.
Agora, use todas as dicas que recebeu para criar seu próprio casamento dos sonhos! Provamos que dinheiro não será problema. Basta muita boa vontade.
Planeje bem o cenário e busque tudo que estiver ao seu alcance, e dentro do seu orçamento, para criar as condições perfeitas para que o local de sua festa fique bonito e agradável.
Estas dicas de decoração para casamento em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário