Tesouro Direto: o que acontece com meu dinheiro quando o título vence?

08 de October | 2024

Um dos tópicos que mais provoca dúvidas entre quem pensa em investir no Tesouro Direto é como tirar o dinheiro de lá. E isso pode acontecer de duas maneiras: na data de vencimento ou no resgate antecipado. Mas afinal, o que deve ser feito quando o título do Tesouro vence? E se eu precisar tirar o dinheiro antes dessa data, o que acontece?

Bom, para começo de conversa, é preciso levar em consideração de qual tipo de Tesouro nós estamos falando. Isso porque um Tesouro IPCA+, por exemplo, se comporta diferente de um Selic. Mas, por regra, todos eles terão uma data de vencimento definida no momento da compra — e não dá pra dizer que não sabia disso depois.

Por Me Poupe!

O que acontece quando o título do Tesouro Direto vence?

A data de vencimento funciona como uma “data limite” para aquele dinheiro que está investido. Isso significa que, no dia que está determinado no seu título, você receberá de volta o dinheiro investido acrescido dos juros e descontado dos impostos. Ele vai cair bonitinho na conta da corretora de valores que você escolheu para intermediar esse investimento.

A partir daí, a escolha do que fazer com esse dinheiro é sua: você pode usar os recursos em benefício próprio (com aquela meta que você tinha definido para esse investimento lá atrás) ou reinvestindo em outro título, se for o caso de uma reserva de emergência, por exemplo. Então, se você tinha um Tesouro Selic 2024 e ele venceu nesse ano, você poderia optar por reinvestir esse dinheiro no Tesouro Selic 2027 ou 2029.

E se eu quiser resgatar o dinheiro antes do vencimento do título?

Aí depende de qual tipo de título você comprou. Se ele for um Tesouro Prefixado ou um Tesouro IPCA+, você pode perder dinheiro. Vamos pensar aqui comigo:

Quando você compra títulos de Tesouro Direto, está emprestando dinheiros para o Governo. É como se vocês dois firmassem um combinado de que aquele valor vai ficar disponível até a data que foi definida. Se você decidir vender antes, está “quebrando o contrato”, e o Tesouro vai te pagar quanto aquele papel estiver valendo naquele dia, que pode ser mais ou menos do que a rentabilidade que você contratou.

Vamos supor que você comprou um título com uma taxa de 8,0% ao ano a R$ 900,00. Mas, daqui um ano, a taxa de juros básica do país e a inflação mudaram e, agora, aquele mesmo papel valeria menos. Essa é a chamada marcação à mercado e a única forma de se proteger dela é cumprir o seu lado do acordo e deixar o dinheiro investido até a data de vencimento.

A única exceção para essa regra é o Tesouro Selic, em que você não perde rentabilidade ao resgatar antes da hora. Isso porque o título tem rentabilidade diária e suas oscilações são bem menores do que a dos outros ativos do tipo. É por isso que ele é o mais indicado para a reserva de emergência, já que você pode precisar do dinheiro a qualquer momento!

Como tirar o dinheiro do Tesouro Direto?

O processo é muito simples e sem sofrimento. Acompanhe o passo a passo:

  1. Entre na sua plataforma de investimentos;
  2. Verifique quais são os títulos que estão sob a sua custódia e os valores equivalentes;
  3. Escolha a opção “Resgate”;
  4. Você tem a opção de resgatar o valor integral ou parte dele;
  5. Pronto! Agora é só esperar o prazo de liquidação e o seu dinheiro vai ficar disponível na conta da corretora.

Importante! O Tesouro Direto funciona em dias úteis, das 9h30 às 18h. Isso significa que, caso você solicite o resgate durante o fim de semana ou em feriados, o dinheiro só será liquidado no próximo dia útil.

Aprenda tudo sobre Tesouro Direto com o Me Poupe+

Quem é aluno do Me Poupe+ tem acesso a um curso completo sobre Tesouro Direto para aprender tudo sobre esses títulos no detalhe com a nossa musa das finanças, Nath Arcuri. Com o jeitinho Nath de ser e muito bom humor, você aprende com a metodologia que já desfudeu milhares de Me Poupeiras! e Me Poupeiros! desse Brasilzão.

Me Poupe+: seu streaming de finanças favorito

E não para por aí não: você terá acesso a todos os cursos da Me Poupe! em um só lugar e vai descobrir na prática para onde todo o seu dinheiro está indo. E melhor: como fazer essa grana sobrar todo mês para investir certo e conquistar a sua independência financeira. AH-QUE-FESTA da riqueza! Clique aqui e conheça a nossa oferta.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário