Nômade digital: 4 dicas babadeiras para se planejar financeiramente e viver viajando

26 de September | 2024

Conhecer outros países faz parte dos sonhos da maioria das pessoas. Mas já pensou em poder se jogar como nômade digital e viajar 365 dias por ano? Sim, é possível! Para isso, você precisa se planejar antes e durante essa aventura!

Meu nome é Gean Duarte, sou especialista em renda fixa na Me Poupe! e vivo uma vida totalmente nômade há mais de 2 anos. Nesse blog, além de 4 dicas financeiras babadeiras, quero compartilhar as minhas vivências positivas e alguns desafios desse estilo de vida com você. Bora se jogar na leitura?

Por Gean Duarte!

#Dica 01: Crie uma meta financeira chamada “vida nômade”

Eu sempre quis viajar pelo mundo, conhecer culturas diferentes e sair da minha bolha social. Pensar nesse tipo de experiência fazia o meu coração vibrar! Por muito tempo, eu tive um desejo ardente de poder viajar e esse era o meu maior sonho.

Mas enquanto eu só sonhava, nada se concretizava. Quando a educação financeira entrou na minha vida, a chavinha virou e eu aprendi a transformar os meus sonhos em metas. Foi então que eu entendi que com planejamento, tempo e juros compostos seria possível me jogar no mundo com a minha mala e o desejo de viver as melhores experiências da minha vida!

Portanto, se você quer viver como nômade digital, também vai precisar aprender a transformar os seus sonhos em metas financeiras. Não sabe como? Bora que a Bixa nômade te ajuda! Para começar, responda essas perguntinhas:

  • Como vou ganhar dinheiro enquanto viajo?
  • Preciso desenvolver meu trabalho online antes de me jogar nessa aventura?
  • Vou tirar um ano sabático ou contar com renda ativa?

Essas respostas serão importantes para montar o seu planejamento. Se você optar por não manter uma renda ativa enquanto estiver viajando, por exemplo, vai precisar de uma reserva financeira para se manter pelo tempo que deseja viajar. Por outro lado, se tiver uma renda, vai precisar se planejar para que o seu novo custo de vida viajante caiba nela.

Importante! Ainda que você mantenha uma renda enquanto viaja, eu recomendo que você construa uma reserva de emergência para imprevistos. Com uma vida tão dinâmica, os imprevistos são quase uma certeza. Não sabe como fazer isso? Baixe o nosso e-book gratuito e aprenda a calcular quanto você deve investir e onde deixar esse dinheiro.

A sua primeira tarefa é calcular esses valores e começar a investir todos os meses para esse objetivo. Com uma meta financeira bem definida, é muito mais fácil abrir mão de coisas supérfluas de curto prazo para priorizar a realização do seu sonho.

Aliás, eu aconselho que você pare de comprar coisas sem utilidade a partir de agora. Afinal, isso tudo nem vai caber na sua bagagem. Comece a focar em experiências, pois você vai carregar muitas! 

#Dica 02: Aprenda a se planejar financeiramente

Se você quer viver como nômade digital sem perrengues, ter controle sobre o seu dinheiro é fundamental. Comece desenhando um planejamento financeiro considerando esse novo estilo de vida e os imprevistos que podem surgir. Visualizar a sua vida no longo prazo será fundamental para que você não precise abrir mão do seu sonho antes do tempo.

Faça o simples bem feito! Papel e caneta, uma planilha financeira ou um aplicativo de finanças podem te ajudar muito nessa missão. O mais importante é ter consciência de todos os seus gastos mensais e resolver aquele mistério que te assombra todo mês: para onde foi todo o meu dinheiro? OMG!

Uma técnica interessante para conseguir investir todos os meses é se pagar primeiro, assim que o seu salário cair na conta. Antes mesmo de pagar qualquer despesa do seu orçamento, transfira o valor da sua meta para a sua corretora de valores. Dessa forma, você será obrigado a se virar com o dinheiro que sobrou e não coloca o seu sonho em jogo!

Se possível, programe um pix automático para a sua corretora todos os meses no dia em que o salário cai na conta. Assim, você se blinda da gastona que aterroriza a sua mente.

#Dica 03: Use os investimentos para meter o pé no acelerador até os seus sonhos!

Com a sua meta definida e o planejamento financeiro em dia, é hora de fazer o dinheiro trabalhar para você. Além do valor necessário, você precisa estabelecer a data em que passará a viver como nômade digital. É com base nela que você vai buscar os melhores investimentos.

Para o objetivo de reserva de emergência, você pode apostar em um Tesouro Selic ou em um CDB com liquidez diária que pague no mínimo 100% do CDI. Esses títulos são os matchs perfeitos para construir a sua segurança financeira para possíveis imprevistos. 

Já para a sua reserva sabática, investimentos de renda fixa, como CDBs, LCIs e LCAs com vencimentos próximos à data em que você deseja realizar o seu objetivo são ótimas opções para você arrasar com os juros compostos. Com a taxa Selic ainda elevada, os investimentos atrelados ao CDI ou os prefixados com boas taxas são ótimas opções.

Ah, sempre busque esses investimentos em corretoras de valores, porque o Sidnelson não costuma oferecer taxas atrativas! Ele está muito mais preocupado em cumprir as metas dele do que realizar os seus sonhos. #PRONTOFALEI

Me Poupe+: seu streaming de finanças favorito

#Dica 04: Use técnicas para economizar na viagem: 

É muito importante que você seja fiel ao seu planejamento financeiro e às suas metas enquanto vive como nômade digital. Por isso, vou deixar algumas técnicas que eu uso para economizar e manter o orçamento dentro do estipulado:

Guarda-roupa inteligente

Você não terá muito espaço para carregar um guarda-roupa inteiro na bagagem. Por isso, opte por roupas e calçados de qualidade e em cores neutras, que combinem com tudo. Carregue no máximo dois pares de sapato: um para exercícios e outro coringa, que vá bem em qualquer ocasião.

Tenha um plano B

Quando eu decidi ser nômade digital, optei por me desfazer de todos os meus custos fixos, como o meu apartamento e todos os meus móveis. Mas, caso eu decida voltar a morar em um lugar fixo em algum momento, o dinheiro que eu consegui com a venda desses bens está investido e rendendo juros para que eu possa comprar tudo novamente.

Hospedagem mais em conta

Se privacidade é importante para você, escolha espaços inteiros no Airbnb. A dica de milhões é sempre pedir desconto para o anfitrião no chat antes de fechar a hospedagem. Eu quase sempre consigo ótimos descontos!

Agora, se a sua vibe for mais do agito e fazer amizades, hostels são boas opções, além de custarem mais barato. Mas tenha em mente que caso você tenha uma rotina de trabalho remoto, um lugar mais agitado pode ser um problema.

Sempre pesquise muito sobre o seu próximo destino antes de viajar e avalie também a possibilidade de ficar na casa de amigos ou conhecidos para economizar.

Cuidado com as armadilhas para turistas

Se você tem vontade de ficar em uma cidade muito turística, como Paris, prefira ir na baixa temporada. Dessa forma, você economiza muito com hospedagem e alimentação. Fuja daqueles centrinhos que só servem comidas caras e explore estabelecimentos locais. Além de economizar, você vai ouvir boas histórias e comer muito bem.

Transporte

O transporte público sempre será a melhor opção para economizar. Dedique um tempo para entender como funciona o sistema do lugar em que você pretende ficar e conhecer as melhores linhas de trem ou ônibus próximas da sua hospedagem. Para garantir um pouco mais de conforto, busque também por gift cards que dão cashback em aplicativos de transporte.

Sem presentinhos

Por mais que sinta vontade, evite comprar presentes em viagens. Além de custarem caro, eles ocupam um espaço importante na sua bagagem (que já é limitada).

Sem cartão de crédito

Caso o seu destino seja internacional, sempre opte por fazer o câmbio com antecedência. Apesar de cômodo, você vai pagar muito mais impostos usando o cartão de crédito internacional. Além disso, você também fica sujeito às flutuações da moeda, que pode aumentar durante a viagem.

Educação financeira em primeiro lugar

Ter vivido essa experiência como nômade digital é algo que acrescentou demais para a minha vida e realmente me sinto realizado! Mas nada disso teria se concretizado se eu não tivesse desenvolvido minha consciência e inteligência financeira.

Portanto, não subestime o poder de fazer o simples bem feito e dê o primeiro passo. Respeite o seu processo e as circunstâncias da sua vida, mas saiba que a educação financeira pode te ajudar a criar a vida que você deseja ter. Falo por experiência própria! 

Me Poupe+: seu streaming de finanças favorito

| Conheça o Me Poupe+, o maior streaming de finanças do mundo. Estude com professores especialistas sobre finanças, economia, impostos, investimentos e tudo mais que você sempre quis saber. Aprenda com uma metodologia descomplicada e muito bom humor, em aulas curtas e que podem ser consumidas de qualquer lugar. Clique aqui e conheça a nossa oferta especial.

Um beijo da Bixa e até o próximo blog!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário