Complemente a sua renda com o novo Tesouro RendA+

14 de January | 2023

Tesouro RendA+ é uma opção que promete ajudar no complemento da aposentadoria. Saiba mais aqui!

Por Me Poupe!

Planejar a aposentadoria e garantir ganhos acima da inflação é possível? Com o Tesouro RendA+ sim!

Esse novo produto do Tesouro Direto, que será lançado no próximo dia 30, promete ser um grande aliado na hora de definir o complemento aos ganhos que você terá do governo quando se aposentar.

Justamente com esse papel o investidor pode planejar uma data para aposentadoria e garantir o recebimento de uma renda acima da inflação pelo período mínimo de 20 anos.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre o Tesouro RendA+ e mostrar alguns dos benefícios desta nova opção.

O que é o Tesouro RendA+?

O Tesouro RendA+ é uma nova modalidade lançada pelo Ministério da Economia. Ele tem um objetivo principal: servir como renda complementar para a aposentadoria das pessoas.

Como surgiu o Tesouro RendA+?

O novo título foi lançado numa parceria da Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Previdência (Sprev) e com a B3. Ele foi instituído pelo Decreto n° 11.301, de 21 de dezembro de 2022, que inclui a Nota do Tesouro Nacional Série B Subsérie 1 – NTN-B1.

Para quem é o Tesouro RendA+?

O Tesouro RendA+ é uma opção para qualquer pessoa que deseja complementar a aposentadoria. Lembre-se que a previdência pública funciona como uma espécie de seguro que garante renda do trabalhador e de sua família em casos de doença, acidente, gravidez, morte ou idade avançada.

Devo escolher o Tesouro RendA+ ou um plano de previdência privada?

Depende! Especialistas ouvidos pela Infomoney explicam que é preciso avaliar caso a caso por um ponto principal: cada plano de previdência possui características específicas, como as taxas de carregamento e de administração.

O veículo também indica que o Tesouro RendA+ é uma aplicação exclusivamente de renda fixa, enquanto os planos de previdência podem fazer investimentos em outras classes de ativos, como ações, moedas e no exterior.

Quais as principais diferenças entre o Tesouro RendA+ e outros títulos do Tesouro?

A principal diferença entre o Tesouro RendA+ e outros títulos é a forma de resgate das modalidades de investimento.

Em entrevista ao G1, Pierre Oberson, professor de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que as principais diferenças estão na modalidade de resgate.

Dessa forma, o resgate dos títulos existentes hoje em dia são realizados na data de vencimento. Nesse dia, o investidor recebe de volta o que investiu mais sua remuneração. Já no Tesouro RendA+ o resgate se dará em parcelas mensais, pelo período de 20 anos e corrigidas pela inflação.

Quais são as vantagens do Tesouro RendA+?

A principal vantagem em comparação com os títulos que já existem é a possibilidade do planejamento de renda por 20 anos. E o melhor: com a correção pela inflação.

Isso facilita a organização de quem quer ter uma renda de maneira planejada, fácil e sem burocracia. Além disso, outra vantagem envolve o baixo custo e seguros, uma vez que são títulos emitidos pelo governo.

Quais são as desvantagens do Tesouro RendA+?

Em entrevista à Infomoney, Luciana Seabra, analista de fundos de investimento e previdência, a principal desvantagem do Tesouro RendA+ em relação a um plano de previdência está na tributação.

O investidor não poderá deduzir o valor investido da base de cálculo do Imposto de Renda, como acontece nos planos de previdência do tipo PGBL.

E fora isso, a menor alíquota possível de IR cobrada sobre o rendimento do título público é de 15%, ante 10% na previdência privada para quem escolhe a tabela regressiva (após dez anos da aplicação).

Já ao G1, o professor Pierre Oberson destaca que o investidor ficará exposto às condições do mercado, o que pode fazer com que a remuneração seja superior ou inferior àquela pactuada quando foi feito o investimento.

E em caso de morte, o que acontece com os títulos comprados?

Em caso de morte, os títulos ficam com os herdeiros. Também é possível que a pessoa que for receber a herança faça o pedido de alteração do nome do título, mas isso dependerá do que a instituição de investimentos dispõe em seus regulamentos internos.

No entanto, a maioria das empresas costumam dar aos beneficiários a opção de liquidar as aplicações em nome da pessoa falecida e receber o montante ou só mudar o nome do titular.

Como funciona o pagamento?

O fluxo de renda mensal será proporcionado pelo acúmulo de títulos ao longo dos anos. Ele será corrigido mensalmente pela inflação, garantindo o seu poder de compra.

O valor investido será sempre devolvido em 240 prestações mensais (20 anos), que amortizam o fluxo investido no período de acumulação. Inicialmente serão ofertados oito títulos, com o primeiro vencimento em 15 de janeiro de 2030.

Complemente a sua renda com o novo Tesouro RendA+

Existe cobrança de Imposto de Renda desse papel?

Sim. A tributação do Tesouro RendA+ vai seguir as regras da tabela regressiva do Imposto de Renda. Isso significa que:

Complemente a sua renda com o novo Tesouro RendA+

Como investir no Tesouro RendA+?

O investimento deverá ser feito diretamente no site do Tesouro Direto. A compra poderá ser feita em múltiplos de R$ 1 mil. Até a data escolhida para começar a receber os pagamentos, será possível fazer novas compras do título, inclusive com agendamento de compras mensais.

Quais são os benefícios do Tesouro RendA+?

Assim como os produtos tradicionais do Tesouro Direto, o Tesouro RendA+ oferece uma maior segurança e estabilidade que já conhecemos da renda fixa.

No entanto, essa nova opção traz alguns benefícios diferentes em relação aos produtos lançados até então. Dá só uma olhada:

Liquidez

Os títulos do Tesouro RendA+ possuem carência de 60 dias. Após esse período, você poderá vender seus títulos ao preço de mercado para se planejar financeiramente.

Variedade

Existem 8 títulos diferentes do Tesouro RendA+, o que torna mais fácil para o investidor escolher o que mais se encaixa nos seus planos.

Renda Extra Futura

Para te ajudar com as despesas ou mesmo gastar como quiser. 

Investimento com custo zero

Os investidores que levarem os títulos do Tesouro RendA+ até o vencimento terão isenção da Taxa de Custódia nos pagamentos mensais futuros de até 6 salários mínimos.

Acessível

Você pode começar a investir no Tesouro RendA+ com aproximadamente R$ 30. Proteção contra a inflação O salário que você receberá por 20 anos é mensalmente corrigido pela inflação. Ou seja, seu poder de compra está garantido ao longo do tempo, dando muito mais segurança para você planejar seu futuro.

Rentabilidade

Com o Tesouro RendA+ você garante rentabilidade acima da inflação, com uma taxa de juros real fixa, que proporciona um excelente resultado ao final do período de investimento.

Fácil de investir

Com a calculadora do Tesouro RendA+, que você pode acessar aqui, é possível simular quanto e por quanto tempo vai precisar investir para atingir sua meta de renda no futuro.

Quer conhecer mais sobre o Tesouro RendA+? Dá o play e assista à entrevista que nossa musa das finanças fez com Paulo Valle, Secretário do Tesouro Nacional.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário