Sua empresa não está segura! Conheça 3 dicas pra reforçar a proteção dos seus dados

30 de September | 2022

Para tornar esse processo mais eficiente, é preciso decidir quais são as medidas direcionadas para a segurança digital e cibernética que contemplam pessoas, processos e tecnologia

Por Me Poupe!

Você com certeza já deve ter ouvido aquela história de que com a popularização e crescente da tecnologia e da internet, a preocupação com a segurança dos dados também foi crescendo.

Mas, antes de seguirmos, quero te fazer uma pergunta: o que você faz para deixar os dados da sua empresa mais seguros?

É importante entendermos que uma empresa – por menor que ela seja até grandes multinacionais – possuem um recurso que, muitas vezes, possuem diferentes graus de compreensão e facilidade de uso da tecnologia: pessoas.

E foi pensando nisso que produzimos esse post para te ajudar a entender por que você deve se preocupar com a segurança de dados da sua empresa e separamos 3 dicas para você proteger ainda mais o seu negócio.

Vem com a gente!

Por que a segurança de dados não deve ser ignorada?

Independente do tamanho da empresa, a segurança de dados não deve ser deixada de lado.

Ah, Me Poupe!, isso é óbvio para empresas gigantes! Eu tenho uma empresa familiar, não preciso me preocupar com isso!”

Aí você está enganada, querida criatura. Você DEVE se preocupar com isso também. 

Mesmo que você seja um microempreendedor individual ou uma microempresa, o fluxo de dados e informações sigilosas é alto. Você tem informações sobre as estratégias dos clientes, planilhas com planejamento e controle financeiro, contratos com fornecedores…

Dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece, existem coisas sigilosas aí!

Com certeza você já viu no noticiário histórias de empresários que foram vítimas de ataques cibernéticos e tiveram grandes prejuízos financeiros. No entanto, pouco se fala sobre os motivos envolvidos em cada caso. Há situações em que o erro cometido na segurança de dados é interno e envolve planejamento incompleto para a segurança de dados, treinamento inadequado da equipe, a inexistência de normas de segurança dentro da empresa e o uso inadequado de ferramentas adequadas para compartilhar informações.

3 dicas para proteger sua empresa 

Foi com isso em mente que separamos essas 3 dicas para que você torne ainda mais seguro e eficaz a proteção dos dados do seu negócio. Confira:

Dica 1: Use a tecnologia!

Muita gente ainda pensa que a tecnologia pode ser a grande vilã quando a questão é segurança. Alguns dizem que ela permite que uma pessoa acesse um determinado aplicativo de mensagens e roube todas as informações ali presente. Mas, a realidade é completa oposta. A tecnologia pode ser uma grande aliada da maioria das empresas.

Quando pensamos em aplicativos de mensagem, por exemplo, a primeira opção que aparece na cabeça das cabeças é sempre o WhatsApp. Mas o Microsoft Teams é uma solução completa e segura.

O software é um espaço de trabalho completo que integra quase todas as ferramentas disponíveis no Microsoft 365. Assim, os usuários utilizam um único lugar que vai muito além do chat e de reuniões.

O Teams permite gravar conteúdos, armazenar e compartilhar arquivos, criar equipes e projetos e outras inúmeras funções. Ele também possui integração com os apps mais comuns da Microsoft, como o pacote Office, Sharepoint, Planner, Forms, Power BI, entre outros, e ainda tem integração com centenas de apps de outros desenvolvedores.

Dica 2: Fique de olho na legislação

Enquanto empresa, você não deve se atentar apenas aos dados do seu negócio. Também é preciso observar a privacidade dos seus colaboradores – e mostrar que essas pessoas também são responsáveis pela segurança dos dados da empresa.

Muitos pontos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já constituem boas práticas na segurança da informação. Uma dinâmica fundamental de TI, por exemplo, é a garantia de prevenção à fraude, o que assegura a integridade dos dados. E esta prática já está prevista na LGPD.

Uma pesquisa de 2019 do Serasa Experian mostrou que 81% das grandes organizações já estavam conscientes de que haveria impacto sobre os recursos tecnológicos para assegurar a conformidade estabelecida pela LGPD.

Porém, é preciso decidir quais são as medidas direcionadas para a segurança digital e cibernética que contemplam pessoas, processos e tecnologia. Por isso, o ideal é contar com serviços, aplicações e soluções que se fundamentam em segurança da informação e LGPD.

Por exemplo, quando falamos em dados armazenados em infraestrutura local, entendemos que eles precisam de uma camada de proteção adicional para criptografar arquivos.

Já para dados armazenados em dispositivos móveis, é possível utilizar recursos de gerenciamento que movem a camada de criptografia para os aplicativos e aplicam controles adicionais sobre o compartilhamento.

Em qualquer caso, a conformidade com a LGPD deve levar em consideração governança, conformidade documental (adequação jurídica de termos, contratos e políticas de privacidade e de proteção de dados) e conscientização.

Dica 3: Tome medidas para evitar vazamentos de dados!

Quando pensamos no vazamento de dados, existem uma série de informações sensíveis que não prejudicam apenas a empresa, mas todos que estão ao redor dela.

Normalmente, nessas situações nos deparamos com dados como:

  • identificadores pessoais, como CPF, CNH e identidade;
  • Informações da empresa, como lista de clientes, dados cadastrais de cada consumidor e contratos com empresas parceiras;
  • números e informações sobre cartão de crédito;
  • processos de fabricação de produtos;
  • código-fonte de software;
  • folha de pagamento de funcionários, entre outros.

Para evitar que isso aconteça, ter algumas boas práticas é fundamental. As mais comuns – e extremamente importantes para o seu negócio! – são:

  • Utilizar senhas fortes que dificultem a descoberta por criminosos e máquinas automatizadas. Anota essa dica aí: crie senhas com, pelo menos, 8 caracteres, sempre misturando números, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
  • Adote a autenticação de dois fatores, uma estratégia que cria uma camada adicional de segurança e dificulta o acesso a contas, já que o invasor não vai ter acesso ao SMS ou aplicativo de ativação.
  • Tenha um controle de acesso, que consiste em qualquer mecanismo ou equipamento que permite o acesso ao sistema mediante a comprovação de que o usuário está devidamente autorizado. Isso pode ser feito através de reconhecimento facial ou por voz, biometria e escaneamento da íris do olho. Não é magia, é tecnologia!
  • Treine suas equipes sempre! Capacitá-las ou atualizá-las em relação às novidades do mercado de segurança da informação é super importante para garantir que as pessoas usem os recursos oferecidos pela empresa de uma maneira saudável e segura. Oferecer treinamentos das ferramentas utilizadas pela empresa também é uma boa prática e ajuda a explorar os recursos de uma maneira mais inteligente.

Existem várias estratégias que podem ser seguidas para garantir a segurança dos dados da sua empresa. Porém, é muito importante contar com ferramentas que tenham na sua essência a segurança e privacidade dos dados.

O Microsoft 365 se adapta a qualquer sistema operacional (Windows, macOS, Android ou iOS) e apresenta diversas vantagens como:

  • Gerenciamento de tarefas para uma melhor gestão de tempo e organização de compromissos;
  • Proteção de arquivos importantes por recursos avançados de segurança;
  • Incentivo à produção em colaboração simultânea, possibilitando que, em qualquer projeto, todos os envolvidos na equipe possam trabalhar junto com outras pessoas ao mesmo tempo, compartilhando ideias e planos de forma mais eficiente;
  • Acessibilidade e inclusão para todos os níveis de know-how, oferecendo a ajuda necessária para facilitar a produção de qualquer usuário, independentemente de seu conhecimento ou habilidade em relação ao Microsoft 365;
  • Flexibilidade das conexões interpessoais, mantendo o contato de um grupo em reuniões, conferências ou conversas, em qualquer dispositivo (celular, tablet ou desktop).
  • Criação criativa por meio dos diversos conteúdos exclusivos e isentos de royalties disponibilizados, como modelos, fotos, ícones, fontes, entre outros;
  • Suporte técnico contínuo por meio de chat ou telefone.

E olha só essa novidade: até o dia 30/09, a Me Poupe! te garante uma oferta exclusiva na contratação do Microsoft 365. E o melhor: você terá direito a treinamento gratuito para a empresa que fechar a compra + desconto exclusivo.

E, para os 100 primeiros que fecharem a compra com a Lattine – parceiro Microsoft certificado -, você também leva um moletom exclusivo. O que tá esperando? Clique aqui e saiba mais.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário