Preço da gasolina: como é calculado?

20 de September | 2022

Spoiler: não são os impostos que aumentam o preço da gasolina no país!

Por Me Poupe!

Um dos aumentos que mais causou impacto no bolso daquelas pessoas que dependem de automóveis para trabalhar foi com o combustível. Em junho, a gasolina teve um aumento de 5,18%, enquanto que o diesel subiu 14,26%. Esses saltos – que aconteceram por meses – levaram a um embate político sobre a gestão de preços praticada pela empresa.

Mas, você sabe como é calculado o preço da gasolina e por que acontecem todos esses aumentos? Fica com a gente neste texto que vamos te explicar tudo!

Por que o preço dos combustíveis subiu tanto?

Os preços dos combustíveis foram pressionados por uma série de fatores, como a retomada econômica depois da fase mais crítica da pandemia do Covid-19, a guerra na Ucrânia e, claro, os impostos cobrados no país.

Vamos detalhar cada um deles a seguir:

A pandemia afetou no preço da gasolina?

Sim! Um dos primeiros impactos no preço dos combustíveis é a retomada do crescimento econômico global em 2021. No ano anterior, aconteceu uma contração em função da pandemia de Covid-19.

E olha só: segundo uma matéria publicada no G1, essa retomada aumentou a demanda pela commodity. Essa ação, consequentemente, joga os preços internacionais do petróleo lááááá pra cima.

Só que, na outra ponta, a Opep, que é o grupo dos grandes produtores de petróleo, ainda não retomou o mesmo nível de produção de antes da pandemia. Isso faz com que a oferta não cresça no mesmo ritmo da demanda!

E a guerra da Ucrânia?

Também!
A guerra na Ucrânia e as sanções ao petróleo da Rússia reforçam ainda mais a pressão de inflação sobre os combustíveis, já que reduziram ainda mais a oferta e prejudicaram as cadeias de distribuição.

Aumentou o dólar, aumenta a gasolina?

Pra melhorar o cenário (leia isso com ironia!), os combustíveis comercializados aqui no Brasil sofrem ainda com o aumento do dólar. Como o barril é cotado lá fora na moeda norte-americana, ele fica mais caro conforme o real fica mais fraco.

Mas e os impostos e tributos?

Embora sejam apontados como culpados pela alta, os impostos e tributos não sofreram majoração. Mas, como eles são cobrados como um percentual do preço dos combustíveis, o consumidor também paga mais em impostos quando o preço sobe.

Como é calculado o preço da gasolina no Brasil?

Apesar da Petrobras não ter monopólio sobre o refino no Brasil, ela ainda é a principal fornecedora de combustíveis no país. E o que isso significa? Que os preços praticados pela empresa refletem sobre toda a cadeia!

“Mas, Me Poupe!, como os preços são definidos pela Petrobras?”

Presta atenção, criatura: a definição dos preços é ditada, principalmente, pelos valores praticados em suas refinarias. Porém, parte da distribuição é feita por empresas privadas e importadoras.

É por isso que, lá em 2016, foi instaurada a Política de Paridade de Preços Internacionais (PPI). Com isso, a Petrobras tenta igualar o preço da gasolina na refinaria com o valor internacional. Ou seja, os reajustes acontecem em função das oscilações dos preços do petróleo e do câmbio.

Por isso, além de impostos como ICMS, PIS/Pasep, Cofins e Cide, a diferença entre os preços das refinarias para o preço cobrado do consumidor sofre influência dos lucros do produtor ou importador, custo do etanol anidro (no caso da gasolina) e do biodiesel (no caso do diesel), além das margens do distribuidor e revendedor.

Viu como os impostos não são os verdadeiros vilões nessa situação? Eles acabam seguindo as outras tendências e, consequentemente, aumentam ainda mais o valor de um produto que já está caro!

É isso que a Nath te conta no segundo episódio da série documental Os Caminhos do Dinheiro. Dessa vez, ela vai te dar a resposta para uma pergunta bem comum: os impostos são os verdadeiros vilões? Clique aqui e descubra!

Você também pode se interessar por:
O preço da gasolina subiu de novo? Veja como isso impacta o seu bolso
Lei da oferta e demanda? Recursos escassos? Vem que te explico
4 dicas práticas pra economizar combustível no seu carro


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário