Elimine gastos não-essenciais e economize MUITO dinheiro

25 de March | 2022

Sabia que pequenos hábitos do seu dia a dia, daqueles que parecem inofensivos, podem estar te impedindo de enriquecer? Por isso, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, vamos te mostrar uma técnica super eficaz pra fazer o seu planejamento financeiro e economizar dinheiro.

Por Me Poupe! | Publicidade

Se você não consegue investir todos os meses, se gasta mais do que ganha, se sempre se espanta com o valor da fatura do seu cartão de crédito ou se não sabe onde está indo parar seu salário todo mês, tá na hora de passar um pente fino na sua vida financeira!

Mas olha, não precisa se descabelar, porque a Me Poupe! tá aqui pra fortalecer a sua mente milionária e te ajudar a sair dessa situação! Vamos trazer técnicas valiosas pra fortalecer a sua organização financeira e, melhor, te fazer ECONOMIZAR!

Só que antes de seguirmos, queremos te lembrar que tem um episódio novo do Reality no ar! O lascado da vez é o Lucas, um eterno crianção que está passando por um verdadeiro DESFRALDE financeiro nas mãos da Nath. Clica aqui pra ver se ele já conseguiu colocar alguma dessas técnicas da desfudência pra rodar!

#1 Pente fino nas entradas e saídas

Fazer um bom planejamento financeiro requer uma dose de dedicação, mas a gente PROMETE que vale a pena. Se você for do tipo tecnológico, pode organizar os seus gastos direto numa planilha, mas se preferir o bom e velho caderno de controle, tá tudo certo também.

Pra começar, você deve listar todas as suas despesas e separá-las em categorias, como alimentação, educação, moradia, lazer, vaidade, etc. Assim, você consegue identificar o quanto gasta e com o que gasta, além de notar se está gastando mais do que pode e ligar o alerta de ajustes no orçamento.

Também é preciso abrir uma coluna pra incluir todas as suas fontes de renda nessa planilha financeira, pra que você possa saber exatamente o quanto tem entrado na sua conta. Alguns exemplos de fontes de renda são:

  • Salário fixo;
  • Aluguéis;
  • Pensões;
  • Freelas;
  • Atividades de renda extra.

Isto feito, tá na hora de estabelecer LI-MI-TES.

#2 Planejamento financeiro requer método

Pra conseguir fazer o seu dinheiro sobrar todos os meses, você precisa ter um bom planejamento financeiro, caso contrário, será difícil fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Com isso claro, a melhor forma de organizar as suas despesas é com a técnica 70/30, que a nossa musa Nath criou e a gente não cansa de repetir! 

Ela consiste em destinar porcentagens fixas da sua renda pros gastos essenciais, outra pros investimentos e uma última pras atividades de lazer. Dessa forma, você não só sabe o quanto pode gastar em cada setor, mas também consegue visualizar essa distribuição com mais clareza.

Em um planejamento financeiro ideal você destinaria:

  • 50% da sua renda pra pagar as despesas essenciais (como aluguel, alimentação, educação e transporte); 
  • 30% da sua renda pra investimentos (sim, é um valor considerável);
  • 20% da sua renda pra você gastar como você quiser (viagens, shows, encontro com os amigos).

#3 Mão na massa, adeus gastos superficiais!

Bom, a gente já falou sobre a análise do fluxo de entrada e saída mensal, já falamos sobre o método 70/30 – o mais eficiente na hora de dividir seu orçamento – e, agora, vamos olhar no detalhe aquilo que pode estar sugando o seu orçamento mensal: os gastos não-essenciais! 

Sim, aqui vai mais uma lição prática capaz de fazer com que os “pequenos gastos” se tornem “grandes investimentos”. 

  • Pegue o seu extrato bancário – aproveite os caixas eletrônicos do Banco24Horas pra fazer isso AGORA;
  • Pegue três canetas de cores diferentes – será uma pra cada tipo de gasto, por exemplo, azul pra despesas essências, preto pra gastos que podem ser reduzidos e vermelho pro que pode ser eliminado;
  • Conte com a ajuda da sua ou seu melhor amigo(a).

Vai funcionar assim: você tira o seu extrato bancário e entrega pra essa amiga ou amigo do bom-senso. Peça pra ela ler cada gasto que você fez no último mês e ir te perguntar se ele é essencial, se merece ser revisto e reduzido, ou se deve ser eliminado. Pra cada resposta, a pessoa que está te ajudando deve marcar o gasto com uma cor específica.

#4 Exterminando o não-essencial

Sua amiga começa a ler o seu extrato e o primeiro gasto que aparece lá é uma compra de supermercado, então, ela vai te perguntar se esse gasto é essencial, se ele pode ser reduzido ou eliminado. 

Digamos que você pode reduzir o valor das suas compras de supermercado, já que tem comprado itens que acabam perdendo no fim da semana. Então, a sua amiga ou amigo marca aquele gasto com a caneta preta.

O próximo gasto do seu extrato é o pagamento do seu condomínio, que é uma despesa essencial e que não pode ser reduzida, ou seja, esse gasto fica marcado com a caneta azul. O gasto seguinte é do pagamento de um serviço de streaming que você mal usa. Então, decide marcar essa despesa com a caneta vermelha.

Depois de passar por todos os itens do seu extrato bancário, você se dará conta do quanto tem gastado com itens não-essenciais e, melhor, o quanto conseguirá economizar todos os meses de agora em diante.

Mas olha, mais importante do que fazer o exercício, é assumir o compromisso consigo mesmo de colocá-lo em prática. Marcou com as canetas de reduzir ou eliminar? Então, faça acontecer! 

#5 Extra, extra: mais dicas pra economizar 

Além de analisar cuidadosamente os seus gastos no seu extrato bancário, também existem outras formas de economizar dinheiro que podem fazer uma grande diferença no seu orçamento.

A primeira delas é se programar pra sacar dinheiro em espécie e usar a técnica dos envelopes da Nath. Com o Banco24Horas você tem direito a 4 saques grátis por mês*, o que faz com que dê pra se organizar pra ter todo o dinheiro que vai precisar usar ao longo do mês em espécie.

Outro gasto não-essencial que você pode (e deve) eliminar da sua vida são os juros. Seja do cartão de crédito, do boleto esquecido, das parcelas com juros… Você PRECISA se organizar pra fazer os seus pagamentos em dia.

Agora que você já sabe como economizar dinheiro, vá até o caixa eletrônico mais próximo do Banco24Horas, retire o seu extrato e comece a analisar os seus gastos. 

*Resolução nº 3919/2010 do Banco Central do Brasil.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário