Golpes com PIX: conheça e evite cair nessa cilada!

23 de March | 2022

Em fevereiro, o Banco Central reportou um vazamento de dados cadastrais de mais de 150 mil clientes que fizeram pagamentos via PIX. Em paralelo, vez ou outra ficamos sabendo de novos golpes que estão sendo aplicados nessa modalidade. Mas e aí, como fugir dessas ciladas? Segue por aqui que eu te conto.

Por Fernando Jobs!

Uma coisa é fato: o uso do Pix facilitou a vida de muitos consumidores! Mas, como toda novidade, junto desse novo meio de pagamento surgiram novas formas de golpes. Como ninguém quer ser a próxima vítima, quero mostrar os tipos de golpes mais comuns e como se proteger deles!

Mas antes disso, vamos ao vazamento de dados

O Banco Central alegou que esses vazamentos aconteceram devido a falhas pontuais em sistemas da empresa e que o total de chaves potencialmente expostas é de 160.147, o que corresponde a 159.603 pessoas físicas. Isso ocorre porque uma pessoa pode ter mais do que uma chave PIX registrada e que é a segunda vez que um incidente como este acontece.

Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais – e nem outras informações sob sigilo bancário. As informações são de natureza cadastral, o que não permite movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seu banco, então fique alerta caso receba um aviso por qualquer outro meio de comunicação sobre isso, porque pode ser um golpe!

Outros tipos de golpes na praça

Geralmente, os golpistas de Pix, fazem a vítima fornecer informações sigilosas ou depositar quantias após receber falsas mensagens no whatsapp, links enganosos, entre outras formas. Separei alguns exemplos que estão acontecendo bastante nos últimos tempos. 

SIM Swap

Esse é um golpe em que o criminoso liga para a operadora, se passa pelo cliente e pede o cancelamento do chip e transferência de todas as informações da linha para um novo chip.

Assim, o golpista passa a receber ligações e mensagens que a vítima receberia, e tem acesso ao banco, redes sociais ou qualquer aplicativo que tenha sido programado para recuperar senha via SMS.

WhatsApp clonado ou perfil falso

O golpe do Whatsapp não é tão novo, mas ainda bastante comum! Aqui, é a instantaneidade da forma de pagamento que torna a ação mais eficiente.

Importante: não informar códigos ou outras informações sobre seu Whatsapp para desconhecidos e não transferir dinheiro para amigos ou conhecidos sem confirmar que realmente se trata da pessoa.

Páginas falsas para roubar dados

Em páginas falsas, são solicitados dados que permitem aos golpistas usarem o dinheiro da conta de forma indevida.

Orientação: Certificar-se de que você está realmente na página real e segura antes de inserir qualquer dado.

Falsas centrais de atendimento

Os golpistas criam contas no WhatsApp se passando por bancos ou outras instituições, solicitando informações sigilosas ou enviando links maliciosos. Desconfie sempre que receber links solicitando dados bancários.

E como se proteger?

O primeiro passo é sempre suspeitar de mensagens (SMS ou em aplicativos) enviadas por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados por esses números. Atenção redobrada também ao receber ligações de pessoas se passando por Bancos. Jamais forneça informações pessoais, códigos recebidos via SMS ou senhas bancárias, nem tampouco autorize acesso remoto ao aplicativo ou internet banking. É CILADA!

Tenha cuidado com e-mails e páginas falsas que tentam se passar por qualquer instituição financeira. E, por fim, uma dica óbvia mas nem sempre seguida é a de nunca utilizar senhas fáceis de serem descobertas.

Agora, aproveite pra compartilhar esse post com aquele seu amigo que precisa saber desta informação.

Até a próxima! 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário