A crise deixou muita gente numa situação complicada com dinheiro! E, nessas horas, é comum lembrar do FGTS na pandemia. E existem algumas situações em que você pode sacá-lo na pandemia! Mas não adianta nada sacar e não saber o que fazer com ele…
Por Me Poupe!
Mas é pra isso mesmo que eu tô aqui! Hoje, você vai saber o que fazer com esse dinheiro.
E eu sei: com essa crise, muita gente teve acesso a ele por ter perdido o emprego. Nessas horas, o desespero bate e você pode acabar tomando uma decisão da qual vai se arrepender depois. Por isso, continua lendo e confia: esses minutos podem te salvar de uma cilada!
Saque do FGTS na pandemia
Segundo a lei do FGTS, daria, sim, pra sacá-lo na pandemia. Ou melhor: em um estado de calamidade pública ou situação de emergência, e em até 90 dias após o decreto do Governo Federal. O Brasil já esteve nessa situação, mas, agora, não está mais. Então, essa não é uma possibilidade neste momento. Mas achei que valia a pena te contar, porque vai que isso muda!
Outra possibilidade é com o saque-aniversário. Nessa modalidade, você pode receber, um dinheiro extra vindo do FGTS no mês do seu aniversário. Mas atenção: não é o saque integral! O valor depende do quanto você tem lá, e pode ser de 5% + 2.900 reais até 50% do valor total. Além disso, ao pedir o saque-aniversário, você não poderá sacar tudo caso seja demitida e demitido!
Neste post, eu contei tudo sobre o saque-aniversario! Clique aqui pra ler!
Ainda existe a possibilidade de pedir o saque na íntegra se você estiver sem carteira assinada há pelo menos três anos, e o saque-rescisão, no caso de uma demissão. Por fim, caso você compre um imóvel, também pode usar o FGTS pra dar entrada nele.
Quem é mepoupeira e mepoupeiro raiz já sabe que nem sempre é vantagem financiar, e sim investir o dinheiro e pagar à vista! Neste link aqui, você encontra o simulador que eu desenvolvi e vai te mostrar se é o seu caso.
Claro que, a não ser que você passe por alguma das outras situações que falei, não dá pra simplesmente pegar o dinheiro e investir. Mas é importante que você SAIBA disso, pra poder escolher o que achar melhor pra você, certo?
Agora, vamos falar do que você pode querer fazer com essa bolada do FGTS!
Devo usar o FGTS pra pagar uma dívida?
Se a primeira coisa que veio na sua cabeça ao ver o quanto vai receber de FGTS foi acabar com essa dívida que todo mês leva um pouco do seu dinheiro, respira fundo, porque essa pode não ser a melhor ideia!
“Mas Me Poupe!, o valor do FGTS é exatamente o que falta pagar da minha dívida!“
RÁ! Aí que tá: se for pra pagar dívida à vista, é pra negociar, lembra??? E, nesse vídeo aqui, a Nath te ensina a fazer isso:
Mas, antes de bater o martelo na quitação dessa dívida, tem algumas outras coisas pra você pensar:
Como tá sua reserva de emergência?
Se a resposta for que ela está completíssima e bem linda rendendo em um investimento de liquidez diária, só esperando a hora de ir ao seu resgate (que é algo que a gente espera que nunca chegue, mas ela tá aí pra isso!), o próximo parágrafo não é pra você!
Mas, se não está, responda rápido: você tá conseguindo pagar todas as parcelas em dia? Isto é, sua dívida NÃO está atrasada? Se estiver com as parcelas todas em dia, continue pagando elas e use o FGTS na pandemia pra fazer sua reserva de emergência.
Afinal, se você pegou o FGTS inteiro, infelizmente tem boas chances de ter sido demitida e demitido. E, por isso, você PRECISA desse dinheiro até se reestabelecer!
Devo usar o FGTS pra quitar um financiamento?
A dívida que tá te tirando o sono é, na verdade, o financiamento da sua casa? Pode ser uma boa usar o FGTS pra se livrar disso. Mas ATENÇÃO! Tem duas coisas que você precisa ver:
- Primeiro, o CET, ou Custo Efetivo Total do financiamento. Ele, basicamente, é o quanto você paga de juros + taxas por ano.
- E, depois, qual a rentabilidade do investimento de longo prazo e baixo risco que você pode fazer com esse dinheiro!
SIM, mepoupeira e mepoupeiro, você pode investir esse dinheiro e, no longo prazo, ter o imóvel quitado e o dinheiro multiplicado pra realizar uma outra meta! Mas, antes de você se empolgar, deixa eu terminar de explicar…
Fazer essa “troca” da quitação do imóvel pelo investimento de longo prazo pode ser vantajoso caso o CET seja menor que a rentabilidade do investimento. Por exemplo, se o CET for de 9% e você encontar um CDB que renda 12% ao ano, pode ser mais interessante manter as parcelas do financiamento e investir!
Por outro lado, se o CET for maior do que a rentabilidade que você encontrou, pode ser melhor quitar! Afinal, você vai gastar mais todo ano com as parcelas do que esse dinheiro vai render. Mas, se esse for seu caso, SEMPRE negocie o valor!
AH! Se você ainda nem viu o CET do seu financiamento mas tá com os cabelos até dos sovacos em pé só de pensar nisso, dá uma olhada neste vídeo que separei pra você. Nele, a Nath explica como economizar MUITO dinheiro no financiamento imobiliário fazendo a portabilidade da sua dívida!
SIM, isso existe! E você nunca ouviu falar nisso porque ninguém quer que você saiba, mas eu quero, então vou te contar:
Devo usar o FGTS pra começar a empreender?
Até pode ser, mepoupeira e mepoupeiro padawan dos empreendimentos! Mas não pode ser SÓ isso. Afinal, você pretende usar o FGTS pra investir no seu negócio? Ou aproveitá-lo pra aumentar sua reserva de emergência e ter um colchão de segurança?
Por favor, eu não falei pra deixar o dinheiro no colchão, hein?? Neste post aqui, tem tudo que você precisa saber sobre reserva de emergência!
De qualquer forma, você precisa de uma META pra esse dinheiro. Se ele vai fazer parte da sua reserva de emergência, ela será pra quantos meses? Se vai ser pro seu negócio crescer, qual o retorno que você espera, e em quanto tempo?
Pra te ajudar no planejamento financeiro no começo do seu negócio, a Nath criou um curso, o Eu, Chefe de Mim, no qual divide as dicas que ela mesma colocou em prática pra criar a Me Poupe! Clica no banner pra conhecer:
Não faço a menor ideia do que fazer com o FGTS!!!!
Se você não tem dívidas, já tem sua reserva de emergência e não precisa do FGTS pra empreender, ou não tem vontade de empreender… O FGTS pode ir pro que você quiser!!!
Mas, antes de sair gastando tudo com filé mignon e blusinha, pense no que você REALMENTE quer. Talvez você queira filé mignon e blusinhas, mas, se for esse o caso, transforme-as em metas. Como tudo que você QUER, mas não PRECISA, não é urgente, entendeu???
Pra te ajudar nisso, a Nath deu uma repaginada na técnica das metas que ela desenvolveu. Você só precisa de papel, caneta e alguns potes pra organizar tudo. É mais fácil você assistir do que eu tentar explicar aqui, vai:
E então, mepoupeira e mepoupeiro, esse post te ajudou a dar um destino melhor pro seu FGTS na pandemia?
Lembre-se que não existe resposta certa ou errada. Existe o que você decide fazer com o conhecimento que tem! E, quanto mais conhecimento, melhores são suas decisões. Portanto, já pega o link desse post e manda pra todo mundo! Manda até no grupo do trabalho, porque nunca se sabe…
Brincadeira! Ou não. Você quem sabe.
Até a próxima, e lembre-se: tem pé na bunda que te empurra pra frente!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário