É golpe! Veja 3 golpes financeiros aplicados na pandemia

13 de April | 2021

Atenção, mepoupeira e mepoupeiro: esse é o post que pode te economizar uma GRANDE dor de cabeça!!! Tem gem gente querendo se aproveitar da pandemia pra te passar a perna!

Por Me Poupe!

Eu sei o que você tá pensando… Como pode ter gente tão MALVADA no mundo, a ponto de usar uma pandemia pra roubar dinheiro dos outros???? Mas, infelizmente, é isso mesmo: tem golpe novo na praça… E você precisa redobrar a atenção pra não cair!!!

Afinal, esses malfeitores fazem de tudo MESMO pra te enganar. Tanto que é muito fácil cair no papo e só depois perceber que foi golpe. Por isso, no fim do post, eu também vou te contar o que fazer se você foi vítima de um esquema desses!

É golpe! Veja 3 golpes financeiros aplicados na pandemia

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Pesquisa falsa da vacina: nem responda

Esse é um golpe que pode ter várias histórias. E hoje, com todo mundo esperando ansiosamente pela sua vez de vacinar, adivinha o que ele virou??? Isso mesmo: uma “pesquisa” sobre a “vacina” feita pelo “SUS” ou pelo “Ministério da Saúde”.

Escrevi tudo entre aspas que é pra deixar claro que não é nada disso, tá???

A história é a seguinte: alguém entra em contato com você pelo telefone dizendo ser do Ministério da Saúde, do SUS ou de qualquer outro lugar, e que está fazendo uma pesquisa. E a pesquisa é realmente convincente!

Então, depois de alguns minutos, a pessoa te pede pra confirmar o atendimento com um número que vai chegar por SMS. Só que, se você passar esse número pra ela, ELA TERÁ ACESSO AO SEU WHATSAPP!

É golpe! Veja 3 golpes financeiros aplicados na pandemia

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

É isso mesmo: do outro lado da linha, tem alguém com tudo prontinho pra “clonar” seu zap zap e tentar aplicar golpes nos seus amigos e familiares, fingindo ser você. Você já deve ter ouvido aquela história de alguém que recebeu uma mensagem de outra pessoa pedindo algum dinheiro pra pagar uma compra, que depois devolveria… E era golpe, né? 

Então, mesmo que esse golpe não tire dinheiro do SEU bolso, pode usar seu noma pra causar muita dor de cabeça pras pessoas que você conhece. Por isso, nunca confirme nenhum código dessa forma! Além disso, preste MUITA atenção na mensagem: se ela diz que é um “código do WhatsApp”, não é pra validar pesquisa nenhuma!

Cadastro do Pix por telefone? É golpe!

Essa aqui foi muito usada quando o Pix foi lançado, mas ainda tá sendo aplicada! Por isso, eu preciso que você saiba dela. Além disso, ela é MUITO bem feita!!!

Funciona assim: uma pessoa te liga fingindo ser do call center do seu banco. Você ouve no fundo um barulho que parece mesmo ser de um call center (e aqui já te dou um spoiler: dá pra achar esses sons bem facilmente na internet!).

Leia também: O Pix é seguro? Não caia em fraudes com o novo meio de pagamento! #TechDicas

Então, a pessoa oferece pra fazer o cadastro da sua chave Pix. E, se você passar pra ela seu email, CPF ou telefone, ela cadastra a chave na conta dela. Tá dado o golpe: qualquer dinheiro que você for receber, cai na conta do golpista!

Achou que esse golpe é fácil de perceber, né? Pois saiba que, além do barulho no fundo da chamada, esses golpistas ainda copiam a mesma gravação de espera do seu banco e até mascaram o número que estão te ligando, pra ser o número do atendimento que tá no seu cartão.

É golpe! Veja 3 golpes financeiros aplicados na pandemia

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

Imagina se toda essa esperteza fosse usada pro bem, né??? Ma, infelizmente, é pra tirar seu dinheiro. Então, fica de olho, porque eles podem, sim, tentar enganar!

Vale lembrar: cadastre o Pix só pela internet ou pelo app!

Se você ainda não cadastrou suas chaves Pix, lembre-se: nenhum banco vai entrar em contato pra te oferecer isso. Afinal, o cadastro é feito totalmente online, pelo netbanking ou pelo aplicativo do banco!

Por isso, mesmo que não tivéssemos a pandemia e o isolamento social, você NÃO precisaria ir até a agência pra cadastrar seu Pix. Se alguém te ligar dizendo ser do seu banco e te oferecendo esse cadastro, pode desligar o telefone na cara e sem dó: é GOLPE! 

Investimento milagroso? Foge!!

Em momentos de tanta incerteza como o que estamos vivendo hoje, muita gente entra em desespero pra ganhar mais dinheiro ou multiplicar o que tem, pra garantir uma reserva mais robusta caso precise no futuro.

Só que, como você sabe, não tem essa de dinheiro fácil! E é por isso que, há mais de cinco anos, eu te ensino todos os dias formas diferentes e seguras de ganhar mais dinheiro, investir, pedir aumento pro seu chefe, fazer sua reserva de emergência… Ter uma vida financeira saudável exige disciplina e consistência! Ou seja, é algo que você faz ao longo do tempo.

É golpe! Veja 3 golpes financeiros aplicados na pandemia

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “Paciência”

Só que tem pessoas que não tem essa paciência toda, e existem golpistas que prometem multiplicar o dinheiro delas rapidamente, com ganhos altíssimos e “garantidos”. Normalmente, esses golpes têm a ver com investir em ações ou em criptomoedas.

Como esses são assuntos que as pessoas não costumam conhecer muito a fundo, os golpistas (eles podem se chamar de coisas como “consultores de investimentos” ou “investidores particulares”, mas não são nenhuma delas!) conseguem enganá-las mais facilmente. Eles podem ter uma lábia incrível e muito convincente, usar imagens de ganhos que já tiveram, ou até relatos de pessoas que, supostamente ,tiveram muito sucesso ao deixar o próprio dinheiro na mão deles…

Agora, presta atenção no que a Me Poupe! vai te dizer: NINGUÉM cuida do seu dinheiro melhor do que você!!! E, por isso, dar o seu dinheiro pra outra pessoa investir é, por si só, uma ideia muito perigosa.

Afinal, você pode abrir sua conta numa corretora de valores e fazer seus próprios investimentos! Então, em primeiro lugar, por que pagar pra alguém fazer isso????

Eu já fiz post com passo a passo pra você começar a investir! Clica aqui pra ler! 

E, em segundo lugar, desconfie sempre de promessas de multiplicação do seu dinheiro ou de garantias de rentabilidade altíssima. Ainda mais se for na Bolsa de Valores ou em criptomoedas, que podem ser muito voláteis no curto prazo. Lembre-se do que o professor Mira sempre diz: renda variável é um investimento para o longo prazo!

“Mas Me Poupe!, eles têm imagens do home broker e gráficos que comprovam tudo…”

CUIDADO, mepoupeira e mepoupeiro. Tudo isso pode ser forjado pra te enganar. Na dúvida, desconfie. E, se a promessa é de algo que parece bom demais pra ser verdade, é porque provavelmente é.

Caí num golpe!! E agora???

Esse post chegou tarde demais e você caiu num golpe desse tipo??? Antes de mais nada, CALMA!

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

Em primeiro lugar, saiba que a culpa não é sua. Você foi uma vítima desse golpe, então você pode, SIM, denunciar e tomar providências pra tentar recuperar seu dinheiro.

O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, o famigerado BO! Não precisa ser presencial: dá pra fazer isso pela internet. O sistema muda de acordo com cada estado, então você pode procurar na internet por “boletim de ocorrência online” + “seu estado” pra encontrar rapidinho o site certo!

Depois, entre em contato com o seu banco e avise o que aconteceu, pra que eles tentem recuperar o dinheiro e bloqueiem qualquer movimentação de dinheiro que possa surgir. Você também pode registrar uma reclamação junto ao Banco Central, e até procurar um advogado especializado nesses tipos de golpe pra te orientar e te ajudar nos próximos passos.

Se você teve seu WhatsApp clonado, entre em contato com a sua operadora pra pedir a suspensão da linha imediatamente! Também mande uma mensagem para o suporte do WhatsApp explicando o que aconteceu, pra que a sua conta seja desativada temporariamente. E, claro, avise todo mundo você foi vítima de um golpe e qualquer mensagem recebida desde o dia “tal” não foi enviada por você.

Agora, que tal ajudar mais gente a desviar desses golpes??? Afinal, eles estão cada vez mais sofisticados – e perigosos. Portanto, copie o link deste post e mande em TODOS os grupos que você participa no WhatsApp!!!

Até a próxima, e lembre-e: na dúvida, desconfie!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

USTANE MARIA PINTO 22 de April | 2021

Muito boas todos os alertas pra gente ñ cair na lábia dos bandidos. Gratidão Nath, Deus te abençoe 🙏🌷🌷🌷🌷❤

Gle 20 de April | 2021

Muito bom!! (In)felizmente as pessoas confiam muito nas outras. E os malfeitores se aproveitam disso... Na reportagem sugiro adicionar na parte do WhatsApp, a verificação em duas etapas.