Tudo sobre o novo auxílio emergencial

20 de March | 2021

É oficial: o novo auxílio emergencial chegou! E, se você tá com a cabeça fervendo de perguntas sobre ele, pode se ajeitar na cadeira, porque eu tô aqui pra responder todas elas!

Por Me Poupe!

As palavras “auxílio emergencial” já são conhecidas das brasileiras e dos brasileiros desde o ano passado. Esse era o nome do benefício que o governo federal deu pra ajudar as pessoas a passarem pela pandemia e pela crise econômica.

Mas esse benefício durou até dezembro. Agora, o “novo auxílio emergencial” foi aprovado, e coloquei entre aspas porque ele tem, oficialmente, outro nome: PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial 186/2019.

Quer saber de quanto esse novo benefício será, como pedir e quando você poderá começar a recebê-lo? Então, continua lendo que vou te contar tudo!

Tudo sobre o novo auxílio emergencial

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

De quanto será o novo auxílio emergencial?

Em 2020, o valor inicial do auxílio emergencial era de 600 reais, e mães solteiras tinham direito a 1.200 reais. Esse valor foi pago de abril até setembro e, depois, veio uma prorrogação por mais três meses no valor de 300 reais. 

Em 2021, o novo auxílio emergencial teve seu valor reduzido. Agora, os valores são:

  • . 250 reais para famílias de dois ou mais membros
  • . 150 reais para núcleos familiares de uma pessoa só (ou seja, quem mora sozinha e sozinho)
  • . E 375 reais para mães solteiras.

Até agora, o que foi confirmado é que serão quatro parcelas, ou seja, o auxílio será pago em abril, maio, junho e julho de 2021.

Antes que você comece a suar com tudo isso, respira fundo, que a Me Poupe! tá aqui pra te ajudar!

E, pra começo de conversa, vou deixar aqui pra você assistir de novo o vídeo que a Nath fez na época do primeiro auxílio emergencial com um plano tático pra você tentar encaixar sua vida nesse dinheiro.

“Me Poupe!, mas o valor do auxílio caiu muito!!”

Eu sei!! Mas as dicas que ela deu podem te ajudar a reduzir bem o seu custo de vida agora também, e aproveitar ao máximo o benefício:

Além disso, o novo auxílio deve começar a ser pago na primeira semana de abril, mas você já pode se inscrever pra recebê-lo.

Quem tem direito?

A primeira regra pra receber o novo auxílio emergencial é ter recebido em 2020. Isso mesmo: não será possível fazer um novo cadastro pra receber o benefício, mesmo que você tenha perdido sua principal fonte de renda ou sido demitida e demitido de lá pra cá.

Se você recebeu, baixe o aplicativo Caixa Tem e confira se seus dados estão certinhos lá para fazer o pedido. Já peguei os links certinhos pra você: aqui é pra quem tem celular Android, aqui é pra quem tem iPhone, e este é o site.

Recapitulando, o auxílio é pra quem tem mais de 18 anos, ou é mãe com menos de 18.

Também é preciso atender a uma destas condições: estar desempregada ou desempregado, ou ser MEI, ou ser contribuinte individual da Previdência Social, ou trabalhadora e trabalhador informal!

Além disso, a renda mensal por pessoa da sua família não pode ser maior de meio salário mínimo, ou 522,50 reais. Ou, então, a renda familiar total por mês precisa ser de até 3 salários mínimos, ou 3.135 reais.

Você também não pode estar recebendo benefícios previdenciários ou seguro-desemprego, mas não tem problema receber o Bolsa Família. No entanto, o auxílio emergencial vai substituir o Bolsa Família por quatro meses. Depois, essas pessoas voltam a receber o Bolsa Família normalmente.

Além disso, quem está cadastrado no CadÚnico ou recebe o benefício Bolsa Família não precisa fazer nada: se tiver direito, já vai receber o benefício automaticamente!

Live especial sobre como está seu dinheiro

Essa semana foi cheia de anúncios que impactam o seu bolso, né, mepoupeira e mepoupeiro? 

Além do novo auxílio emergencial, também teve alta da Taxa Selic, o que significa que os juros subiram!

E agora, como fica o seu dinheiro??? Calma, que eu te ajudo!

A Nath fez, ontem, uma live com Juliana Inhasz, economista, professora e coordenadora do curso de graduação em Economia do Insper, pra salvar o seu bolso. E elas falaram sobre como está o cenário econômico agora, como ele afeta o seu dinheiro e como você pode proteger seu bolso neste momento! Dá uma olhada:

Até a próxima, e… Espalhe informação! Pode copiar o link desse texto e mandar pra tooooodo mundo!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Rosana Maria Manoel 24 de March | 2021

BOA TARDE! E COMO FAZER ESSE PEDIDO? É NO CAMPO "ATUALIZE SEU CADASTRO"?