O que aconteceu com a Bolsa de Valores e a Petrobras nesta semana? Eu explico!

26 de February | 2021

Se você abriu algum site de notícias nesta semana, provavelmente leu sobre a Bolsa de Valores, a Petrobras, a Eletrobras… E, se você tá aqui, é porque tudo isso te deixou BOIANDO na economia, né?

Por Me Poupe!

Mas nada tema, mepoupeira e mepoupeiro, que eu tô aqui pra te explicar o que rolou de um jeito que você VAI entender. Afinal, saber se as ações estão em alta ou em baixa é fácil; difícil é saber como isso impacta o seu bolso!

Então, vamos começar do começo… Lá na segunda-feira!

A queda da Petrobras

Na segunda-feira, as investidoras e investidores acordaram no susto: logo no início da sessão, nos primeiros 30 minutos, a Bolsa caiu 5%. A Ibovespa fechou esse dia em queda de 4,9%!

A Petrobras, então, teve um dia com números ainda mais surpreendentes… Pra baixo: as ações ordinárias caíram 20,48% ao longo do dia, e as ações preferenciais fecharam com queda de 21,51%. Só nas primeiras horas da sessão, a empresa perdeu 85,7 bilhões de reais em valor de mercado.

O que aconteceu com a Bolsa de Valores e a Petrobras nesta semana? Eu explico!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

“Me Poupe!, isso é MUITO GRAVE!!!!”

Olha, mepoupeira e mepoupeiro, é uma movimentação muito brusca mesmo. Mas isso não acontece do nada: a Bolsa está sujeita a variações por MUITOS motivos, como você viu neste post aqui. Uma coisa é certa: se rolou um tombo desses, algo aconteceu.

E, no caso, duas coisas contribuíram bastante. A primeira foi uma declaração do presidente da República contra o aumento do preço do combustível. Em seguida, ele indicou o general Joaquim Silva e Luna pra presidência da Petrobras, pra ocupar o cargo que atualmente é de Roberto Castello Branco.

E por que isso fez as ações darem esse tropeção? Porque essas atitudes foram vistas pelo mercado como tentativas do Estado de interferir na empresa. Então, bateu uma insegurança, e a Bolsa caiu.

No dia seguinte…

Mas, na terça-feira, o jogo deu uma virada pra Petrobras. As ações tiveram uma alta de 10%, e a empresa recuperou 28,9 bilhões de reais em apenas um dia!

À noite, o presidente tomou outra atitude que teve impacto na Bolsa, mas, desta vez, o impacto foi positivo. Ele entregou uma medida provisória de privatização da Eletrobras, o que é visto com bons olhos pelo mercado! Como resultado, a Ibovespa recuperou cerca de 3 mil pontos em relação à segunda-feira e chegou a passar os 115 mil.

E hoje?

A Ibovespa caiu de novo, e atingiu um patamar mais baixo que na segunda-feira: 110 mil pontos. Afinal, aconteceram mais reviravoltas no cenário político e econômico do Brasil: o IBGE divulgou que a taxa de desemprego no país aumentou em 2020, nenhuma decisão foi tomada em relação ao auxílio emergencial, o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, anunciou que seu cargo está “à disposição”… 

E o que tudo isso tem a ver com SEU BOLSO, mepoupeira e mepoupeiro?

Pensa aqui comigo:

Com tantas reviravoltas acontecendo, o mercado fica inseguro. Assim, a Bolsa cai, o risco Brasil aumenta, e a confiança de investidores estrangeiros pra investir no país diminui. Consequentemente, o real se enfraquece em relação ao dólar, e praticamente TUDO no dia a dia fica mais caro!

Sabe quando você vai no mercado e percebe que tem vários alimentos mais caros do que eram há alguns meses? Não é a inflação, neste caso, mas o dólar. Eu já fiz um post aqui te contando mais sobre isso!

O que aconteceu com a Bolsa de Valores e a Petrobras nesta semana? Eu explico!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

Eu sei o que você deve estar pensando agora… Isso é PÉSSIMO! Realmente, não é um momento fácil pra nossa economia, e você nem precisa de mim pra saber disso. Mas eu quero aproveitar o assunto pra te mostrar essa situação toda do ponto de vista de uma pessoa investidora.

ATENÇÃO: esta NÃO é nenhuma recomendação de compra ou de venda, combinado? Eu tô simplesmente falando de conceitos!!! 

Sabe aquela história do “compra na baixa, vende na alta”, né? Quando qualquer ação tem uma queda, pode ser uma oportunidade de adquirir mais dela, se seu estudo sobre a empresa e o mercado mostrarem que vale a pena de acordo com as suas metas.

Afinal, a tendência da Bolsa sempre é de valorização. 

“Mas Me Poupe!, você acabou de mostrar como caiu sei lá quantos mil pontos…”

O que aconteceu com a Bolsa de Valores e a Petrobras nesta semana? Eu explico!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Sim, eu sei! Isso é uma oscilação: na mesma semana, ela teve MUITAS quedas e valorizações. E, normalmente, é o que acontece – não tão bruscamente, mas acontece!

Essa oscilação é o que a gente costuma associar com o risco da Bolsa de Valores: não dá pra saber exatamente quanto de rentabilidade você vai ter, especialmente no curto prazo. 

Por outro lado, investidora e investidor que procura a renda variável pra conseguir uma rentabilidade maior no longo prazo não deve se afetar tanto com esse sobe e desce. É claro, eles AFETAM o seu dia a dia, e não dá pra ficar numa boa vendo o preço de tudo aumentar enquanto suas ações derretem… Mas quem tem objetivos pra daqui a ANOS provavelmente vai ver esse valor se recuperar e a rentabilidade aumentar!

Afinal, como eu falei, a tendência SEMPRE é de valorização. Mas no longo prazo.

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

Só que, pra encontrar essas oportunidades, entender o mercado, contornar os riscos e começar a ganhar dinheiro de verdade na Bolsa de Valores, você PRECISA aprender mais sobre como ela funciona. E, pra te ajudar, o professor Mira, que é o especialista em renda variável da Me Poupe!, vai fazer o Intensivão da Renda Variável na semana que vem!

Serão 4 aulas ao vivo e de graça, de 2 a 5 de março, pra você começar a entender esses movimentos todos, ver como a Bolsa pode te ajudar a alcançar suas metas e até ter recomendações de ações! 

Pra participar, é só se clicar no banner aí embaixo e se inscrever:

O que aconteceu com a Bolsa de Valores e a Petrobras nesta semana? Eu explico!

Mepoupeira e mepoupeiro, espero que este post tenha te ajudado a entender melhor o que rolou nesta semana! Além disso, como ficar de olho nas notícias de negócios, de economia e de política é importante pra entender o que afeta o seu bolso no dia a dia. Todo mundo tem que entender esses impactos, concorda??

Então, me ajuda nessa missão: copia o link e mandar pra todo mundo no WhatsApp!

Até a próxima, e lembre-se: TODO conhecimento liberta!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário