Se tem uma tecla que eu bato desde que NASCI, lá em 2015 (sim, a Me Poupe! tem só 5 anos!), é a de que todo mundo pode começar a investir. Mais do que isso: precisa!!!
Por Me Poupe!
É por isso que eu já te dei até receita com passo a passo pra você ver o dinheiro começar a sobrar e começar a fazer ele trabalhar por você!
“Eu sei, Me Poupe!, mas eu não acho que é muito útil pra mim investir!”
Investir seu dinheiro é, provavelmente, uma das coisas mais úteis que você pode fazer com ele. Você sabe o que a Nath sempre diz: dinheiro serve pra servir, certo? Então, se ele não tá te ajudando a viver com conforto e alcançar seus objetivos no futuro, ele não tá te servindo.
Investir pra realizar sonhos
Já ouviu aquela frase de que ninguém faz sucesso da noite pro dia?
Ela também se aplica ao dinheiro: ninguém fica rico da noite pro dia. Ok, algumas pessoas ficam, mas não estamos falando de ganhar na Mega Sena ou de receber herança aqui!!! Até porque você não pode depender dessas coisas pra realizar seus sonhos. E muito menos fazer dívidas!
Sim, mepoupeira e mepoupeiro, eu tô aqui pra te contar que você NÃO precisa se endividar pra viajar nas férias, trocar de carro, comprar uma casa… É só colocar seu dinheiro pra trabalhar do jeito certo!
Não importa se você quer dinheiro pra largar seu emprego e começar a empreender, pra viajar com a sua família ou comprar uma casa à vista (não me olha com essa cara porque sim, é possível!). Se você sabe 1. quando quer realizar o sonho, 2. por quê quer realizá-lo e 3. quanto ele custa.
Dessa forma, seu sonho vira uma meta. Então, é só planejar o quanto você pode investir e onde quer investir pra alcançá-la!
“Mas Me Poupe!, e se eu precisar desse dinheiro??”
Você ATÉ PODE resgatar antes do vencimento, mas corre o risco de perder dinheiro. Portanto, o melhor é deixar cada meta bem definida, rendendo até o vencimento ou o prazo que você determinar.
E, pra garantir que você NÃO vai precisar mexer nelas antes, tem outro tipo de investimento que você precisa ter…
Investir pra ter tranquilidade
Sim, estou falando dela!
A rede de segurança pra quando seu carro quebrar, um cano na sua casa estourar, ou até se você perder o emprego…
A que TODO DIA alguém me pergunta “onde é pra deixar”…
…Pode entrar, reserva de emergência!
Ela é a base da sua tranquilidade financeira todos os meses, mepoupeira e mepoupeiro. Sabe aquela sensação de “e se eu ficar sem dinheiro?” que às vezes você sente? Eu GARANTO: quando você tiver a sua reserva de emergência completa, a sensação vai embora.
A reserva de emergência precisa ser de seis meses do seu custo de vida e estar INVESTIDA! Não, não é pra GUARDAR esse dinheiro, ou qualquer outro… É pra investir! Afinal, pensa aqui comigo: se você não vai mexer nesse dinheiro, é melhor que ele renda, mesmo que pouco, não é??
Além disso, dinheiro que fica parado sempre acaba se desvalorizando, ou seja, diminuindo seu poder de compra.
E onde é pra deixar a reserva de emergência agora, com a Taxa Selic a 2%? A Nath recomenda um CDB de um banco digital, que renda pelo menos 100% do CDI e tenha liquidez imediata.
E pra aposentadoria, também!
Já que eu tô falando em investir pra ter tranquilidade, não dá pra deixar de falar dessa grande preocupação de toda brasileira e todo brasileiro, que é a aposentadoria!
Uma boa forma de garantir que vai ter dinheiro pra se aposentar é fazendo investimentos mensais de looooongo prazo, e a partir de AGORA! Quer dizer, quanto antes você começar, mais dinheiro vai resgatar lá na frente.
“Mas Me Poupe!, mal me sobra dinheiro pra investir pras minhas metas de agora, imagina pra aposentadoria!”
Sabe o que tá faltando aí, mepoupeira e mepoupeiro? Planejamento!
Afinal, segundo a receita do sucesso financeiro, 30% do que você ganha precisa ir, todos os meses, pro seu futuro. Ou seja: precisa ser investido! E 10% são só pra aposentadoria. Portanto, se você ganha 3.000 reais por mês, 300 reais precisam ser investidos mensalmente pra você se aposentar com mais tranquilidade.
E onde você pode investir pra sua aposentadoria?
Não existe só UMA opção! Por exemplo, o Tesouro IPCA é um tipo de investimento que garante que seu dinheiro sempre vai render acima da inflação, e é muito bom pro longo prazo.
Também é possível SIM fazer uma carteira de ações pra aposentadoria, se você tem um perfil mais arrojado. Afinal, a Bolsa de Valores funciona MUITO bem pra investimentos a longo prazo: a tendência sempre é que ela suba! Mas, pra montar sua carteira e garantir uma ótima rentabilidade, você precisa, antes de mais nada, aprender sobre renda variável.
Investir pra ter liberdade
Finalmente, o principal motivo pra você começar a investir é ter liberdade! Liberdade de decidir o que fazer com seu dinheiro, sair de um emprego que você não gosta, se livrar de um relacionamento abusivo, ir atrás dos seus sonhos…
No fim, é pra isso que serve o dinheiro. E, quanto melhor você entende o que quer, define suas prioridades, organiza seu dinheiro e aprende sobre os diversos tipos de investimento, mais perto você fica dessa tal liberdade!
E então, mepoupeira e mepoupeiro, consegui te convencer a dar uma chance pro seu dinheiro trabalhar por você??? Me conta nos comentários o que ainda tá te impedindo de começar a investir… Ou, se você já começou, o que foi que te fez começar!
AH! Também manda esse post pra todo mundo que você conhece que precisa rever a própria relação com o dinheiro. Eu tenho certeza que essas pessoas vão te agradecer muito!!
Até a próxima, e lembre-se: não deixe pra amanhã o dinheiro que você pode investir hoje!
Oii Nath Comecei a te acompanhar e estudar há um mês e meio, é pela primeira vez na vida consegui olhar para os números de uma forma acolhedora. Minha vida financeira sempre foi uma bagunça, principalmente depois que eu me tornei psicóloga e autônoma. Vivia sempre no limite e em janeiro pela primeira vez eu não consegui pagar minhas contas, além de perder o controle de onde e o que eu havia comprado no cartão de débito , achando que meu cartão tinha sido haqueado. Fui instruída pela operadora do banco a abrir um boletim de ocorrência. E quando descobri, eu era estelionatária da minha própria vida. Entrei em choque. Não ria, não chorava. Estou fazendo o nathflix, miraflix, tratando a dinheirofobia, eu sempre fui a Maria carnês, a minha visão de sucesso era construída pelo imediatismo e futilidade, e em função disso nunca consegui adquirir bens materiais de valor significativo. Ano passado isso começou a ser desconstruído olhando para minha história, mas sem eu conseguir fazer movimentos. Depois desse ocorrido na minha vida e através da forma que tu mostra ser possível, sem mimimi, mas mesmo assim acolhendo, com chutes carinhosos, quero dizer que eu estou conseguindo me organizar e hoje comecei a minha reserva de emergência. Muito obrigada pela generosidade em compartilhar o conhecimento, desfuder mentalidades e sistemas e mostrar que é possível enriquecer a vida.