Todo fim de ano, a gente costuma parar pra ver o que aconteceu no ano que passou e pensar no que queremos pro próximo. E eu preciso ser sincera com você, mepoupeira e mepoupeiro: não é todo mundo que vai realizar as metas de 2021.
Por Me Poupe!
Afinal, fazer metas dá trabalho, e não é todo mundo que tá disposta e disposto de verdade a parar tudo, sentar e encarar a responsabilidade sobre os próprios sonhos.
Ai, desculpa, era pra ter avisado… Isso poderia doer. Mas já aviso que o post inteiro pode doer!!
Isto é, pode doer se você não estiver afim de construir suas metas e traçar um plano realista pra alcançá-las. E, se esse for o caso, eu espero te convencer a mudar de ideia até o fim do post!
Afinal, eu falei que fazer metas dá trabalho. Sim, é trabalhoso… Mas não é difícil! Além disso, traçar suas metas é uma forma de se comprometer com você mesma e você mesmo. Por isso, é só VOCÊ quem pode traçá-las!
Deu pra entender por que o assunto é importante? Então, deixa eu te contar como é que você NÃO vai alcançar suas metas pra 2021.
Não priorizar suas metas
Eu imagino que, só de falar em meta pra 2021, sua cabeça já perca totalmente o foco enquanto automaticamente lista um monte de coisas que você quer fazer no ano que vem, né?
Calma! Vamos organizar isso aí.
A primeira coisa que você precisa fazer é escrever todas num papel. E, depois, definir quais são as mais importantes. Ou seja, priorizar!
Afinal, é como o ditado diz: se tudo é prioridade, nada é prioridade. E, vai por mim, vai ser MUITO difícil de você tirar do papel as metas que você mais quer realizar, se estiver tentando fazer tudo ao mesmo tempo!
Por isso, essa etapa é super importante. Tire um tempo pra definir o que é prioridade entre suas metas e, assim, garantir que vai conseguir se dedicar a elas.
Mas ATENÇÃO! É pra priorizar o que você quer realizar, e não ficar pensando em dificuldade, em tempo, em preço… O primeiro passo é pensar no que você quer fazer. E, sem dar o primeiro passo, você não vai chegar nos outros.
Não saber quanto suas metas pra 2021 custam
Metas têm preço, prazo e motivo. Por exemplo: “quero ter 5 mil reais até julho de 2021 para viajar para a Serra Gaúcha com minha família, porque queremos conhecer essa região nas férias”.
Viu só? Deixa eu quebrar essa meta pra você entender cada pedacinho:
- Meta: viajar para a Serra Gaúcha com a família.
- Preço: 5 mil reais.
- Prazo: julho de 2021.
- Motivo: conhecer essa região nas férias.
Tem muita gente que diz que a meta é “ficar rico”, “viajar”, “trocar de carro”… Mas nunca fez nem uma pesquisa rápida pra saber o quanto essa coisa vai custar.
E, pra saber o quanto ela vai custar, você também tem que saber quando quer realizá-la e o motivo – quem vai dizer se essa meta é cara demais ou não é VOCÊ e o motivo pelo qual você quer realizá-la.
Afinal, ninguém tem que se meter com a sua meta. Mas você tem que saber TUDO sobre ela.
Então, depois de decidir o que você quer alcançar, faça uma boa pesquisa pra saber o preço. E, principalmente, não se esqueça: verbo não é meta!!!
Não ter metas realistas para 2021
Não tem jeito, mepoupeira e mepoupeiro: tem metas que são grandes demais pra um ano só. Por exemplo, se você quer comprar uma casa à vista, mas ainda não começou a investir pra isso, é difícil que consiga em um ano! Além disso, é bem possível que você tenha pelo menos uma dessas metas na sua lista…
E elas serem grandes quer dizer que você vai tirar elas daí?
NADA DISSO!
Isso só quer dizer que você vai precisar de mais tempo pra realizá-las. Afinal, elas são suas metas de longo e de longuíssimo prazo! Mas você tem que começar por algum lugar, e esse começo pode, sim, ser em 2021.
O pulo duplo twist carpado do gato é quebrá-las em metas menores. Mas presta atenção: eu falei pra quebrar em “metas menores”! Ou seja, essas metinhas que vão formar a sua METAZORD (foi boa essa, vai??????) também precisam ter prazo, motivo e preço.
Ah! E você não pode tratá-las como metas da segunda divisão, hein??? Afinal, se sua metazona é prioridade, as metas que vão te levar até ela também são.
Não traçar essas metas menores
“Entendido, Me Poupe!! Mas eu não sei como quebrar essas metas…”
Aí que tá: você precisa entender o quanto consegue alcançar dessa metazona ainda em 2021. Esse é o valor das metazinhas!
E é claro que eu já pensei nisso também, e criei um simulador de investimentos pra te ajudar! Afinal, é colocando o seu dinheiro pra trabalhar pra você que você vai chegar mais perto das suas metas mais rápido. E como você faz isso? Investindo, claro!
Ihh… Pra você ter me olhado com essa cara, das duas uma: ou você acha que investimentos não são pra você, ou até quer começar a investir, mas não sabe por onde!
E, pra cada um desses casos, eu tenho um texto que vai te ajudar. O primeiro é esse aqui, que mostra como dá pra começar a investir com pouco dinheiro – mais precisamente, com 100 reais! E é este post aqui, no qual eu conto como começar a investir com 5 passos simples.
Quer mais?? Ahh, eu tenho mais, claro! Dá uma olhada nesse vídeo aqui embaixo, que a Nath te mostra o passo a passo pra traçar suas metas pra 2021. Você precisa de caderno, lápis, caneta, fita crepe e algodão:
E então, mepoupeira e mepoupeiro, conta pra mim… Você vai cumprir suas metas pra 2021 ou não???
Ahh, depois desse post, eu tenho certeza que a resposta é SIM! Por isso, também me conta nos comentários qual é a sua metazona, que você vai quebrar em metas menores pra começar em 2021. Se não tiver uma meta dessas, me conta qual a sua maior meta de 2021!
Até a próxima, e, por favor, não esqueça: verbo não é meta!!!!!
Muito bom
Claro, estas metas precisam ser claras e realistas. Nao adianta colocar na lista algo como “ficar milionario”. Dificilmente voce conseguira alcancar isso em apenas um ano. Alem disso, elas tambem precisam ser claras. Ter numeros 40 precisos te ajuda a tracar planos melhores e a saber quando realmente alcancou suas metas.