Você já sabe que, a cada 15 dias, eu venho aqui no blog da Me Poupe! pra contar alguma cagada que cometi fazendo renda extra. Mas talvez você não saiba que eu só comecei a fazer renda extra por causa de uma OUTRA cagada que veio antes: 70 mil reais em dívidas!
Por Bruna Andriotto
Oi, gente!
Você sabia que a gente está na Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF? E a Me Poupe!, claro, não poderia ficar de fora. Por isso, a semana inteirinha foi dedicada a tornar o seu dinheiro à prova de crises!
E eu sei muito bem o que é estar em crise com o dinheiro… Afinal, antes de me tornar a musa da renda extra, eu era uma mulher endividada. Mas MUITO endividada!
Por isso, hoje eu vou contar as cagadas que eu cometi porque não tinha educação financeira! Pra ter uma ideia, eu me embolei toda fazendo empréstimo atrás de empréstimo pra pagar dívidas. Eu cheguei a ter NOVE cartões de crédito, você acredita???
Mas deixa eu parar de dar spoiler e te contar logo desse meu passado de cagadas financeiras.
Nadando em dívidas!
Antes de mais nada, hoje eu vejo o quanto ter uma reserva de emergência é fundamental. Só que, nessa época, eu nem sabia o que era isso, muito menos tinha uma. Guarda essa informação, que ela é importante!
A primeira cagada de todas foi usar o cartão de crédito para absolutamente TUDO. Eu fazia mercado, comprava roupas, ia em restaurantes, comprava aparelhos eletrônicos… Tudo sempre no cartão. E o que aconteceu? Claro: eu gastei mais do que eu poderia pagar.
Então, a saída foi parcelar a fatura. Só que, quando você parcela a fatura, ela fica com juros imensos! E, como as parcelas também não cabiam no meu bolso, eu tive que parcelar de novo, e de novo… Me Poupeira e Me Poupeiro, se segura aí: eu cheguei a fazer isso umas TRÊS vezes!!!
O que leva à segunda cagada: comecei a pegar empréstimos para pagar o cartão. E, depois, outros empréstimos, pra pagar esse primeiro empréstimo. Isso virou uma bola de neve tão grande, mas tão grande, que se tornou a minha lendária dívida de 70 mil reais. Se você acompanhou o reality, já conhece essa história!
Se não acompanhou, veja agora como foi a minha estreia na Me Poupe!
E a tal da emergência?
Nessa época, também, eu dependia dos meus pais para quase tudo. Pra piorar, eu não tinha uma mentalidade voltada para renda extra como eu tenho hoje! Ou seja, eu sabia que precisava fazer mais dinheiro, mas não dava tanta importância para renda extra.
Meus dinheiros eram um caos! Eu tinha nove cartões de crédito e usava todos, achando que aquele limite era meu dinheiro… Mas não era. Então, todos os meses eu escolhia qual conta eu pagaria. Sempre alguma era deixada para trás. E o que isso vira? JUROS!
Só que tem uma coisa que com certeza um dia vai acontecer com todo mundo, que é uma emergência. Afinal, emergência não avisa, né???
Isso aconteceu comigo, mais de uma vez. Eu sempre precisava pedir dinheiro pros meus pais, desde pra colocar crédito no Bilhete Único e andar de transporte público, até comprar remédio pra sinusite. Eu tinha tanta dívida que não conseguia comprar um remédio!!!!
Ainda bem que tudo isso é passado. Hoje, eu falo numa boa sobre isso, abertamente mesmo, porque eu venci essa fase. E sei que tem gente que tá nessa mesma situação, e que pode se inspirar na minha história pra mudar de vida também! É só ter dedicação, planejamento e muita disposição pra fazer renda extra. 😉
Ah, e a minha reserva de emergência? Ela tá sendo construída aos poucos!
Eu podia ter usado tudo o que já ganhei de renda extra até hoje pra quitar. Especialmente com o que ganhei vendendo o meu planner! Mas achei melhor investir na reserva primeiro. E, no fim, foi melhor, porque quando veio a pandemia eu já tinha uma boa parte dela completa!
Espero que a minha história tenha mostrado a importância da educação financeira pra você também aprender a cuidar melhor do seu dinheiro e colocá-lo pra trabalhar pra você e pelas suas metas!
Então, me conta nos comentários: qual foi a maior cagada financeira que você já fez?
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário