Dei azar no bazar de Natal! #TeArriscaLinda

28 de August | 2020

Você sabe que eu não tenho nenhuma vergonha ou freio quando o assunto é fazer renda extra, né? Afinal, não tem nada de errado em ganhar dinheiro! Mas, às vezes, a ideia que parecia boa acaba sendo uma furada. Por isso, hoje, vou contar de um bazar de Natal que fiz no ano passado. Na minha cabeça, tinha tudo pra dar certo… Mas, na vida real, não foi bem isso que aconteceu.

Por Bruna Andriotto

No final do ano passado, inventei de tirar do papel um bazar de Natal. Eu sou a muito favor desse brechós de garagem, sabe? E era essa a ideia que eu estava em mente quando resolvi fazer esse bazar. Mas, no caminho, a coisa acabou mudando um pouco de estilo e, talvez, tenha sido exatamente essa a minha cagada principal!

Por isso, eu garanto: se você tá pensando em fazer algo do tipo, depois de ler esse texto, com certeza não vai errar onde eu errei.

Dei azar no bazar de Natal! #TeArriscaLinda

#PRATODOSVEREM: BRuna Andriotto falando “então vamo então”, com essa legenda sobre a tela, num vídeo em preto e branco

Bazar de Natal: como organizar

Em primeiro lugar, logo que eu tive a ideia, procurei uma amiga e perguntei se ela gostaria de fazer parte da organização. E ela topou! Então, com um mês de antecedência, começamos a planejar tudo.

Logo de cara, a gente achou que ter só nós duas não seria tão atrativo. Por isso, decidimos convidar mais pessoas, que vieram como expositoras. Pra participar, elas precisariam pagar pra gente 20% das vendas que fizessem. Em seguida, dividiríamos o lucro 50/50, eu e minha amiga.

Até aí, tudo bem, né? Afinal, quanto mais expositores, mais chance de vir gente! Por fim, nos tivemos no bazar produtos de artesanato, maquiagens novíssimas, doces natalinos, pães caseiros, vendas de serviços estéticos e roupas… Até uma tatuadora com “flash tattoo”! Pois é, tinha de tudo.

Mas, só de roupas, tivemos CINCO expositoras, contando comigo!

E aí você já encontra a minha primeira cagada: se quer fazer um bazar pra ganhar dinheiro e se livrar das suas coisas, não coloque tanta gente assim. Afinal, a chance de vender suas próprias coisas reduz muito, especialmente se tiver gente vendendo o mesmo tipo de produto! Então, é legal colocar um limite por categoria, pra que exista uma concorrência saudável.

Por mais que você queira ajudar os outros – e eu estava muito com isso no coração, de ajudar – , colocar um limite pode ser uma ajuda ainda maior por esse motivo!

Cagada (não) anunciada

Sabe onde eu falhei também? Na divulgação!

Apesar de ter começado a planejar o bazar com um mês de antecedência, eu divulguei em cima da hora. Além disso, as expositoras também não divulgaram muito. Portanto, se passaram 30 pessoas no dia, foi muito… A estratégia de divulgação tinha que ter feito parte da organização desde o começo. Mais uma ideia seria orientar as expositoras e expositores sobre a divulgação, inclusive com cartazes pra postarem em suas próprias redes.

E eu sei o que você pode estar pensando… “É um bazar de garagem! Então, se a divulgação falhou, as pessoas da rua podem se interessar e entrar…”

Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda "Tá bom!"

#PRATODOSVEREM: Bru Andriotto de boina olhando por uma lupa, com a legenda “Tá bom!”

E você tem razão! Mas adivinha? Lá vamos nós para minha terceira cagada: errei no local.

A graça do bazar de garagem é a pessoa passar, olhar e já se interessar. No entanto, apesar da ideia ser um bazar de garagem, não foi o que fizemos. O local que nós estávamos era lindo, porém super escondido. Tinha até que pedir pra entrar! Ou seja, só quem sabia que ele estava acontecendo conseguia chegar.

Pontos positivos

Mas, depois de tanta cagada, também quero ressaltar os pontos positivos. A organização estava impecável! Além disso, foi uma tarde muito divertida, na qual conheci gente nova e vi alguns amigos.

Porém… O objetivo daquele dia não era esse. Era fazer renda extra.

E, falando nela, vou revelar quanto eu ganhei nessa experiência:

Nós faturamos, em todo o bazar, 1.185,00 reais.

Mas, tirando os gastos que tivemos no fim das contas, a minha parte foi 188,50 reais.

Bruna Andriotto falando "para tudo", com essa legenda na imagem

#PRATODOSVEREM: Bruna Andriotto falando “para tudo”, com essa legenda na imagem

Para uns parece pouco. Para outros, parece muito. Para mim, super valeu. Afinal, precisava pagar minha dívida! E, pelo menos, tive um lucro nesse dia.

Além disso, quando a gente se arrisca, nunca perde: ou a gente ganha, ou a gente aprende.

E então, depois de ver as cagadas que eu cometi, você faria um bazar do tipo pra conseguir renda extra? Me conta aqui nos comentários!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Juliana 17 de September | 2020

Adorei sua experiência! Eu nunca organizei, mas ano passado (em setembro) participei de um com meus sabonetes e aromatizadores artesanais... foi aquele tipo de bazar totalmente "o expositor que se vire" hahaha tinha só umas tendas mal fixadas, e adivinha, pra ajudar choveu. Foi bem punk massss me rendeu R$140,00 descontando o que gastei com um lanchinho/agua pro dia. A gente passa perrengue mas segue tentando ganhar um extra haha

Bárbara 13 de September | 2020

Eu já fiz bazar algumas vezes na garagem de casa, em frente a um hospital. Optei por não fazer divulgação online um tanto por vergonha, outro tanto por falta de preparo, já que decidi montar o bazar em 3 dias kkkkk No fim das contas, meio que deu certo. Vendi muita coisa que tava encalhada em casa, fiz aproximadamente 4 mil reais, e o único gasto que tive foi com as etiquetas (R$10).