O IMPEACHMENT E VOCÊ: O QUE VAI ACONTECER COM O SEU DINHEIRO SE A DILMA SAIR?

20 de April | 2016

 
Neste exato momento, enquanto você pensa em várias maneiras de lidar com suas dívidas e se pergunta porque comprou esse carro em 500 prestações ou tem vontade de bater a cabeça na parede porque não conseguiu honrar a fatura do cartão de crédito e vai ter que pagar quase 400% de juros, existe uma senhora em Brasília que provavelmente está se fazendo as mesmas perguntas.
A grande diferença é: enquanto suas dívidas têm no máximo dois ou três dígitos, a dela tem três dígitos e oito zeros.
SÃO EXATOS R$ 318.500.000,00 OU 318 BILHÕES E 500 MILHÕES DE REAIS EM CONTAS MAL EXPLICADAS E DÍVIDAS COM BANCOS PÚBLICOS, coisa pouca.
Desse dinheiro todo, R$ 37,5 bilhões representam as pedaladas fiscais. Lembra do “Pedala Robinho”?  É tipo isso, mas não é um jogo bonito de ver e no final não acaba em gol.
“Tá, explica logo o que é isso porque até hoje eu não entendi! “
O IMPEACHMENT E VOCÊ: O QUE VAI ACONTECER COM O SEU DINHEIRO SE A DILMA SAIR?Vou reproduzir aqui as palavras do colega Rodrigo Constantino, colunista da Revista Veja, que explica de forma bem simples o que são as tais pedaladas do governo. Você pode conferir o artigo dele na íntegra aqui, se quiser.

“Imagine que você tenha pegado um financiamento no banco. Com base em suas estimativas de faturamento no ano, você gastou xis. Ocorre que suas receitas foram bem menores, pois você não passava de um Poliana, de um Pangloss que enxergava o mundo sistematicamente com lentes cor de rosa e tomava um Prozac toda manhã. Aí você não tem, claro, recursos para honrar com sua dívida. O que você faz? Simula falsas receitas!
É o que o governo Dilma fez, com truques rudimentares como operações de crédito entre o governo e o banco estatal BNDES. Inflava a receita do governo, mas era uma bolha, um malabarismo contábil, uma maquiagem. Se você tentar esse truque com o banco, você será preso eventualmente, e sem dúvida perderá as garantidas depositadas na hora do empréstimo. Mas o governo acha que pode brincar com isso impunemente. Não pode!”
ENTENDEU?
Pedala!
Pedala!

É por isso que as pedaladas (entre outras coisitas más, como um vice-presidente com dor de cotovelo e um presidente da Camara oportunista), estão prestas a levar a Presidente Dilma e boa parte dos braços-direitos dela para os livros de história.
 
 
 
“Quando isso começou, que eu perdi?”

No dia 17 de junho do ano passado o TCU (Tribunal de Contas da União), que é quem confere, avalia e diz se as contas do governo batem ou não, decidiu pela primeira vez na história pedir mais explicações a um presidente antes de aprovar as contas do ano anterior. O governo bem que tentou se explicar, mas não colou. As contas foram rejeitadas em outubro do ano passado e a casa da Presidente começou a cair.

O IMPEACHMENT E VOCÊ: O QUE VAI ACONTECER COM O SEU DINHEIRO SE A DILMA SAIR?

Naquela época muita gente acreditava que nada ia acontecer e que a pedalada acabaria mesmo  em uma bela pizzada e que ninguém ia dar uma de Capitão Nascimento com a presidente!
Até que os interesses da oposição entraram em jogo. Em outubro do ano passado o pedido de Impeachment  elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, e Miguel Reale Junior  foi entregue ao Presidente da Câmara dos Deputados (o super ficha-limpa SQN) Eduardo Cunha que, em nome de alguma coisa ou de coisa alguma, DISSE SIM.
E o resto da história você já sabe. A presidente perdeu feio na primeira parte do processo e está pendurada igual a dente de leite quando vai cair, sabe? Pois é!
impeachment
 
“Ok, mestra das analogias, e porque eu tenho que saber isso?”
Motivo #1 – Porque a situação já não é das melhores e ninguém sabe o que pode acontecer quando um presidente é retirado do próprio posto contra a própria vontade tendo nas costas uma dívida  bilionária e um montão de historias pra explicar.
Motivo #2 – Pra você aprender a cuidar melhor do seu próprio dinheiro e fazer contas melhores da próxima vez que pedir dinheiro emprestado.
Motivo #3 – Pra ter um assunto melhor na hora do almoço da firma e parecer mais antenada no universo da política. Também ajuda a afastar gente chata! É só dizer: “Que tal conversar sobre as manobras do governo para maquiar as contas?” e adeus pés no saco!
meu dinheiroE O QUE VAI ACONTECER COM O MEU DINHEIRO?
Olha, vou começar pela notícia ruim.
Pouca gente se arrisca a responder essa pergunta.
“Então você fez este post só pra atrair a atenção e não dá explicação nenhuma!”
Calma, ainda não cheguei na parte boa! (E olha quanta coisa você já aprendeu até aqui!  😉
Apesar de não ter certeza, o mercado tem se mostrado muito favorável à saída do atual governo. Toda vez que uma notícia é ruim pra Dilma, acaba sendo boa pra economia! 
Resta saber se o próximo governo vai saber manter esse otimismo (isso se a casa da Dilma cair, claro).
Eis aqui os meus palpites para o que vai acontecer com o seu dinheiro!

A PARTE RUIM

1 – Ele vai perder o poder de compra:
É o efeito da inflação, que pode subir mais até o final do ano.
2 – Vai ser mais difícil economizar do que já é hoje
Claro, com o dinheiro valendo menos e tudo custando mais, o seu esforço terá que ser dobrado
3 – Mais gente vai te pedir dinheiro emprestado (isso se você não tiver que pedir antes)
Quem não se dedicou o quanto devia ao orçamento doméstico nos últimos anos, vai sofrer mais. Pedir dinheiro para o cunhado, banco, financeira ou refinanciar algum bem, vai ser Trending Topics nas conversas de final de semana em família, vai por mim.

A PARTE BOA

1 – Os juros vão subir e quem tiver dinheiro pra investir, fará excelentes negócios em renda fixa.
Se tem gente pedindo emprestado, alguém tem que emprestar. Então, que seja você, que cuidou do seu dinheiro mesmo nos tempos das vacas gordas. Como fazer isso? Investindo em renda fixa, como o Tesouro Direto, CDB, LCI ou LCA, COE… (aqui no Me Poupe eu te explico tudo isso, veja os links!)
2 – Quem não tem educação financeira vai aprender na marra.
Talvez você nunca tenha se interessado por blogs como este e só agora esteja descobrindo que é possível cuidar muito melhor do seu dinheiro. Esse é o melhor momento pra você adquirir hábitos mais saudáveis que vão te acompanhar quando a coisa melhorar!
3 – O consumo consciente pode voltar a ser um hábito
Comprar, parcelar, pagar e endividar… Com a crise o ciclo vicioso é interrompido na marra. As pessoas deixam de fazer dívidas e esse pode ser o começo de uma vida financeira mais responsável, onde o que vale não é abrir mão das pequenas conquistas, mas sim conquistar o que está ao nosso alcance, de preferência à vista e com desconto!
Desculpe se este artigo foi doloroso… É o que eu sempre digo:
MAIS VALE UM CHUTE NA BUNDA QUE TE EMPURRA PRA FRENTE, DO QUE UM ABRAÇO QUE TE APUNHALA PELAS COSTAS.
Ai que frase linda pra encerrar este texto!
Se você suportou a realidade e continua aí, veja também os artigos abaixo!
Eles vão te ajudar a enriquecer licitamente com ou sem Impeachment!
5 LIÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PRA ENRIQUECER
VÍDEO FÁCIL: COMO ENTRAR NA BOLSA DE VALORES SEM CORRER RISCOS
Aprenda cada dia mais e seja feliz!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Paula 13 de October | 2016

Naty, Adoro seus vídeos, já havia estudado bastante sobre esse assunto e agora estou aqui no seu blog. Faça por favor um vídeo agora (ou um artigo) falando sobre os efeitos da aprovação da PEC 241 na nossa vida de investidores (porque na nossa vida social vai ser uma m3rd*!): onde vai ser bom investir, onde não vai ser tanto assim, a renda fixa continua atrativa ou a bolsa vai voltar a ser mais interessante. Se puder também, ensine-nos o que raios vem a ser o tal COE (mostrando exemplos e valores), pois até agora eu não entendi (do pouco que vi em uma pequena menção em um vídeo seu e na internet).

Marcelo 12 de May | 2016

Depois de muito remar, finalmente aplicando aquilo que Pai Rico Pai Pobre sempre dizia. Acabei me apaixonando por finanças. Agora, por essa moça. Ainda bem que tenho 29. Talvez eu fique rico a tempo de convidá-la para as Bahamas.