Por que os FIIs são um tipo de investimento que precisam estar na sua carteira

01 de September | 2022


Diversificar a carteira de investimentos é uma forma inteligente e segura para garantir uma maior rentabilidade e evitar dores de cabeça com possíveis quedas de alguns ativos. Hoje, vamos te mostrar como os Fundos Imobiliários são opções interessantes para você incluir o quanto antes na sua lista de investimentos.

Por Me Poupe!

Uma das coisas mais importantes que os especialistas em investimentos dizem sobre uma carteira é a diversificação dos ativos ali presentes.

Um artigo publicado no jornal O Globo explica que a diversificação serve para manter o equilíbrio entre três elementos essenciais das aplicações: o risco, a liquidez e a rentabilidade.

Assim, criar e gerir uma carteira diversificada significa distribuir o risco de alguns ativos em categorias diferentes de aplicações, que se opõem em termos de comportamento.

Por exemplo, você pode criar uma carteira que misture ativos de renda fixa e variável e com diferentes prazos para liquidação. O importante, aqui, é garantir que alguns desses ativos tenham uma rentabilidade fixa ou que sejam mais seguros do que uma ação.

“Ai Me Poupe!, já tô cansada de saber disso…”

Certo, então vamos direto ao ponto: os Fundos de Investimento Imobiliário são uma excelente opção justamente por não terem tanto oscilação e estão protegidos da alta da inflação. Isso acontece porque o preço dos imóveis e dos dividendos acompanham a alta da inflação, o que não ocorre com títulos pré-fixados, como um CDB atrelado à Selic.

Além disso, existem outros fatores que tornam os FIIs opções interessantes para diversificar sua carteira. Se liga em alguns benefícios que vão te deixar convencida ou convencido:

Rendimentos mais altos do que a média de mercado

A explicação pode até parecer técnica, mas o índice que regula os dividendos dos FIIs teve, em junho de 2022, uma taxa de retorno de 12,42%. Esse valor é bem mais expressivo que os rendimentos da poupança, alguns CDBs e também do aluguel de imóveis e do Ibovespa. É ou não é a festa do FIIs? Para maiores explicações, clique aqui.

Sem dores de cabeça para vender um título

Sabe quando você ouve uma história de alguém que tentou vender um imóvel, demorou meses e, ainda, não recebeu o preço ideal? Com o FIIs, você tem a agilidade e segurança para vender as suas cotas. De quebra, evita dores de cabeça que ninguém merece com documentação e outras burocracias da área.

Você não fica na mão por falta de inquilinos

Um primeiro ponto muito importante para quem quer diversificar seus negócios com a compra e aluguel de imóveis é o risco. Se você não é da área, pode acabar se dando mal ao comprar uma unidade numa região que não tem tendência de valorização ou que vai ser difícil de achar um inquilino.

Com tudo isso em mente, existe outro fator muito legal que é o fato do lucro dos fundos imobiliários não precisarem pagar imposto de renda. Isso aumenta o lucro a ser distribuído e, consequentemente, os investidores também não pagam impostos sobre os dividendos recebidos.

Valorização da cota

Em um título de renda fixa, não ocorre a apreciação do capital investido. A regra geral é que o retorno será sempre do capital investido + os juros pagos. E olha só que maravilha: com os fundos imobiliários, além dos dividendos, a cota também tende a apreciar no longo prazo na medida em que os ativos do fundo também se valorizam.

Demais, né? Por mais que pareça uma modalidade de investimento extremamente distante para a maioria das pessoas, trata-se de uma opção que pode ser conquistada aos poucos e que vai gerar uma renda mensalmente.

Para conhecer mais sobre as possibilidades e benefícios dos FIIs, que tal conhecer o novo curso do prof. Mira com a Me Poupe!? O “Vivendo de FIIs” vai te abrir os olhos para as janelas de oportunidades dos fundos imobiliários, além de trazer na prática como dar os primeiros passos nessa modalidade de investimentos!

Pronto pra viver de renda passiva com os fundos imobiliários?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário