O passo a passo definitivo para começar a investir em FIIs

31 de May | 2022

Já pensou em viver de renda com imóveis? Com os Fundos Imobiliários, isso pode se tornar realidade! Confira essas instruções que trouxe no detalhe pra te impulsionar a investir nessa modalidade.

Por Prof. Mira

Antes de você seguir, eu tenho um convite especial: nos dias 23, 25 e 28 de agosto vou realizar a OFICINA DE FIIS, um evento gratuito e ao vivo para quem quer entender melhor como funciona essa modalidade de investimento. Ficou curioso? Então, clique aqui e se inscreva!

Bom, a verdade é que muita gente sonha em viver de renda alugando imóveis. Mas, ao comprar imóveis residenciais ou comerciais, tem que levar em conta a problemática do momento em que ficam vagos. Os proprietários, nesses casos, são os responsáveis por arcar com impostos e contas, como IPTU e condomínio.

Como alternativa, os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) vêm ganhando  cada vez mais espaço na diversificação da carteira dos investidores e, conforme o objetivo da carteira, eu considero essa escolha bem inteligente. 

O passo a passo definitivo para começar a investir em FIIs

Os FIIS cumprem a mesma função dos aluguéis, com a seguinte diferença: você não precisará ter um imóvel específico em seu nome e nem todas as despesas decorrentes dessa propriedade. Assim, ao optar por adquirir cotas de fundos imobiliários, você passa a receber dividendos, que equivalem ao que seriam os aluguéis. 

Mas olha, antes de se animar e sair comprando todos os fundos imobiliários  disponíveis por aí, é preciso analisar o mercado com muito cuidado. Os FIIs são investimentos de renda variável e requerem atenção em alguns pontos:

  1. Eles não podem garantir a manutenção dos rendimentos ao longo de um determinado período de tempo. Isso acontece porque os inquilinos podem deixar de pagar o aluguel ou um imóvel pode ficar desocupado.
  2. O valor das cotas oscila na Bolsa de Valores, seja pela dinâmica do mercado, por influência de notícias publicadas ou ainda por fatos relevantes divulgados pelos próprios fundos. Então, é impossível ter qualquer garantia de valorização das cotas ao longo do tempo.

Certo, profe. Mira. E como eu invisto em fundos imobiliários?

A primeira coisa a fazer antes de adquirir qualquer ativo, é estudar muito bem o mercado para entender as opções mais adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.  Depois que já souber qual o percentual de seus investimentos você irá destinar aos fundos imobiliários, há alguns passos a seguir para poder comprar suas primeiras cotas de fundos. Vamos lá:

  1. Abra conta em uma corretora de valores. Se você já tiver uma, tenha certeza de que ela está ativa. Uma boa dica é utilizar instituições digitais e que não cobram taxas de corretagem ou manutenção.
  2. Transfira os recursos para a sua conta na corretora. É importante entender o tamanho do aporte que você vai realizar e prestar atenção à cotação atual do Fundo Imobiliário que você escolheu.
  3. Finalmente, chegou a hora da compra. Agora, você vai seguir esse passo a passo:
    1. No site da sua corretora, existe um local chamado Home Broker. É lá que as cotas de FIIs são negociadas.
    2. Depois de acessar o Home Broker, você precisa digitar o ticker do FII que deseja adquirir. Eles são compostos de 4 letras seguidas do número 11 (Ex. MIRA11). Para visualizar todos os FIIs comercializados, você pode consultar diretamente no site da bolsa de valores. A B3 mantém uma lista atualizada com todos os fundos listados. 
    3. No home broker, você irá escrever o ticker do FII que deseja comprar, a quantidade, o valor de cada cota e confirmar a operação.

Você pode adquirir qualquer quantidade de FII, de acordo com sua capacidade de aporte e o seu planejamento de carteira. Não há uma quantidade mínima, é possível, inclusive, comprar uma única cota.

Viu como é dá pra começar a investir em Fundos Imobiliários antes mesmo do que você imagina? Agora, só lembre de investigar se esse tipo de ativo está de acordo com o seu perfil e objetivos!

O passo a passo definitivo para começar a investir em FIIs

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário