ETFs: rentabilidade e tributação

01 de August | 2022

Taxas, tributos, rentabilidade, lucros… essas são informações super relevantes ao avaliar se um produto financeiro está alinhado com os seus objetivos ou não. Por isso, hoje quero falar como estas variáveis impactam um investimento, especialmente os ETFs. Vamos nessa?

Por Professor Mira! 

No texto da semana passada, você aprendeu que ETF significa Exchange Traded Funds, e trata-se de um fundo de investimento que segue algum índice de referência específico.

(E você que não leu a parte I desse texto, volta lá correndo!)

Hoje, você vai aprender como é a rentabilidade dos ETFs e também sobre as taxas e tributos existentes. Essas informações são muito importantes para você avaliar se um produto financeiro faz sentido, ou não, dentro de sua carteira. 

Então, bora lá entender um pouco mais sobre o funcionamento dos ETFs.

ETF: Rentabilidade e Dividendos

Quanto à rentabilidade, os ETFs sempre terão sua performance bem próxima do índice que acompanham, variando para cima ou para baixo, junto com o índice.

Devido à volatilidade natural do mercado, não é possível saber previamente qual será o ganho do investidor, portanto, você não deve aplicar em ETFs os valores que pretende usar no curto ou médio prazo.

ETFs não pagam dividendos aos cotistas, pois estes são recebidos pelo gestor e reinvestidos, aumentando assim as posições do fundo. O seu ganho, como cotista do ETF, é somente com a valorização das cotas, decorrente desses movimentos.

Imposto de Renda dos ETFs

Há incidência de Imposto de Renda sobre os ETFs quando o cotista realiza venda com lucro.

No caso de ETFs de renda variável, é responsabilidade do investidor gerar DARF e fazer o recolhimento sobre o lucro obtido com a operação, no mês subsequente à venda das cotas.

Se a compra e venda da cota do ETF for feita em um único dia, a tributação é de 20% pois é considerado day trade. Se você realizar compra e venda do ETF em datas diferentes, a operação se enquadra em swing trade e, portanto, o lucro será tributado em 15%.

Diferente do que ocorre com as ações, no caso dos ETFs não existe isenção para negociações até R$ 20 mil por mês. Quaisquer quantidades de cotas que você venda, se houver lucro, há incidência de imposto de renda.

Para ETFs de renda fixa, não é necessário gerar DARF, pois o tributo de 15% sobre o lucro é retido na fonte pela própria corretora, no momento de venda das cotas.

Taxa de Administração

Como os ETFs são fundos de gestão passiva, a taxa de administração cobrada anualmente pela gestão é mais baixa do que os demais fundos de investimento, e nem poderia ser diferente, pois não há um trabalho de inteligência por parte dos gestores. 

Em geral, a taxa de administração de ETFs fica entre 0,20% e 0,80%, conforme a corretora e o índice de referência seguido pelo fundo.

Vale a pena investir em ETF?

Como eu disse, o ETF é um pacote fechado de ativos. Então, ao mesmo tempo que tem aspecto positivo de facilitar seu acesso à diversificação, por outro lado, você não tem nenhum controle ou escolha sobre quais são os ativos, pois isso já está previamente definido pelo índice que o ETF acompanha.

Pense no ETF como uma caixa de bombons. Falei sobre isso neste post. Você tem a opção de comprar um chocolate em barra de um único tipo (um único ativo) ou comprar pedacinhos de vários tipos de chocolate numa caixa de bombons diversificada.

Nesta caixa virão bombons deliciosos e outros não tão bons assim, mas você não define isso, pois o fornecedor da caixa de bombons (gestor do fundo) é quem escolhe os chocolates que vão na caixa (ativos do fundo). Comprar uma caixa diversificada de bombons é útil se você ainda não sabe quais são os seus chocolates preferidos.

Sendo assim, se você está iniciando no mundo dos investimentos e por enquanto ainda acha complicado fazer a escolha de ativos para compor a sua carteira, o ETF é uma alternativa para começar a diversificação.

Você pode usar esse tipo de fundo como porta de entrada ao mundo da renda variável, ou ainda, como proteção de sua carteira. Contudo, o ideal mesmo é que você continue estudando investimentos para conquistar autonomia na montagem da sua própria estratégia na renda variável.

Se você quer saber mais sobre renda variável, tenho um presente que pode te animar! Clique e receba gratuitamente o seu Guia Definitivo sobre Fundos Imobiliários.
Te espero no curso!
Um abraço,
Professor Mira

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário