Dá pra viver de renda com fundos imobiliários?

22 de August | 2022

Viver de renda com fundos imobiliários é uma realidade que já faz parte da vida de milhares de pessoas – e esse número não para de crescer. Se você deseja um investimento com baixa volatilidade e que gere renda passiva, acompanhe a leitura e entenda as vantagens dos fundos imobiliários. 

Por Professor Mira!

Se você é como a maioria das pessoas, certamente gosta da ideia de ter uma renda passiva que banque suas despesas sem depender exclusivamente de salário. Os fundos imobiliários são uma alternativa segura para isso, e investir em FIIs é mais simples e barato do que você imagina. 

Para se ter uma ideia, no período entre 2018 e 2022, a quantidade de pessoas investindo em FII na B3 aumentou mais de 600%. Em 2018, eram pouco mais de 200 mil CPFs investindo nessa modalidade. Em 2022, até o presente momento, o número já ultrapassa 1,5 milhão de CPFs. 

Obviamente para viver só com a renda dos dividendos dos fundos imobiliários é necessário acumular um montante bem razoável de cotas, contudo, o meu ponto aqui é te mostrar que o quanto antes você começar, mesmo que seja investindo só um pouquinho todos os meses, mais rápido vai conseguir acumular um patrimônio que gere renda passiva em volumes sempre crescentes.

Vantagens dos fundos imobiliários

Os fundos imobiliários, possibilitam que com pequenas quantias você tenha participação em inúmeros empreendimentos imobiliários ao mesmo tempo, e passe a receber dividendos mensais, que são equivalentes ao recebimento de aluguéis que você receberia se possuísse imóveis físicos, porém, com muitas vantagens adicionais: 

  • É possível começar a investir com pouco dinheiro

Uma das principais vantagens de investir em FII é o baixo valor de entrada. Você consegue começar comprando até mesmo uma única cota! Existem fundos imobiliários cujo valor da cota é de menos de R$10. 

Tendo a disciplina de investir mensalmente, e reinvestir os dividendos que for recebendo nas fases iniciais, gradativamente você irá aumentando seu patrimônio e engordando os valores de rendimentos recebidos por ele. 

  • Diversificação e acesso simplificado 

Ao adquirir cotas de FIIs, você terá acesso simultaneamente a vários empreendimentos que têm imóveis físicos ou títulos ligados a imóveis. 

Através das cotas de fundos imobiliários você pode ter participação em shoppings centers, hotéis, grandes prédios de escritórios, galpões industriais, centros de distribuição, entre outros. Esses imóveis geram renda mensal proporcional ao número de cotas que você possua.

  • Custos baixos, boa liquidez e sem burocracia

Ao contrário da burocracia envolvida ao adquirir um imóvel físico, como escrituras, certidões, taxa do corretor de imóveis e etc, os fundos imobiliários são comprados com um simples clique no home broker da corretora. 

A maioria das corretoras não cobra taxa de corretagem para fundos imobiliários, e a taxa de administração das gestoras de fundos estão entre as mais baixas do mercado.

Caso você resolva vender suas cotas, a negociação é exatamente igual à de compra, feita em bolsa de valores através do home broker diariamente, e o crédito referente a cotas vendidas fica disponível na sua conta em dois dias úteis. 

  • Rendimentos isentos de imposto de renda

Os fundos imobiliários repassam aos cotistas 95% dos rendimentos e ganhos líquidos. Esses rendimentos que você recebe são isentos de imposto de renda. 


Fundos imobiliários geram renda passiva? 

Os fundos imobiliários são regulados pela lei 9779 de 19 de janeiro de 1999, onde está definido que o fundo deve distribuir a seus cotistas, no mínimo, 95% dos resultados líquidos. 

Apesar da obrigatoriedade da distribuição ser semestral, a maioria dos FIIs paga rendimentos mensalmente. 

Os rendimentos são creditados na sua conta na corretora de acordo com o calendário de pagamentos de cada fundo, e o valor é proporcional ao número de cotas que você possua. 

É possível consultar as datas nos sites das gestoras e também em algumas plataformas especializadas, como por exemplo, o MundoFII.

Diversifique sua carteira de FIIs e garanta renda recorrente

Os dividendos dos fundos imobiliários variam de acordo com o setor, composição da carteira do fundo, taxa de administração, e tendências macroeconômicas. 

Dessa forma, para ter uma renda recorrente, é importante não centralizar seus investimentos em um único fundo ou segmento. A diversificação servirá como proteção de sua carteira. 

No artigo da semana passada, aqui no blog, eu falei sobre os tipos de fundos imobiliários e as influências da Selic na rentabilidade de cada um deles. 

Montar uma boa carteira de fundos, envolve estudar as características de cada um deles para entender quais estão mais alinhados com o tipo de objetivo que você tenha. 

Para você quer ter renda passiva com FIIs, eu vou realizar a Oficina FIIs  nos dias 23, 25 e 28 de agosto, e mostrar como aproveitar as oportunidades que o mercado de fundos imobiliários tem atualmente. 

Você irá aprender como investir com segurança e criar um patrimônio que lhe permita viver de renda. 
Garanta sua vaga gratuitamente.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário