Como perder o medo de investir?

03 de October | 2022

Todo mundo deseja ter uma vida financeira próspera, entretanto, o medo de investir é algo bastante comum e, geralmente, acaba deixando as pessoas paralisadas ante ao desconhecido. Minha ideia hoje é te falar um pouco sobre como administrar esse medo e avançar com segurança em sua jornada investidora. Vamos nessa?

Por Professor Mira!

 

Você que acompanha a Me Poupe! e a mim nas redes sociais, certamente já entendeu a importância de fazer escolhas inteligentes na hora de investir o seu dinheiro.

Mas eu sei que muitas vezes você fica um pouco hesitante quanto a isso, com receio de começar a investir e, eventualmente, perder parte do seu patrimônio. Eu sei que existe um medo com relação à volatilidade do mercado financeiro, ou com a escolha de algum ativo que não seja ideal para você.

Em primeiro lugar, saiba que esse medo é perfeitamente normal, e mesmo os investidores mais experientes sentem algum receio quando vão fazer uma nova aplicação financeira.

Nos investimentos, assim como em qualquer outra área da vida, ter um pouco de medo não é algo necessariamente ruim. Pelo contrário, o medo te mantém alerta e te impulsiona a cercar-se de informações consistentes antes de começar a investir em qualquer novo produto que você ainda não tenha familiaridade.

Sendo assim, não é necessário ver o medo como um obstáculo, mas sim, aprender a usá-lo em seu favor e, principalmente, aprender a reconhecer quando ele está indo além do instinto de preservação e se tornando algo paralisante.

 

Temos medo do que não dominamos

Tente se lembrar de momentos de sua vida em que você sentiu medo de que tudo desse errado. Eu tenho certeza de que, na maioria deles, o medo era decorrente de uma situação nova, sobre a qual você não tinha domínio.

A primeira vez que você dirigiu um veículo, a primeira viagem sem companhia, o primeiro jantar que você cozinhou para receber amigos em casa, as primeiras vezes em que mergulhou numa piscina para aprender a nadar… E o que dizer daquele primeiro relatório que você teve de entregar ao chefe no emprego novo?

Certamente você tem dezenas de exemplos de circunstâncias em que sentiu medo, mas ao longo do tempo, conforme foi se expondo às mesmas situações repetidas vezes, elas passaram a ser naturais no cotidiano.

Com os investimentos não é diferente. Nas primeiras vezes pode parecer um tanto assustador, mas, com a prática, tudo vai ficando bem natural. 

 

Conhecimento é poder

A melhor forma de perder o medo de fazer algo, é aprender sobre o tema. O simples hábito de ler o noticiário econômico todos os dias, já te coloca em vantagem em relação à maioria dos investidores iniciantes.

Nas primeiras leituras, talvez tudo pareça complexo demais, mas, não desista. Leia uma mesma notícia em sites diferentes, anote o que não entender, pesquise o assunto e peça ajuda a quem entende do tema. Com a prática, você vai dominando o vocabulário e tudo começa a fazer sentido.

Há muito material gratuito aqui na Me Poupe! e nas minhas redes sociais. Inclusive, no meu canal do Youtube tem a série Mira no Básico, com mais de 10 horas de aulas gratuitas, voltada para o público iniciante.

Acompanhe tudo, envie perguntas e não perca as oportunidades de fazer cursos da Me Poupe, sempre que o tema tiver algo que você ainda não domina.

 

Dá pra investir sem risco?

Em investimentos não há como evitar o risco, mas, há diferentes classes de ativos, cada um com graus de risco diferentes e muitas formas de gerenciá-lo com bastante segurança.

Existem desde os títulos do tesouro com baixíssimo risco, até as operações com derivativos, bem mais arriscadas e complexas. Se você está iniciando agora, minha sugestão é que vá aos poucos.

Para investir com segurança, o melhor a fazer é estudar para entender o racional de cada investimento, assim, você só correrá riscos calculados e compatíveis com suas metas e com sua tolerância ao risco.

 

Vá testando seus limites aos poucos

Defina valores pequenos para começar a investir. Assim, você vai aprendendo a lidar com a dinâmica do mercado sem a preocupação de errar e comprometer uma parcela importante do seu patrimônio.

Conforme você for entendendo os investimentos, os diferentes graus de risco e a sua tolerância emocional a cada um deles, pode ir aumentando gradativamente o valor de seus aportes, mas não tenha pressa.

Garanto a você que, de posse de um bom planejamento para longo prazo, atenção constante aos acontecimentos da economia e acompanhamento de análises feitas por fontes confiáveis, aos poucos você terá segurança para definir os percentuais de sua carteira que quer expor a cada tipo de risco e, dessa forma, extrair o melhor de cada cenário.

Lembre-se que construção de patrimônio é meta de longo prazo, sendo assim, um amplo horizonte de tempo coloca você em vantagem em relação à maioria dos riscos de mercado. Além disso, em se tratando de suas finanças, o maior risco de todos, é não fazer nada!

Para você aprender mais sobre investimentos e como assumir o controle de suas finanças em quaisquer cenários, a Nath preparou uma série de aulas GRATUITAS, nos dias 18, 20 e 23 de outubro. Se inscreva aqui e  não perca a oportunidade de fazer um verdadeiro upload na sua mentalidade financeira.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário