Black Friday na Bolsa e ações com descontos imperdíveis?

21 de November | 2022

Entramos na semana de Black Friday no varejo de produtos e serviços e, aqui no Brasil, a expectativa é que este evento movimente mais de R$ 4 bilhões!

É claro que todos nós gostamos de comprar com desconto, mas, antes que seu dinheiro vá engrossar esses R$ 4 bi de consumo, vamos falar um pouco de Black Friday e investimentos?

Por Professor Mira!

Todo ano, quando chega o mês de novembro, somos bombardeados por milhares de anúncios de Black, Best, Blue, Cyber Friday, não é mesmo? O que antes se resumia a um único dia de grandes descontos no comércio varejista foi se modificando ao longo dos anos!

Atualmente, apesar de termos a última sexta-feira de novembro como data oficial, existem grandes descontos sendo praticados ao longo de todo o mês.

Tentador, eu sei…. Mas nós que, além de consumidores, somos também investidores, precisamos ter bom senso e inteligência para aproveitar a Black Friday do jeito certo. Quer ver como?!

A Black Friday vai muito além de comprar com desconto

Para você, que acompanha a Me Poupe!, a Black Friday é muito mais que um evento de vendas do varejo. É uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprende por aqui e otimizar o uso do seu dinheiro.

Afinal, você já aprendeu com a Nath a importância de consumir de forma consciente, planejando suas compras com antecedência, pesquisando e comparando os preços, carimbando o seu dinheiro e, principalmente, não dando brechas para o endividamento.

Então, eu quero aproveitar que você já tem essa mentalidade da riqueza, para falar como o consumo consciente nesta Black Friday pode ajudar você também nos seus investimentos.

Que oportunidades a Black Friday oferece aos investidores?

Se você fez a “lição de casa” direitinho ao longo de 2022, certamente já organizou suas finanças, definiu os percentuais de sua renda destinados a cada necessidade e só irá comprar na Black Friday aquilo que já estava em seu planejamento.  

Dessa forma, tem agora a oportunidade de transformar o valor que economizar na Black Friday em investimentos que irão trabalhar pra você daqui pra frente. 

E não importa se o valor economizado é pouquinho, pois como eu sempre digo: todo valor importa. Recentemente eu trouxe aqui no blog a importância de começar o quanto antes, mesmo que seja com pouco dinheiro. Se não lembra ou não leu, volte lá!

“Mira, e na bolsa de valores? Vai ter Black Friday?”

Bem que eu gostaria que as coisas funcionassem dessa forma, e que houvesse uma data para comprar ações por valores bem mais baixos do que elas valem. Mas no mercado de capitais não é assim que funciona.

A volatilidade dos preços na bolsa é determinado por inúmeros fatores, como por exemplo:

  •  fatores geopolíticos e macroeconômicos;
  • saúde financeira das empresas;
  • rumores especulativos no mercado;
  • inflação e variação da Taxa Selic;
  • divulgação de resultados da economia do país, como dados de emprego e desemprego, resultado do PIB, déficit público, balança comercial de exportações;
  • divulgação do resultado trimestral das empresas;
  • acontecimentos políticos ou socioeconômicos;
  • questões setoriais influenciando os resultados de empresas de um segmento específico.

Enfim, a lista é grande! Muitas variáveis estão presentes na formação de preços dos ativos negociados em bolsa. Portanto, é importante estudar o mercado para entender as variações de tendências e, dessa forma, aproveitar boas oportunidades de comprar na “baixa”. 

É justamente assim que potencializamos a valorização do nosso patrimônio no longo prazo.

Há momentos em que a combinação de alguns fatores – como estes que mencionei acima -, faz com que a bolsa de valores tenha oportunidades tão boas, que até daria para brincar dizendo que é um desconto de Black Friday.

A diferença é que esse tipo de desconto não tem uma data específica para acontecer. As oportunidades imperdíveis que surgem na bolsa de valores em variados momentos são ditadas por movimentos de mercado. 

Surgem, também, quando você entende as suas metas e consegue estabelecer um plano de investimentos consistente!

Ah, e elas também surgem quando você começa a estudar sobre renda variável e se interessa em entender como pode potencializar seus ganhos! Te garanto que é bem mais simples do que você talvez suponha e, além disso, é um estudo muito rico e envolvente. 

Depois que você entender o racional dos investimentos na Bolsa de Valores, e o potencial que eles têm para gerar renda passiva e acúmulo de patrimônio, sua relação com o dinheiro muda completamente. E o mais importante, muda para melhor!

Quer saber mais sobre isso? Sua chance é essa: dias 22, 23, 24 e 27 de novembro, às 20h, vou dar quatro aulas gratuitas ensinando como reconhecer e aproveitar as melhores oportunidades da bolsa brasileira, americana e também nas criptomoedas. 

Você vai aprender como montar uma carteira alinhada com suas metas e que proporcione valorização de patrimônio e ganhos consistentes no longo prazo. 

Se inscreve neste link para não perder nada. 

Um abraço,
Professor Mira.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário