As flutuações dos NFTs: será que ainda vale a pena investir?

04 de July | 2022

Os NFTs se popularizaram após celebridades investirem milhões nesses ativos. Com a queda das vendas e a suposta desvalorização, fica a dúvida: será que ainda vale a pena investir em NFT?

Por Me Poupe!

O mercado de NFT está em colapso?

Calma! Não vamos jogar nenhuma teoria da conspiração aqui. Vamos trabalhar com dados! De acordo com o relatório NFT Market Quarterly Report – Q1 2022, produzido pela NonFungible e que analisa o desempenho do mercado dos NFTs (sigla em inglês para “non fungible token”, que pode ser traduzido como “tokens não fungíveis”) no primeiro trimestre deste ano, o número de vendas caiu 46,96% em comparação com o último trimestre de 2021: de 14.040.708 comercializações, foram feitas 7.447.473 entre janeiro e março de 2022.

Mesmo tendo virado uma febre em 2021, o mercado de NFTs é embrionário e segue uma dinâmica muito parecida com os investimentos de renda variável, que são influenciados pelo aumento das taxas de juros e esmaga as apostas arriscadas nos mercados financeiros. E é justamente isso que serve como explicação para a queda na comercialização desses ativos.

Dois passos para trás…

Antes de prosseguir com indicadores de desempenho específicos, vamos dar dois passos para trás e entender duas coisas importantes: a dinâmica da renda variável e o nível de interesse dos NFTs durante o ano.

Os volumes de pesquisa em torno dos NFTs aumentaram significativamente ao longo de 2021, atingindo seu pico entre 16 e 24 de janeiro de 2022. Desde então, o interesse em torno do assunto começou a declinar e parece estar se estabilizando num nível semelhante ao de outubro de 2021.

Dá só uma olhada nesta imagem, que analisa o volume de buscas dos termos “NFT” e “Guerra na Ucrânia” entre 04 de julho de 2021 e 01 de julho de 2022:

As flutuações dos NFTs: será que ainda vale a pena investir?

Essa tendência de queda pode ser explicada por dois motivos principais:

  • Declínio no interesse após a saturação da mídia em torno do assunto no final de 2021, e declínio na especulação após as perdas registradas por muitos compradores de NFTs.
  • O início do conflito na Ucrânia chamou a atenção para este complexo conflito geopolítico em vez de uma nova classe de ativos digitais.

E se juntar essa perda de interesse como um comportamento normal de volatilidade do mercado da renda variável, é bem comum que aconteça essa queda brusca. Inclusive, a NonFungible havia divulgado no relatório anual referente a 2021 que haveria uma queda brusca na comercialização dos NFTs.

O que levou à queda da comercialização dos NFTs?

Os ativos de renda variável têm sofrido quedas no mundo todo. Como já explicamos, a principal causa disso é o aumento da taxa de juros. Dos NFTs, existe um aumento em particular nos juros dos Estados Unidos.

O Banco Central Americano (FED) adotou uma política de aumento da taxa de juros como uma forma de combater a inflação no país, que já é a maior em 41 anos. Por isso, o mercado acredita que o FED vai continuar com o ciclo de alta da taxa de juros por mais algum tempo.

Com o aumento da taxa de juros, os investimentos de renda fixa se tornam mais atrativos para os investidores, já que eles são menos arriscados. Isso faz com que os investidores migrem da renda variável para a fixa, o que desvaloriza o mercado de ações, criptomoedas e NFTs.

Além disso, as incertezas causadas pela crise de abastecimento pós-pandemia, pelos grandes lockdowns que ocorreram em Xangai e Pequim neste ano, além da guerra entre Rússia e Ucrânia, contribuem para deixar os investidores mais cautelosos na hora de tomar algumas decisões

Como os NFTs são considerados ativos de renda variável, o valor vai oscilar constantemente, da mesma forma que acontece com as ações e com os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs).

Uma boa estratégia passada pelo Professor Mira é aproveitar esse momento pensando no longo prazo. Neste artigo, ele explica que esse é o momento de encontrar diversas oportunidades com ativos de renda variável. Falando especificamente das ações, empresas lucrativas, com fundamentos sólidos e pagadoras de dividendos, estão com preços das ações abaixo do que realmente valem.
O mesmo vale para os NFTs: eles podem ter caído de preço, mas existe um cenário incerto e aparentemente promissor.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário