Planejamento financeiro: sua salvação das turbulências do mercado

26 de September | 2022

Mercado financeiro enfrentando turbulências não é algo novo, afinal, vivemos numa economia globalizada e o tempo todo há alguma coisa acontecendo em algum lugar do planeta e gerando impactos.

Eleições, guerras, fenômenos naturais interferindo nas safras agrícolas, crises institucionais em governos ou empresas, enfim, a lista é grande. 

Então, se não há como evitar as turbulências, segue comigo até o final do texto para entender como atravessá-las com tranquilidade. 

Por Professor Mira

Em termos de mercado financeiro, se há uma certeza que posso te dar, é que sempre haverá alguma turbulência no horizonte.

O mercado é um organismo vivo, feito por pessoas, logo, reações humanas de medo, euforia, hesitação, ansiedade, entre outras, sempre estarão presentes, em maior ou menor grau, reagindo aos acontecimentos.

E sabe quem consegue se dar bem em qualquer cenário econômico? Aqueles que sabem planejar suas finanças!

Antes de qualquer coisa: tenha um plano!

O tempo todo recebemos uma enxurrada de notícias sobre os rumos da economia e, com a proximidade das eleições aqui no Brasil, muitos investidores – especialmente os pequenos – começam a ficar inquietos ante à atmosfera de incerteza política. 

Diariamente recebo mensagens perguntando onde investir para se proteger no período eleitoral. Se a essas alturas, esta é sua dúvida, preciso que você saiba que está com pelo menos um ano de atraso. 

Quando você planeja para longo prazo, consegue se preparar com muita antecedência para atravessar ciclos econômicos e instabilidades momentâneas, sem ter que simplesmente ficar reagindo aos acontecimentos. 

Eleições e governos vêm e vão, assim como os ciclos econômicos, mas, o mercado financeiro permanece. Sendo assim, o que você precisa fazer é focar em cumprir o seu plano

O que você deve considerar em seu plano

O quê???  Você acha que planejamento é coisa só para quem tem muito dinheiro? 

Pois saiba que o planejamento financeiro é seu mapa de navegação, e não importa se você ganha um ou dez salários-mínimos, se você está no seu primeiro emprego ou se já tem uma carreira estruturada e um salário polpudo. 

Se você tiver um planejamento sólido, baseado em fundamentos inteligentes e alinhado com suas metas, você consegue atravessar quaisquer períodos de turbulência sem se abalar. 

O planejamento financeiro pessoal é um trabalho que você faz com base na sua vida e não nos acontecimentos do mercado. Afinal, pensa comigo: você consegue pôr fim à guerra entre Rússia e Ucrânia? Pode escolher quem será o próximo ministro da Economia ou determinar o tamanho da próxima safra de soja e milho? 

Mas, por outro lado, está sob seu domínio a definição quanto à forma que irá gastar seu dinheiro. Assim como também é sua escolha, definir o percentual de seu orçamento que será investido e em quais tipos de ativos. 

Mira, isso parece tão abstrato. Como eu vou adivinhar que investimentos estão de acordo com cada meta? 

Você não vai adivinhar, você vai aprender!

O mercado financeiro tem basicamente dois tipos de investimentos: renda fixa, onde você empresta dinheiro aos bancos, governo ou  empresas em troca de receber juros sobre o dinheiro que emprestou/investiu, e renda variável, onde você se torna sócio de empresas e passa a receber participação nos lucros destas.  

De forma muito simplificada, essas são as duas formas de ganhar dinheiro no mercado financeiro, e será o seu planejamento que irá ajudar a definir qual das duas modalidades é mais adequada para produzir o resultado que você precisa para alcançar seus objetivos. 

Tenha foco naquilo que está sob o seu controle

Não estou dizendo que é fácil, mas é perfeitamente possível, pois foi assim que eu fiz na minha vida. O que desejo, é que você saiba escolher suas batalhas.

Quando você tem metas claras e sabe quanto irá precisar para alcançar cada uma delas, passa a ancorar suas emoções no seu plano e não mais nos fatores externos que estão fora de seu poder de decisão. 

Esses fatores externos sempre vão balançar os mercados, isso é um fato, mas, se você definiu seus investimentos para médio e longo prazo de forma consciente, estudando cada escolha de acordo com a meta a perseguir, você não vai mudar de rota a cada novo ruído do mercado. 

Eu te garanto que é bem menos complicado do que o mercado tenta fazer parecer. É possível aprender tudo isso do jeito certo, com o método NA. 

E você sabe, NA é N de Nathália, e A de Arcuri, mas, também poderia ser NA de “no alvo” (ok, piada ruim, admito!), pois no final das contas, é disso que a Jornada da Desfudência é feita: técnicas para te ajudar a atingir seus alvos pessoais e alcançar independência financeira. E se você quiser uma amostra, saiba que a Nath preparou uma série de aulas GRATUITAS, nos dias 18, 20 e 23 de outubro. Se inscreva aqui.

Você vai se surpreender com o que um bom planejamento de metas pode fazer pela sua vida. 

Um abraço, 

Professor Mira

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário