Por Nathalia Arcuri / Me Poupe!
Se você leu a palavra faxina e já ficou com preguiça, aí vai a boa notícia: Esta, pelo menos, não estraga as unhas!
De nada Rambo!
Hoje ao arrumar a minha casa (que depois de várias viagens consecutivas acabou ficando uma zona) percebi como é importante deixar o ambiente onde vivemos limpo, arejado e organizado. Calma, juro que isso tem a ver com a sua vida financeira!
O PROBLEMA:
Digo isso porque precisei de uma tesoura (só não pergunte pra que!) e no meio da bagunça não consegui encontrá-la, claro.
Ali, diante de malas, roupas e papéis me peguei pensando:
“Nathalia Arcuri, justo você que é tão organizada com suas contas, que controla seu orçamento com tanto capricho… Como chegou a este ponto? Que tipo de exemplo você é?”
(Se você for psicólogo desconsidere a carga de cobrança excessiva que eu tenho sobre mim mesma, por favor)
A REFLEXÃO…
Foi ali, sem saber onde estava minha tesoura, que eu entendi que a bagunça da casa está para mim assim como a bagunça financeira pode estar para dezenas de milhares de pessoas. ( Qualquer semelhança com a sua vida é mera coincidência, tá? Nada pessoal.)
A SOLUÇÃO!
O meu problema foi resolvido com poucas horas de dedicação. Bastou guardar as roupas limpas no seu devido lugar, colocar as sujas para lavar, tirar as malas do caminho, por os documentos e anotações nas devidas gavetas e pastas, jogar fora papéis, caixas, embalagens e pronto: achei a tesoura e pude fazer o que eu tanto precisava (Esquece, não vou dizer o que era).
O mesmo princípio, e é aí aonde eu quero chegar, pode ser usado para a vida financeira de quem quer encontrar gastos que podem ser enxugados, desperdícios escondidos e até mesmo fontes indispensáveis de lazer que precisam ser mantidas no orçamento.
É preciso olhar cada despesa (o que sai) , cada receita (o que entra) e cada objetivo (O que você realmente quer da vida) com a devida atenção antes de decidir se terão espaço lá no fundo do armário, no lixo, ou no topo da prateleira.
FERRAMENTA INDISPENSÁVEL:
A Rico.com.vc, parceira do Me poupe!, desenvolveu uma planilha muito bacana pra te ajudar a fazer essa faxina. É uma mão na roda, viu. Vai lá e baixa na faixa!
Eu precisei de uma motivação pra dar um jeito naquela bagunça: encontrar a minha tesoura. (Não que a casa fosse ficar daquele jeito…).
Talvez o que você precisa para começar a sua arrumação financeira seja também um objetivo. Que tal pensar nele agora?
O que faria você colocar as suas contas em ordem hoje?

– Quais gastos “escondidos” na sua desorganização poderiam ser jogados no lixo?
– Quais você poderia deixar guardados na gaveta até que surgisse a melhor oportunidade?
– O que você encontraria depois de organizar tudo?
– De que forma você arrumaria as suas despesas para que coubessem melhor na sua vida?
E principalmente: qual será a sensação depois dessa arrumação?
Pegue seu balde, esfregão, coloque as luvas e mãos à obra! A sua faxina financeira pode começar agora mesmo!
Recado IMPORTANTE da Nath:
Este artigo foi produzido com o apoio da Rico.com.vc , nossa parceira na missão de disseminar a educação financeira Brasil afora. Se você quer investir, mas não sabe como nem onde fazer isso, acesse rico.com.vc e comece agora a cuidar melhor do seu dinheiro.
Este artigo foi produzido com o apoio da Rico.com.vc , nossa parceira na missão de disseminar a educação financeira Brasil afora. Se você quer investir, mas não sabe como nem onde fazer isso, acesse rico.com.vc e comece agora a cuidar melhor do seu dinheiro.
Pense a respeito, organize seus recursos, jogue fora os gastos que não prestam e seja feliz.
Até a próxima!
Mas e a tesoura, era pra quê? (sério) kkk A propósito, ótimo texto. Conteúdo bacana e leitura bem dinâmica, parabéns!
Rubia, é por desabafos inspiradores como o seu que esse blog existe. Fico muito feliz e tenho certeza que com essa nova percepção sua vida (não somente a financeira) será muito mais rica. A gente precisa sempre lembrar que o dinheiro é apenas um meio para a felicidade e jamais o fim. Obrigada por acompanhar o Blog! Em breve estaremos de cara nova! Beijo
Graças a Deus e a blogs como o seu e o Dinheirama consegui deixar meu orçamento organizadinho. Claro que ainda tenho muito o que fazer e a aprender, mas estou achando o máximo passar aperto no fim do mês e ter que escolher mais atentamente com o que vou gastar o suado dinheirinho que sobrou, não pq torrei tudo pagando as contas, mas pq guardei uma quantia maior do que costumava fazer, no início do mês. É muito bom ver que não morrerei se ficar em casa com o namorado dois fins de semana seguidos, com alternativas e diversões tão boas quanto se estivesse torrando uma nota preta. Bjo Nath!