7 conselhos da Mariana Vasconcelos, da Agrosmart, pra empreendedoras

04 de January | 2021

A série Mulheres que Mudam o Mundo já está mudando o mundo de muita gente. Afinal, nada pode ser mais inspirador pra uma mulher com vontade de empreender do que outra mulher empreendedora! E, hoje, você vai aprender com a Mariana Vasconcelos, sócia-fundadora da Agrosmart, que ambição não tem idade, nem lugar.

Por Me Poupe!

A Agrosmart foi fundada em 2014 e já monitora mais de 800 mil hectares de plantações no Brasil, e está presente em nove países. Além disso, a startup foi uma das 48 selecionados da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial para um programa de aceleração do Banco Mundial!

E a Mariana, então? Já apareceu tanto na lista de pessoas mais inovadoras de até 35 anos do MIT e na 30 Under 30 da Forbes, destaca jovens que estão mudando o mundo!

Conheça os ensinamentos de Mariana Vasconcelos

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

Deu pra perceber que, mesmo com menos de 30 anos, Mariana Vasconcelos tem MUITO a dizer, né? Então, dá uma olhada nesses 7 conselhos que eu peguei lá do episódio dela no Mulheres que Mudam o Mundo!

AHH! Se você ainda não viu o episódio, eu vou deixar lá no fim do post pra você assistir inteiro, combinado?!

Respeite o tempo das coisas

Mariana Vasconcelos cresceu na fazenda dos pais, em meio à natureza, acompanhando de perto as plantações. Portanto, ela sabe que as coisas têm seu próprio tempo, e é preciso ser paciente pra esperar que as sementes brotem, cresçam e possam ser colhidas.

“Me Poupe!, para tudo: eu não trabalho com agricultura!!!”

Eu tava fazendo uma metáfora, Me Poupeira e Me Poupeiro! Poxa, tava até me achando poética aqui… Deixa eu explicar melhor…

Pra quem é empreendedora e empreendedor, é preciso saber respeitar o tempo das coisas. Ninguém faz sucesso do dia pra noite, e dificilmente o retorno será rápido, mesmo que o investimento seja alto.

7 conselhos da Mariana Vasconcelos, da Agrosmart, pra empreendedoras

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo “Quem avisa amigo é”

Empreender é uma jornada longa, que vai exigir sua atenção e dedicação pro seu negócio virar. E, quando isso acontecer, você ainda precisa continuar cuidando dele, pra que ele cresça ainda mais! Portanto, você TEM que saber de tudo isso pra não desanimar ou desistir no meio do caminho.

Saiba quais são os riscos

Que empreender é arriscado, você já sabe. Mas isso não quer dizer que você vai deixar de mudar o mundo só porque o risco é grande!

O risco, Me Poupeira empreendedora maravilhosa, sempre vai existir! Assim como o medo que vem com ele. Por isso, é muito melhor aprender a desviar de um risco do que fugir dele.

Mas, quando eu falo em “desviar”, é pra desviar do jeito certo! Afinal, você vai precisar sair da sua zona de conforto. E só de pensar nisso já dá um medo, né?!

Portanto, é essencial que você entenda esse medo e reconheça os riscos, em vez de fingir que não estão ali ou se esconder deles a todo custo. Sabendo muito bem quais são eles, você pode se preparar pra enfrentar cada cenário que eles trouxerem!

Isso se chama minimizar os riscos: você se prepara tanto pra resultados vantajosos que vierem da decisão arriscada, como pra cenários que não são tão bons assim. E, assim, sobrevive e segue sua jornada!

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

“Porque sim” é resposta, sim!

Mariana Vasconcelos nunca foi de pensar pequeno! Quando fundou a Agrosmart, ela já queria um impacto muito maior do que só ajudar a plantação do próprio pai. Seu plano era que a empresa tivesse alcance global e que, com a tecnologia desenvolvida pela startup, possa ajudar a acabar com a fome no mundo!

É um sonho alto demais? NÃO! Você já tirou esse aprendizado do episódio da Carla Sarni no Mulheres que Mudam o Mundo: sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho. Então, não se importe com o que os outros vão pensar.

Afinal, em primeiro lugar, o sonho é seu, pra transformar em meta e trabalhar pra conquistar. E ninguém tem que se meter com a sua meta!

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

E, em segundo lugar, você tem tooodo o direito de querer alguma coisa porque SIM! Não precisa justificar seus sonhos pra ninguém.

Então, respire fundo, mentalize seu sonho e expiiiire… Como se estivesse soprando pra bem longe quem diz que você “não precisa” ir tão longe. E vá tão longe quanto quiser!

Nenhum conhecimento é desperdiçado

Antes de fundar a Agrosmart, a Mariana teve uma empresa de hospedagem em nuvem. Em seguida, uma empresa de ambientes de trabalho em nuvem, com sensores pra indústrias.

Depois disso, caiu uma grande ficha: ela já conhecia os problemas que os agricultores enfrentavam, pois eram os problemas que cresceu vendo sua família enfrentar, especialmente relacionados ao clima. Afinal, o clima impacta totalmente numa lavoura!

Além disso, a tecnologia que já tinha desenvolvido na outra empresa poderia ser adaptada pra resolver os problemas das plantações.

Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de "entendeu?"

PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Pronto: ela descobriu uma solução pra um problema que o mundo inteiro tem, usando um conhecimento que já tinha de outros empreendimentos!

Por isso, Me Poupeira e Me Poupeiro, pode acreditar quando eu te falo que TUDO que você tem de conhecimento pode ser útil. Talvez não seja exatamente do mesmo jeito, nem muito óbvio. Mas tudo cria bagagem e referências pra você ter mais sucesso!

Errar não é um problema

E, se tudo é bagagem e aprendizado, os erros também são! E, assim como os riscos fazem parte do dia a dia de toda empreendedora e empreendedor, os erros também vão fazer.

Não precisa me olhar com essa cara. Eu tô aqui pra te ajudar! E é por isso que eu quero você preste muita atenção no que eu vou dizer agora:

É claro que você não QUER errar. Ninguém erra de propósito, ainda mais com algo que importa tanto, como o seu negócio. Mas, junto do erro, vem uma oportunidade pra você aprender. E, pra uma empreendedora e um empreendedor, esses são momentos muito valiosos de observar o que foi feito e entender o que poderia ser diferente. E, então, encarar isso como um aprendizado, que vai facilitar uma outra decisão no futuro!

A própria Mariana Vasconcelos fala isso no Mulheres que Mudam o Mundo: “você vai ficar triste, vai chorar, vai ficar decepcionado. Mas é saber que isso te coloca mais forte”.

7 conselhos da Mariana Vasconcelos, da Agrosmart, pra empreendedoras

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri sorrindo, com cara de orgulhosa

Visão e propósito

A nossa especialista de finanças, fundadora e CEO da Me Poupe!, Nathalia Arcuri, já te falou isso algumas vezes: o foco de empreender não deve ser ganhar dinheiro. Dinheiro tem que ser a consequência.

E a Mariana concorda: “Um negócio não serve pra ganhar dinheiro. Um negócio serve pra resolver um problema e pra fazer algo que tá conectado com aquilo que você como pessoa quer causar no mundo”.

Ou seja, sem ter uma visão e um propósito, vai ser MUITO difícil do seu negócio decolar! Isso é o principal: saber o que você faz, e o porquê. Entender qual é a dor que você resolve, a solução que você propõe, e como isso impacta na vida das pessoas.

Todo o resto, seja o reconhecimento, seja o dinheiro, é consequência!

7 conselhos da Mariana Vasconcelos, da Agrosmart, pra empreendedoras

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

É impossível até alguém fazer

A Mariana gosta muito dessa frase… E eu tenho certeza que você também vai gostar.

Leia de novo com calma: “é impossível até alguém fazer”.

Pensar que seu objetivo é impossível só vai te afastar dele! Então, a primeira coisa que você precisa fazer pra alcançá-lo é acreditar que ele pode ser feito, e que você pode ser a primeira pessoa a conseguir!

Aliás, a fundadora da Agrosmart vai ainda mais longe: depois que você tira essa barreira do que é possível ou impossível, essa crença que só limita o seu potencial e impede que você alcance as vidas que pode mudar com a sua ideia, o céu é o limite. Isto é, sem pensar no que é possível ou não, você pode conquistar o “impossível” e chegar onde nem imaginava!

Por isso, pode até anotar essa frase num papel e deixar na parede, pra reler sempre que bater aquela dúvida se você está ou não no caminho certo.

Mariana Vasconcelos no Mulheres que Mudam o Mundo

Gostou dos conselhos da Mariana? Então, pode pegar seu caderno da riqueza e dar play no vídeo abaixo, que é o episódio completo da participação dela no Mulheres que Mudam o Mundo. Afinal, ele tem muito mais ensinamentos e ideias brilhantes pra você se inspirar!

Agora, me conta: tá se sentindo mais inspirada, mais corajosa, e cheia de ambição pra mudar o mundo? Então, se inscreve no canal da Me Poupe! e clica no balangodango da Nath, pra não perder nenhum episódio novo!

Até a próxima, e lembre-se: ser difícil não é motivo pra você abandonar seu sonho.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário